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Coordenadoria Geral de Extensão - Programas

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 12h08 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 13h09

Índice de Artigos

 

Programas em Rede

Programa de Extensão em Rede - Entende-se com Programa de Extensão em Rede o conjunto de ações de extensão de caráter institucional mais abrangente possível, no que diz respeito à vinculação de outras ações de Extensão do Ifes. Os Programas de Extensão em Rede devem estar abertos à adesão de qualquer Unidade do Ifes, que poderão propor ações vinculadas com escopo e formas de execução específicas adequados às suas realidades locais. Essas ações vinculadas devem ser coerentes, no que tange aos seus objetivos e justificativa, ao Programa de Extensão em Rede do qual se originam.

 

 

Programa Rede de Educadores Ambientais do Ifes

Processo nº: 23149.001082/2016-04
 
Coordenador: Fabrício Ribeiro Tito Rosa (Campus Piúma)
E-mail: fabricio.rosa@ifes.edu.br
 
Coordenadora Adjunta: Flavia Nascimento Ribeiro
 

Resumo: A Rede de Educadores Ambientais do Ifes tem como objetivo integração e troca de experiências entre diversos atores da instituição, articulando e sistematizando ações de educação ambiental dos diversos campi, bem como apoiar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, a conservação e preservação do ambiente e da qualidade de vida das comunidades locais e regionais. Busca-se também o fortalecimento e criação de parcerias com os diversos segmentos da sociedade, de forma a ampliar as ações socioambientais desenvolvidas.

 

Programa Sala Verde Caparaó

Processo nº: 23184000654/2016-11
Início: 10/2016

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
E-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: A proposta de desenvolvimento do Projeto Sala Verde consiste na construção de um espaço multidisciplinar voltado para pesquisa acadêmica, trazendo à discussão os conceitos de educação ambiental visando o desenvolvimento de atividades relacionadas ao meio ambiente, principalmente no contexto local e regional, bem como a realização de atividades de cunho social e cultural, de forma interdisciplinar e integrada, num processo de valorização, recuperação, enriquecimento, ampliação e manutenção dos recursos naturais como busca de melhor qualidade de vida e processo de ensino-aprendizagem. As ações do programa serão desenvolvidas num contexto interdisciplinar e multidisciplinar, integrando as áreas técnicas, pedagógicas e docentes que o campus oferece, junto à educação ambiental, que é o objetivo maior da Sala Verde.

 

Programa Iniciação e Aprimoramento de Modalidade Esportiva

Processo nº: 23147.005703/2017-11

Coordenador: Mauro Sérgio da Silva
E-mail: mauro.silva@ifes.edu.br                                                                                 

Resumo: Oferta de atividades esportivas para cerca de 1000 crianças e jovens em 13 municípios do ES. O projeto visa atender um público diversificado, abrangendo a faixa etária de 06 anos até os 21 anos conforme o interesse da população que for sensibilizada para participação após divulgação do projeto. Importa ressaltar que a oferta dos núcleos será diversificada, sendo previstos núcleos como: judô, natação, futsal, atletismo, esportes paralímpicos, voleibol, dentre outros. A intenção é contemplar uma diversidade de práticas que fomentem o interesse dos participantes para permanecer no projeto, mas, sobretudo, para que tenham oportunidade de formação, também, por meio dos esportes. Pois de acordo com o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano (2017), problemas complexos necessitam de respostas igualmente complexas. Os problemas sociais frutos da má distribuição de renda, consistem num grande mal da modernidade, no qual os indivíduos são excluídos e tem seus direitos negados. Nesse sentido, o esporte como uma dimensão cultural relevante da vida humana, pode contribuir para que os sujeitos tenham mais oportunidades de se sentirem inseridos na sociedade atual.

 

Programa Futsal para Pequenos

Processo nº: 23184.000199_2017_17
Início: 04/2017
Fim: 12/2017

Coordenador: Genésio Guedes de Morais
e-mail: genesio.morais@ifes.edu.br

Resumo: O objetivo do programa é de dar oportunidade às crianças do município de Ibatiba de terem uma prática esportiva acompanhada, aprendendo, também, que o esporte vai além da disputa e que a disciplina, o respeito e o companheirismo devem fazer parte do esporte e da vida. O programa oferecerá a prática do futsal para crianças na faixa etária entre 09 e 11 anos, a periodicidade é de duas horas por semana, a princípio, o programa será oferecido para 20 crianças, às sextas feiras, entre 15 horas e trinta minutas e 17 horas e trinta minutos. Busca-se, que as crianças melhorem seu desempenho na escola, seu comportamento social e interpessoal com a realização do programa, entendendo que o respeito pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

