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Coordenadoria Geral de Extensão - Cursos de Extensão

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 12h08 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 13h09

Índice de Artigos

 

Cursos de Extensão

 

2022

 

Curso de Informática Básica

Processo nº: 23184.000430/2022-30
Início: 04/04/2022
Fim: 29/07/2022

Coordenador: Eglon Rhuan Salazar Guimarães
e-mail: eglon@ifes.edu.br

Resumo: Curso de informática básica para servidores da educação do município de Ibatiba e cidades do entorno. Os alunos aprenderão conceitos básicos de utilização do computador, Suíte de escritório e internet. Ao final do curso os alunos terão domínio sobre diversos conceitos relacionados a utilização do computador e estarão aptos a desenvolver atividades de trabalho e estudo.

 

Curso de Capacitação para Cuidadores de Estudantes com Deficiência

Processo nº: 23184.000846/2022-58
Início: 27/06/2022
Fim: 23/09/2022

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O profissional cuidador é contratado pelas Instituições educativas para que possa atuar acompanhando e auxiliando o aluno com deficiência severamente comprometido, no desenvolvimento das atividades rotineiras, cuidando para que ela tenha suas necessidades básicas (fisiológicas e afetivas) satisfeitas, fazendo por ela somente as atividades que ela não consiga fazer de forma autônoma. Editais de processo seletivo, nas redes estadual e municipais, demandam anualmente profissionais desta área, pois é a forma de garantir ao público-alvo da educação especial sua inclusão efetiva no espaço escolar. O perfil dos profissionais é de nível médio, não sendo obrigatória a capacitação para exercer esta atividade, pois esta apenas amplia sua possibilidade de concorrer à vaga, sendo item de pontuação e não critério de pré-requisito. Sendo o público-alvo de nível médio optamos por fazer a experiência, já realizada em uma Universidade federal paulista, de oferta do curso por aplicativo de mensagens, por considerarmos mais acessível que o Moodle. O Programa de Apoio à educação inclusiva de qualidade, busca desde o ano de 2018 apoiar, por meio do aprimoramento e capacitação dos profissionais atuantes na Educação especial, a ampliação da qualidade do ensino ofertado aos estudantes com deficiência na região de abrangência do Ifes Campus Ibatiba. Este curso faz parte das ações de formação continuada para profissionais da educação.

 

Curso de Extensão “Ifes para todos” (Pré-Ifes 2022)

Processo nº: 23184.000657/2022-85
Início: 16/05/2022
Fim: 09/12/2022

Coordenador: Andréa Maria Silva Lannes Fazolo
e-mail: andrea.fazolo@ifes.edu.br

Resumo: Iniciado no ano de 2018, o projeto Pré-Ifes tem a finalidade de ser um reforço escolar e também um preparatório para o Processo Seletivo anual de ingresso nos cursos técnicos integrados com Ensino Médio do Ifes Ibatiba. Diversas disciplinas são fornecidas com turmas no turno matutino e vespertino. Como consequência do reforço escolar, a maioria dos alunos que concluíram o curso se matricularam no Ifes-Ibatiba.

 

2021

 

Curso de Atendimento Educacional Especializado na Área de Deficiência Auditiva

Processo nº: 23184.001349/2021-48
Início: 19/09/2021
Fim: 18/03/2022

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O Programa de Apoio à Educação Inclusiva e de qualidade, se preocupa em buscar alternativas e práticas que ampliem as possibilidades de uma verdadeira inclusão educacional de pessoas com deficiência, o que não se dá sem ampliação da qualidade do atendimento, e a Libras como língua materna dos surdos, é imprescindível para sua inclusão social e educativa. A sensibilização e divulgação da Libras como meio de comunicação visual utilizada pelos surdos, traz a valorização de seu uso e amplia as possibilidades de inclusão dos estudantes com surdez. É imprescindível que o profissional que atua no AEE para estudantes surdos saiba não somente os sinais que compõem a Libras, mas também sua estrutura e processo de aquisição e aprendizado, quando se trata da pessoa surda.

 

Curso de Atendimento Educacional Especializado na Área de Deficiência Visual

Processo nº: 23184.001348/2021-75
Início: 19/19/2021
Fim: 27/05/2022

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O ensino de pessoas deficientes visuais precisa de adaptações que se referem ao grau de perda e capacidade ocular. O ensino do sistema Braille e sua utilização, são indicados quando há uma perda que não possibilite mais a utilização da escrita ampliada, porém a aprendizagem deste sistema é diferente e acontece em separado da alfabetização, enquanto compreensão do funcionamento da língua. O professor que atue na sala de recursos multifuncionais, quando necessário for atender a estudantes com deficiência visual, precisa dos conhecimentos de alfabetização na língua materna, do sistema Braille (escrita e leitura) e do processo de ensino da pessoa cega, para que possibilite o sucesso do processo de aprendizagem e alfabetização. Este curso pretende capacitar os profissionais, que participarem, para uma atuação efetiva, tanto com pessoas adultas, quanto com crianças, que necessitem do sistema Braille. Assim como, trará contribuição para a produção de materiais e organização do ambiente de aprendizagem.

 

2020

 

Curso de Cinema de Animação: Criação, Expressão e Desenvolvimento

Processo nº: 23184.000035/2020-27 

Início: 01/2020

Fim: 02/2020

Coordenador: Thalyta Botelho Monteiro

e-mail: thalyta.monteiro@ifes.edu.br

Resumo: Tem por objetivo viabilizar a produção de cinema de animação a partir das técnicas de recorte e massa de modelar, além da compreensão e produção de brinquedos ópticos mecânicos. A proposta é garantir novos olhares quanto às diversas possibilidades do cinema de animação e as tecnologias. Objetiva ainda, compreender métodos de animação, sua história e processos técnicos envolvidos, analisar a utilização das novas tecnologias (TICs), confeccionar e estruturar roteiros que explorem os diversos tipos de linguagens, criar brinquedos ópticos mecânicos como thaumatrope, flipbook, zootrope e fenasquistoscópio, aprender técnicas de animação 2D e em stop motion, desenvolver animações em massinhas e recorte e explorar a plasticidade do movimento humano, a partir do conceito de corporeidade, por meio de técnicas de dramatização e expressão corporal para o desenvolvimento da técnica de pixilation. Segundo Coelho (2011) a animação atrai muitas crianças, mas não são poucos os adultos que também se encantam por ela. Nesse contexto, o cinema de animação mostra que a produção não é limitada e ainda reflete sobre a produção audiovisual ser uma forma de expressão. É fugir da ideia de entretenimento que o senso comum a coloca, mas compreender que, pode ser um meio fomentado de criatividade e criticidade em todas as disciplinas, além de compor a transdisciplinaridade.

 

Curso de Extensão “Ifes para Todos” (Pré-Ifes 2018)

Processo nº: ...
Início: ...
Fim: ...

Coordenador: Andréa Maria Silva Lannes Fazolo
e-mail: andrea.fazolo@ifes.edu.br

 

2019

 

Curso de Formação com Professores “Reflexões das Relações em Ambiente Escolar”

Processo nº: 23184.002351/2019-68

Início: 06/2019
Fim: 12/2019

Coordenador: Gilberto Mazoco Jubini
e-mail: gilberto.jubini@ifes.edu.br

Resumo: O curso sobre o desenvolvimento humano e a melhora contínua será ofertado em duas turmas. Cada turma realizará 08 encontros presenciais. Cada encontro presencial terá duração de uma hora. Os encontros ocorrerão mensalmente, exceto em agosto que ocorrerão dois encontros. As tarefas que deverão ser realizadas à distância ocuparão o mínimo de 90 minutos por mês (1,5 h/mês).