Programa Laboratórios do Ifes de Portas Abertas

Processo nº: 23184.000149/2017-31
Início: 01/2019

Coordenador: Paula Karolina Rangel Amorim
e-mail: paula.amorim@ifes.edu.br

Resumo: A Coordenadoria de Laboratórios do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Ibatiba, percebendo o contexto educacional e social da região do Caparaó, instituiu um programa de extensão para apoiar as escolas públicas da educação básica das proximidades, já que estas não possuem laboratórios de ensino estruturados. Sabe-se que no Ensino Fundamental, a disciplina de Ciências representa a maior demanda e no Ensino Médio, as disciplinas de Física, Química e Biologia, sendo as aulas práticas fundamentais para facilitar o aprendizado dos alunos, vivenciando e contextualizando os conteúdos teóricos adquiridos. Diante desta realidade enfrentada pelos municípios da região do Caparaó, este programa, por meio de parceria com a prefeitura local, propõe permitir que as escolas tenham acesso aos laboratórios do Ifes Campus Ibatiba, proporcionando aos alunos acesso a atividades científicas, atendendo a uma demanda já existente, uma vez que o programa vem sendo desenvolvido desde 2014 e foi cadastrado em março de 2017. Para o desempenho do programa, o contato deve ser realizado por meio oficial pelo professor interessado, solicitando agendamento prévio dos laboratórios por meio de formulário específico. É realizado de modo que não prejudique as atividades de ensino e pesquisa dos cursos existentes no Ifes Campus Ibatiba. Este programa é vinculado à Linha de Pesquisa Estudos Multidisciplinares sobre a região do Caparaó do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos Caparaó, tendo anualmente seus resultados publicados na Feira do Conhecimento Científico, Tecnológico e Cultural do Caparaó e outros eventos possíveis. Deste modo, espera-se proporcionar convívio científico e desenvolvimento de competências aos alunos das escolas da educação básica, bem como contribuir com os professores desta rede, para que tenham melhores condições de trabalho em suas disciplinas. O programa ainda possibilitará a interdisciplinaridade e interprofissionalidade com a participação de diversos profissionais da educação, bem como de estudantes, além de permitir uso em diversas áreas do conhecimento das ciências.

 

Programa Apoio à Educação Inclusiva e de Qualidade

Processo nº: 23184.00000074/2018-44
Início: 03/2018

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O Programa propõe ações de fomento à divulgação e fortalecimento da educação e da perspectiva inclusiva na comunidade onde se encontra o Campus do IFES Ibatiba e municípios próximos. Com a organização e oferta de cursos de formação continuada para professores e pedagogos, eventos de divulgação e promoção das legislações vigentes na educação especial e de práticas educacionais inclusivas, pretende-se fomentar pesquisas relacionadas às áreas da educação básica, educação especial e inclusiva, formação de professores e inclusão social da pessoa com deficiência. Pela organização e acompanhamento de ações que possam promover a escuta e formação social dos responsáveis pelos discentes com deficiência, residentes no município de Ibatiba e vinculados à rede de ensino municipal, ou entidades filantrópicas de Atendimento Educacional Especializado (Apae, Pestalozzi) buscaremos a integração da família no processo educativo da pessoa com deficiência. E ainda com a proposta de organização de eventos voltados para a efetivação da inclusão educacional, acessibilidade e divulgação dos resultados de pesquisas e ações realizadas, este programa pretende ser parte da construção da qualidade da educação inclusiva.

 

Programa Instrução de Coleta de Amostras de Solo e Água para Produtores Rurais em Laranja da Terra (ES) e Elaboração de Análises Físico-químicas de Amostras Coletadas

Processo nº: 23184.000385/2018-37
Início: 09/2018
Fim: 08/2019

Coordenador: Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira
e-mail: carlos.oliveira@ifes.edu.br