 

Curso de Práticas em Agroecologia

Processo nº: 23184.000214/2019-99
Início: 23/04/2019
Fim: 31/05/2019

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
e-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: (não achei o formulário de cadastro nem no Sipac nem na pasta da rede)

 

Curso de Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental

Processo nº: 23184.000215/2019-33
Início: 11/05/2019
Fim: 30/07/2019

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
e-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: Curso de Formação Inicial em Fundamentos e Práticas da Educação Ambiental faz parte do rol de Cursos de Formação Básica em Educação Ambiental proposto pela Sala Verde - Caparaó do IFES campus Ibatiba, cujo objetivo é capacitar os diversos profissionais ligados a Educação nos conceitos fundamentais da Educação Ambiental e pesquisa participante, estimulando a elevação da escolaridade, a busca por novos conhecimentos, instrumentalizando tais profissionais de maneira transversal e interdisciplinar, além de disseminar a sustentabilidade de maneira participativa. Os conhecimentos teóricos serão abordados de forma dialogada e participativa, com foco na troca de experiências entre os cursistas para a construção conjunta do aprendizado, bem como serão realizadas práticas acerca da pesquisa participante, de forma a evidenciar a integração de valores com a expectativa dos participantes. Espera-se que o profissional possa compreender e participar da construção do conhecimento sobre Educação ambiental em face às demandas regionais, além disso que consiga desenvolver habilidades e elaborar projetos voltados a práticas sustentáveis em Educação Ambiental.

 

Curso de Agroecologia e Comercialização

Processo nº: 23184.002701/2019-22
Início: 11/11/2019
Fim: 20/12/2019

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
e-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: O Curso de Formação Continuada/Atualização “Agroecologia e Comercialização” faz parte do rol de Cursos de Formação Básica em Agroecologia proposto pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) do IFES campus Ibatiba, cujo objetivo é capacitar pessoas que aplicam os conceitos da Agroecologia nas diversas cadeias produtivas agropecuárias e desejam conhecer sobre economia solidária, redes de consumidores, mecanismos de certificação participativa, gestão compartilhada e acessar as principais políticas públicas de comercialização institucional. Dessa forma, o intuito do curso é apresentar tais temas visando estimular o acesso pelos interessados, facilitando a comercialização da produção em bases agroecológicas e solidárias, com foco no PAA e PNAE no âmbito do NEA e dos órgãos governamentais. Os conhecimentos teóricos serão abordados de forma expositiva e participativa, visando a troca de experiências entre os cursistas para a construção conjunta do aprendizado. Além disso, serão realizadas visitas técnicas a organizações e agricultores familiares que já trabalham nas propostas de comercialização solidária e com os mercados institucionais propostas pelo curso. Espera-se que o agricultor/técnico possa compreender e participar dos novos processos de organização e produção agrícola face às demandas regionais, por meio do desenvolvimento de um conjunto de habilidades apoiadas nos pilares da Agroecologia, auxiliando na gestão e desempenho da unidade de produção e na garantia da sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

 

Curso A Memória Tropeira como Subsídio para a Rdo ensino de Humanidades

Processo nº: 23184.002435/2019-00
Início: 19/08/2019
Fim: 02/12/2019

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: Essa proposta tem como objetivo reunir professores da Educação Básica interessados em participar de uma formação continuada e contribuir com a realização de estudos que visam avaliar o potencial da memória tropeira como aporte para o ensino de Humanidades. Essa formação foi pensada inicialmente em função do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Vida tropeira e outras histórias: construção de acervo documental audiovisual a partir de relatos de vida de moradores da região do Caparaó”, desenvolvida pelo Grupo de Estudos do Caparaó, composto por pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Ibatiba e pesquisadores da comunidade externa. Tal pesquisa, ainda em desenvolvimento, tem como mote a atividade tropeira, muito presente nas lembranças dos antigos moradores da região, adotando como parâmetro metodológico as narrativas sobre a história de vida dos entrevistados. A construção do acervo visa contribuir com pesquisadores que venham investigar não somente o tropeirismo, mas uma gama de temas vinculados à região do Caparaó devido a possibilidade da emergência de fatos históricos de toda ordem, vivências e percepções. Nesse contexto, considerou-se também que o acervo teria um grande potencial pedagógico com vistas a contribuir para o ensino de temáticas diversas. Partindo dessa ideia, tomou forma a pesquisa que vem sendo desenvolvida no âmbito do Programa Pós-Graduação no Ensino de Humanidades- PPGEH, Campus Vitória, na linha de pesquisa Formação de Professores, da qual essa formação será parte. Intitulada Ofim de uma viagem é apenas o começo de outra: a memória tropeira como alternativa para o ensino de História e Geografia, a pesquisa em questão visa analisar o potencial pedagógico do uso da memória para o ensino de História e Geografia. Assim, por considerar a importância de uma abordagem dialógica e colaborativa, adota como pressupostos a Pedagogia Freiriana, a Pesquisa Colaborativa e os referenciais teórico-metodológico da História Oral para nortearem essa formação. A partir do estudo de referenciais como Alberti (2004), Ferreira e Amado (2002), Freire (1979), Ibiapina (2008), Montenegro (2003), entre outros, pretende pensar sobre o potencial pedagógico contido nas narrativas que compõem o acervo e de forma colaborativa elaborar práticas para o ensino de Geografia. De acordo com Ibiapina (2008), a Pesquisa Colaborativa apregoa a formação como uma atividade de coprodução de saberes, reflexão e desenvolvimento profissional, realizada interativamente por pesquisadores e professores com o objetivo de transformar determinada realidade educativa. Dessa forma, ao fazer parte da mencionada pesquisa, essa formação terá o propósito de contribuir com o enriquecimento teórico-conceitual e autonomia didático-pedagógica dos professores para o ensino das disciplinas que compõem o grupo das Humidades, dentre elas a Geografia, intervindo positivamente no processo de ensino-aprendizagem. O lócus da formação será o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, em Ibatiba, pois considera-se que além da infraestrutura adequada, o campus conta com uma excelente localização para a percepção da memória tropeira como elemento da identidade local e regional. Ao final, o resultado dessa proposta formativa, será transformado em um caderno pedagógico, em formato de e-book, que será disponibilizado com o propósito de compartilhar com outros professores que venham a ter interesse nas propostas construídas ao longo da formação.

 

Curso de Extensão “Ifes para Todos” (Pré-Ifes 2019)

Processo nº: 23184.002428/2019-08
Início: 13/08/2019
Fim: 28/11/2019

Coordenador: Andréa Maria Silva Lannes Fazolo
e-mail: andrea.fazolo@ifes.edu.br

 

2018

 

Curso de Iniciação em Práticas de Gestão Escolar

Processo nº:
Início: 29/03/2018
Fim: 06/12/2018

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: A formação inicial para atuação na gestão pedagógica se dá na graduação em Pedagogia e se amplia na especialização de Gestão Pedagógica, porém a prática se resume ao estágio obrigatório. Sendo assim, este curso se propõe a instrumentalizar os discentes do curso de Pedagogia e os que recentemente graduaram-se e ainda não possuem experiência, para o trabalho na gestão escolar, como pedagogos, ou coordenadores pedagógicos. Baseado na metodologia ativa, o curso proporcionará a prática em gestão escolar, oportunizando o aprendizado na construção e avaliação de documentos e processos pedagógicos. O presente Curso vinculado ao Programa de Apoio à Educação Inclusiva e de Qualidade, espera contribuir para a ampliação das possibilidades de êxito dos profissionais iniciantes na carreira pedagógica e ampliação das possibilidades de ingresso nas redes de ensino, por meio de sua formação ampliada.