Resumo: A amostragem da água e do solo são as primeiras e principais etapas de um programa de avaliação das características físico-químicas, pois é com base nessas análises das amostras que são realizadas as interpretações e que são definidas as doses de corretivos e de adubos para os solos, e em qual padrão se enquadra a água analisada. É de extrema importância que a coleta da amostra seja representativa, resultando assim um melhor enquadramento para as amostras de água e uma correção mais precisa para os solos. Para ministração dos cursos de coleta de amostras no município de Laranja da Terra (ES), serão separadas turmas de até 20 pessoas, onde será utilizado um espaço junto a prefeitura para os produtores rurais previamente selecionados e inscritos, participar de todo curso, ministrado em aulas práticas e teóricas com os materiais necessários para os procedimentos utilizados. Ao final do curso, serão aceitas as amostras de cada produtor rural, realizadas conforme proposto em metodologia utilizada no curso, e levadas para o laboratório do Ifes (campus Ibatiba), onde serão realizadas as análises físico-químicas, com ajuda de servidores, alunos de pós-graduação, graduação e cursos técnicos. Nos cursos para coleta de amostra de solo serão utilizados os procedimentos conforme as normas técnicas sugerem, levando-se em consideração os equipamentos apropriados, os melhores períodos para retirar a amostra, a área da amostra, profundidade, número de núcleos e a preparação prévia para envio para análise em laboratório. Para as amostras de água, serão utilizadas as orientações técnicas para coleta, acondicionamento e transporte de amostras de água para consumo humano, oferecido pelo ministério público, onde são especificados cada tipo de procedimento de acordo com a fonte e materiais para armazenamento e deslocamento.
Para as análises de água, objetiva-se observar os principais parâmetros de qualidade, como: oxigênio dissolvido, temperatura, pH, nutrientes, entre outros, através das análises realizadas no laboratório, para ser feito posteriormente o enquadramento na classe de acordo com a resolução CONAMA 357/2005. Nas análises de solo serão observados os aspectos físicos do mesmo, detalhando sua granulometria, densidade, porosidade, dentre outros, quimicamente serão observados os nutrientes, e posteriormente análise de proposta para correção. Os produtores rurais de Laranja da Terra serão capazes de realizar uma amostragem mais precisa, podendo assim corrigir de maneira eficiente as deficiências nutricionais do solo e evitar também aplicação desnecessária de fertilizantes, aumentando sua produção agrícola e reduzindo os custos de produção. E também conhecer a qualidade das águas de sua propriedade e direcioná-las a seu uso adequado (Consumo humano, animais, irrigação, entre outros).

 

Programa Aprender

Processo nº: 23184.000294/2018-68
Início: 05/2018
Fim: 12/2019

Coordenador: Gilberto Mazoco Jubini
e-mail: gilberto.jubini@ifes.edu.br

Resumo: O presente Programa é uma proposta de intervenção que busca amenizar dificuldades que alunos matriculados na rede municipal de ensino vêm apresentando em relação aos conteúdos ministrados, devido à necessidade de reforço dos conhecimentos e disciplinas trabalhadas. Os estudantes atendidos encontram-se com lacunas na base de seu aprendizado, impedindo seu pleno desenvolvimento nos anos em que se encontram ou apresentam bom desempenho e querem aperfeiçoar. Por meio de encontros semanais, no turno diferente daquele que frequentam a escola com aulas regulares desses estudantes, realiza-se o incentivo e orientação dos discentes sobre como estudar de forma autônoma, essa autonomia no processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação, e no cotidiano da vida escolar é muito importante para o fortalecimento de uma educação integral de qualidade. Espera-se que ao longo dos encontros os cursistas aprimorem suas capacidades de leitura e interpretação, desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, abstrato e adquirindo o hábito para organização necessária para estudar e aprender de forma significativa e autônoma.

 

Programa Integrador de Adequação Ambiental e Florestal

Processo nº: 23184.000181/2019-17
Início: 08/2019

Coordenador: Benvindo Sirtoli Gardiman Junior
e-mail: benvindo.gardiman@ifes.edu.br

Resumo: A importância do patrimônio natural é inquestionável, em função dos seus vários benefícios sociais como a manutenção do homem no campo, produção de alimento, fortalecimento da agricultura familiar, além da conservação da biodiversidade, da manutenção da flora e fauna e a proteção dos recursos hídricos, entre outros. No entanto, a visão moderna dos produtores rurais, pequenos empresários e sociedade geral em relação ao meio ambiente é muito incipiente, no que tange particularmente à legislação em municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Sofrem pressões de órgãos ambientais, trabalhistas, do clima, por parte da sociedade, movimentos reivindicatórios, denúncias, multas, etc.. e ao mesmo tempo tendo que produzir e/ou prestar serviços a sociedades. Nesse contexto, o presente programa visa por meio dos alunos, orientar os produtores rurais, pequenos empresários e demais interessados para a adequação de suas atividades econômicas, na adoção de práticas ambientais mais sustentáveis, mantendo o equilíbrio entre a produtividade e rentabilidade de sua atividade aos aspectos ambientais. O programa tem como foco instruir os interessados em adequar ambientalmente integrando os conhecimentos teóricos ministrados em sala de aula relacionadas nas matrizes curriculares dos níveis técnicos, superior e pós-graduação aos aspectos ambientais, sociais e econômicos, adequando a atividade desenvolvida à legislação ambiental e às boas práticas de produção. Para tanto, serão acolhidas demandas dos interessados, encaminhadas pelos parceiros do programa e, após aprovação pelo coordenador do programa ou da comissão de que trata-se de uma ação de extensão, será encaminhada a demanda para professores de disciplinas relacionadas à área técnica específica dos cursos técnicos, superior e pós-graduação, a fim de integrar as disciplinas a um projeto de trabalho comum para solucionar um problema. Os alunos orientados pelos respectivos professores da área auxiliarão os produtores ou empresários na tomada de decisão mais adequada possível. A título de exemplo, realizarão pesquisas dentro das disciplinas relacionadas à imagens de satélite, levantamento florístico, topográfico e pedológico, sanitário, por exemplo, que poderão auxiliá-los na confecção do Cadastro Ambiental Rural, planos de recuperação de áreas degradadas, construção de caixas secas, tratamento de efluentes líquidos, respectivamente. Como resultados, os alunos e servidores envolvidos poderão gerar artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCC) para o curso superior e pós-graduação, e projetos solicitados nas disciplinas dos cursos técnicos, integralizando a teoria à prática propiciando ao aluno a identificação de temas de seu próprio interesse e o aprofundamento dos mesmos, preparando-o já para assumir as responsabilidades de um profissional apto a atuar no mercado de trabalho. Para os demais envolvidos e instituições parceiras, espera-se promover a proteção ambiental e o desenvolvimento econômico e social com a minimização de crimes ambientais cometidos, auxiliando no planejamento, uso e ocupação adequada do solo e auxílio na formação de profissionais mais qualificados para a gestão dos recursos naturais nas atividades desenvolvidas. Como consequência das atividades de extensão, some-se a isso também a cooperação entres os órgãos públicos de ensino, pesquisa, extensão, fiscalização, administração, favorecendo a construção de uma sociedade mais justa, cobradora dos seus direitos e cumpridora dos seus deveres.