 

Curso de Formação Continuada em Práticas Pedagógicas e Metodologias Ativas

Processo nº: 23184.0002231/2019-61
Início: 08/2018
Fim: 09/2019

Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: A formação continuada de professores precisa ser contínua e planejada de forma a ser consistente e acessível. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, que também direciona a formação de professores, a formação continuada deve acompanhar as etapas da carreira docente, promovendo o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Um dos grupos utilizados, no documento, para a classificação das competências necessárias aos professores, é denominado de “prática profissional” e agrupa habilidades relacionadas ao planejamento, gerenciamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem com base em metodologias que privilegiem a formação integral do estudante. Esta proposta baseia sua estrutura neste grupo de competências e acrescenta habilidades que foram identificadas como necessárias para um maior desenvolvimento profissional, a partir da experiência de formação ofertada no ano de 2018. Com inspiração nas competências necessárias ao professor do século XXI descritas por Perrenoud, esta proposta pretende consolidar-se como parte importante da formação do profissional da educação da região do Caparaó.

 

Curso de Introdução à Agroecologia

Processo nº: 23184.000406/2018-14
Início: 06/08/2018
Fim: 22/12/2018

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
e-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: O Curso de Formação Inicial em Introdução à Agroecologia faz parte do rol de Cursos de Formação Básica em Agroecologia proposto pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do IFES campus Ibatiba, cujo objetivo é capacitar pessoas que atuam nas diversas cadeias produtivas agropecuárias nos conceitos fundamentais da Agroecologia e da Pesquisa Participante, estimulando a elevação da escolaridade, a busca por novos conhecimentos em processos produtivos e o desenvolvimento rural sustentável. Os conhecimentos teóricos serão abordados de forma expositiva e participativa, com foco na troca de experiências entre os cursistas para a construção conjunta do aprendizado, bem como serão realizadas práticas acerca da pesquisa participante e diagnóstico socioambiental no tema Agroecologia. Espera-se que o técnico/agricultor possa compreender e participar dos novos processos de organização e produção agrícola face às demandas regionais, por meio do desenvolvimento de um conjunto de habilidades apoiadas nos pilares da Agroecologia, auxiliando na gestão e no desempenho da unidade de produção com a garantia da sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

 

Curso de Extensão “Ifes para Todos” (Pré-Ifes 2018)

Processo nº: 23184.000733/2018-76
Início: 17/09/2018
Fim: 30/11/2018

Coordenador: Andréa Maria Silva Lannes Fazolo
e-mail: andrea.fazolo@ifes.edu.br

Resumo: A fim de promover maiores oportunidades e também uma visão ampla dos temas abordados ao longo de todo ensino fundamental, faremos um estudo direcionado das questões de provas do processo seletivo do IFES. A Secretaria de Educação do Município vem buscando auxílio do Ifes de forma a diminuir as barreiras de aprendizagem e consequentemente permitir aos estudantes que desejem ingressar no Instituto, ou em outras instituições de ensino médio, ou mesmo ser aprovados em outros concursos, lograr êxito em suas tentativas. Muitos alunos, em especial da zona rural, costumam acreditar que não são capazes de realizar tais objetivos, acreditando estarem muito distantes de suas possibilidades e realidade. Desta forma surgiu a ideia de motivar os estudantes através da oferta de um curso que trate de tópicos básicos em diversas disciplinas, visando não ensinar conteúdos propriamente ditos, mas trabalhar habilidades e competências que lhes auxiliem para ingresso no ensino médio.

 

Cursos de Formação Continuada para Professores “Construir Novas Práticas, Somar Novos Saberes”

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: A formação inicial de professores tem sido considerada por muitos pesquisadores como Moysés (2010), que tecendo considerações sobre a dificuldade existente entre os professores em relacionar uma teoria à sua prática profissional, enumera três razões para este fenômeno: o pouco, ou nenhum destaque, que se dá às teorias da educação nos cursos de formação docente (de formação inicial, de especialização e de atualização); a dificuldade em aprofundar-se teoricamente, devido a distância entre as teorias ofertadas e a prática de sala de aula; e pelo consenso de que teoria/pesquisa e prática docente são instâncias separadas. Esta distância entre teoria e prática se reflete na sala de aula onde, segundo Ribas (2002), muitos professores reproduzem comportamentos pedagógicos enraizados nos modelos de sua formação pessoal. O professor não constrói sua identidade profissional a partir do momento em que inicia seus estudos, este também traz imagens historicamente construídas desde a infância, o que também influencia em suas concepções sobre o processo de ensinar e aprender. Acredita-se que uma postura democrática e uma visão crítica sobre a educação trará aos professores em formação a compreensão do que é necessário ao professor, em qualquer etapa de ensino, para que este seja um profissional de excelência, comprometido com a aprendizagem de seus alunos. Este curso pretende, a partir do trabalho baseado nas metodologias ativas, oportunizar aos profissionais em formação a vivência democrática do ensino, assim como a valorização do fazer discente na construção do conhecimento. Espera-se que com a vivência proporcionada, o professor possa ampliar sua visão pedagógica, passando a construir uma nova prática com base na teoria aplicada ao cotidiano escolar. Além das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, a construção de novos saberes com relação à avaliação será parte deste momento formativo. Sendo a avaliação compreendida como parte do fazer pedagógico e muitas vezes incompreendida, a traremos em pauta para reflexão e vivência do método avaliativo formativo e processual, que embasará nossa formação também em relação à avaliação dos professores cursistas, que serão avaliados com base na construção de projetos registrados em portfólio. Estes projetos serão construídos em conjunto e durante a formação continuada, sendo postos em prática, e registrados, in loco.

 

Eixo Educação Infantil

Processo nº: 23184.00000229/2018-30
Início: 22/03/2018
Fim: 13/12/2018
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Ensino Fundamental 1

Processo nº:
Início: 22/03/2018
Fim: 13/12/2018
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Especial

Processo nº: 23184.00000227/2018-84
Início: 22/03/2018
Fim: 13/12/2018
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: A Educação especial, a partir da Declaração de Salamanca, passou a ser considerada transversal aos níveis de ensino, tendo sua atuação dentro da rede regular de ensino, por meio de profissionais especializados e salas de recursos multifuncionais. Pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o professor que atuará no atendimento especializado deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área da educação especial, geralmente sendo pedido nos critérios de seleção uma especialização na educação especial e inclusiva e, ou, cursos nas áreas específicas de Libras, Braille ou Comunicação alternativa, de acordo com o público a ser atendido. Segundo o entendimento da legislação brasileira sobre a necessidade de atendimento especializado aos alunos com deficiência, matriculados na rede regular de ensino, este é necessário para prover condições de acesso, participação e aprendizagem e desenvolver materiais didáticos e pedagógicos adaptados às necessidades de cada aluno. Portanto, o profissional contratado para o AEE (Atendimento Educacional Especializado) tanto em salas de recursos multifuncionais, quanto em sala de aula regular, para apoio e acompanhamento, precisa estar preparado para orientar os professores quanto à educação inclusiva e as adaptações de materiais, necessárias para a aprendizagem, dar apoio e suporte no processo de ensino, e participar da avaliação do aluno atendido. Este curso, com base nas metodologias ativas de ensino e na perspectiva da aprendizagem significativa, traz uma oportunidade de ampliação dos saberes pedagógicos e de vivência de práticas educativas na educação especial e inclusiva, que podem valorizar e contribuir para o desenvolvimento do profissional. Durante os encontros presenciais do curso, serão confeccionados materiais adaptados, conforme necessidade dos alunos que são atendidos pelo público-alvo da educação especial, estudadas as possibilidades de adaptações de currículo, o uso e ensino de materiais que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem e elaborados documentos para registro destas ações e avaliações educativas, no âmbito escolar. Este momento de formação e intercâmbio de vivências se amplia pela oferta de vagas para professores de quatro municípios diferentes, que poderão juntos pensar e repensar as teorias e práticas pedagógicas, construindo projetos em seus respectivos locais de atuação, para a efetivação da inclusão educativa dos alunos com deficiência. Cada profissional, ao final, terá realizado um projeto educativo adaptado em seu local de trabalho, que será comprovado por meio da entrega de um portfólio de trabalho.