 

Programa Viva o Futuro

Processo nº: 23184.002431/2019-13
Início: 07/2019

Coordenador: Eglon Rhuan Salazar Guimarães
e-mail: eglon@ifes.edu.br

Resumo: A proposta do Programa “Viva o Futuro” se baseia no documento orientador que propõe o “Ensino Médio Inovador” lançado em 2016 pelo MEC, visando ampliar os espaços educativos, para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, a partir da articulação do Campus Ibatiba com as escolas municipais e a estadual do município de Ibatiba. A ampliação dos espaços educativos trará o aumento gradativo da jornada educativa dos estudantes, na perspectiva de uma educação em tempo integral, ofertando atividades ligadas ao esporte, cultura e iniciação científica. Vinculado ao trabalho com os estudantes do município, estará o trabalho de formação inicial e continuada de professores, sendo a proposta baseada em trabalhos que indicam a necessidade de ampliação das oportunidades de atuação e reflexão sobre a ação desde o período da graduação, para os profissionais que atuarão na educação. Ainda na perspectiva de atendimento à comunidade e apoio à qualidade da educação da região, o projeto ofertará cursos de formação profissional inicial e continuada aos pais e familiares dos estudantes.

 

Programa de Extensão de Gestão Ambiental junto a Empreendimentos da Região do Caparaó

Processo nº: 23184.001089/2020-87

Início: 09/2020
Fim: 08/2021

Coordenador: Lorena Ferrari Sechhuin 

e-mail: lorena.secchin@ifes.edu.br 

Resumo: As questões ambientais no âmbito empresarial estão geralmente relacionados à adequação às legislações e ao controle da poluição. Entretanto, o desconhecimento dos gestores, a falta de profissionais capacitados no quadro funcional e a falta de recursos, tem sido alguns dos gargalos que dificultam a resolução destes problemas. O objetivo deste Projeto de Extensão é promover a integração do Campus Ibatiba junto a empreendimentos da região do Caparaó, por meio de ações de gestão e boas práticas de sustentabilidade em face à legislação ambiental vigente, visando o desenvolvimento regional com base na integração da experiência prática e dos conhecimentos acadêmicos produzidos pelos estudantes dos cursos do ensino técnico integrado, graduação e pós-graduação do IFES Campus Ibatiba. Como diretrizes do Programa podemos citar o desenvolvimento de ações de diagnóstico ambiental junto à empresas; elaboração de planos de ação para a adequação ambiental; elaboração de materiais técnicos-educativos; e promoção de eventos que socializem as experiências das ações e o os resultados do Programa. Ao iniciar às ações do Programa serão elaborados Planos de trabalhos específicos e reuniões para pactuação das estratégias de trabalho junto ao grupo social parceiro. Para acompanhamento do andamento dos trabalhos e validação dos resultados alcançados, estão previstas reuniões de acompanhamento e a elaboração de relatórios, conforme cronograma. Como resultado espera-se que haja uma aproximação do setor empresarial com a comunidade acadêmica, com a superação de alguns problemas ambientais e conflitos sociais com vizinhos, órgãos públicos, etc., desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida da comunidade. Espera-se também ampliar as oportunidades dos alunos junto ao mercado de trabalho e contato com a área técnica de prestação de serviços, facilitando a formação e qualificação profissional tanto dos alunos quanto dos grupos sociais externos.

 

 

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