 

Eixo Educação Especial

Processo nº: 23184.00000228/2019-11
Início: 11/06/2019
Fim: 19/11/2019
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Curso de Formação Continuada em Práticas Pedagógicas

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Infantil

Processo nº: 23184.002919/2019-53
Início: 20/02/2020
Fim: 17/11/2020
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Infantil

Processo nº: 23184.002919/2019-53
Início: 21/03/2022
Fim: 16/11/2022
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Ensino Fundamental 1

Processo nº: 23184.002920/2019-26
Início: 20/02/2020
Fim: 17/11/2020
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Ensino Fundamental 1

Processo nº: 23184.002920/2019-26
Início: 21/03/2022
Fim: 16/11/2022
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Ensino Fundamental 2

Processo nº: 23184.002921/2019-96
Início: 20/02/2020
Fim: 17/11/2020
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: A formação continuada de professores precisa ser contínua e planejada de forma a ser consistente e acessível. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, que também direciona a formação de professores, a formação continuada deve acompanhar as etapas da carreira docente, promovendo o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Um dos grupos utilizados, no documento, para a classificação das competências necessárias aos professores, é denominado de “prática profissional” e agrupa habilidades relacionadas ao planejamento, gerenciamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem com base em metodologias que privilegiem a formação integral do estudante. Esta proposta baseia sua estrutura neste grupo de competências e acrescenta habilidades que foram identificadas como necessárias para um maior desenvolvimento profissional, a partir da experiência de formação ofertada no ano de 2018. Com inspiração nas competências necessárias ao professor do século XXI descritas por Perrenoud, esta proposta pretende consolidar-se como parte importante da formação do profissional da educação da região. O presente Curso vinculado ao Programa de Apoio à Educação Inclusiva e de qualidade, espera contribuir para a ampliação da qualidade do ensino e o fortalecimento da Educação Básica, a partir desta ação de formação continuada para profissionais que já estão em atuação.

 

Eixo Ensino Fundamental 2

Processo nº: 23184.002921/2019-96

Início: 09/05/2022
Fim: 30/11/2022
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Especial

Processo nº: 23184.002922/2019-69
Início: 20/02/2020
Fim: 17/11/2020
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Especial

Processo nº: 23184.002922/2019-69
Início: 21/03/2022
Fim: 16/11/2022
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

 

2017

 

Curso de Arte & Memória

Processo nº: 23184.000898/2017-67
Início: 08/2017
Fim: 11/2017
Coordenador: Hiáscara Alves Pereira Jardim
e-mail: hiascara.jardim@ifes.edu.br
Resumo:

 

Cursos de verão Ifes Campus Ibatiba - Tópicos básicos 

Processo nº: 23184.001439/2017-09
Início: 01/2017
Fim: 01/2017
Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: Ibatiba possui o quinto pior IDH educacional do Estado do Espírito Santo. Vários estudantes da rede pública municipal tentam ingressar no Ifes através do processo seletivo do Instituto, mas acabam não logrando êxito em suas tentativas, visando desenvolver habilidades que auxiliem os estudantes no aprendizado de diversas disciplinas e motivar os estudantes, permitindo-lhes perceber que são responsáveis pelo seu próprio aprendizado, o Ifes desenvolverá cursos de férias com estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas de Ibatiba no 9º ano do Ensino Fundamental.

 

 

 

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