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Coordenadoria Geral de Extensão

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 12h08 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 13h09

Índice de Artigos

A Coordenadoria Geral de Extensão do campus Ibatiba está vinculada à Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, sendo responsável pela coordenação das ações de extensão do campus, em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo.

As principais atribuições da Coordenadoria Geral de Extensão são:

I. Coordenar as atividades de extensão empresarial e comunitária do campus em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo;

II. Proporcionar ações que visem aumentar as atividades de extensão empresarial e comunitária do campus, mantendo constante interação com setores da sociedade civil organizada;

III. Providenciar as medidas necessárias para elaboração e formalização de convênios, termos de cooperação e contratos resultados de parcerias com agentes externos;

IV. Manter em sua guarda os documentos e processos administrativos referentes às ações de extensão do campus, cuidando para que estejam devidamente documentados e em dia com relação às legislações próprias, os regulamentos e editais institucionais e, quando for o caso, os acordos firmados com organizações externas;

V. Orientar a elaboração, viabilizar a institucionalização e acompanhar a execução de ações de extensão do campus mantendo os colaboradores informados quanto às possibilidades de financiamento e de interação com a comunidade;

VI. Coordenar, acompanhar e orientar a seleção de bolsistas e projetos de extensão oriundos de políticas institucionais e de agências de fomento;

VII. Promover ações que permitam uma postura proativa de professores, alunos e técnicos administrativos com vistas ao empreendedorismo, à inovação, à promoção da cidadania, à inclusão social e à produção cultural e artística no âmbito de ações de extensão; e

VIII. Cooperar com a Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade, no âmbito de sua competência.

Sobre a realização de ações de extensão, a coordenadoria alerta que não existe ações de extensão sem o acompanhamento do setor. O primeiro passo para realização de uma ação de extensão é procurar o setor que acompanhará todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

Procure a Coordenadoria Geral de Extensão!

Coordenador(a): Daniela Vantil Agrizzi
Telefone: (28) 3199-1384
E-mail: extensao.iba@ifes.edu.br
Localização: Prédio Administrativo (Bloco A) – Térreo – Sala A104

 


 

*Clique na imagem abaixo

acoes_de_extensao_no_ifes.png

 

O papel da extensão está relacionado à formação ampla do indivíduo, levando-o para além dos limites do ensino e da pesquisa, mas sempre de forma articulada. Assim, busca integrar, ao processo de aprendizagem, o cotidiano do aluno, promovendo um processo interdisciplinar capaz de gerar interação transformadora entre o Ifes e outros setores da sociedade.

“Entende-se como extensão, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre o Ifes e outros setores da sociedade.”

São ações de extensão, o conjunto de atividades organizadas nos seguintes formatos: programas, projetos, cursos, eventos e prestações de serviço.

Programa

“É o conjunto articulado de ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão, de caráter multidisciplinar. Tem caráter contínuo, orgânico institucional, integração no território ou em grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por estudantes orientados por um ou mais servidores da instituição.”

Projeto

“É o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, desenvolvido de forma sistematizada e com período de vigência igual ou superior a 1 (um) mês ou igual ou inferior a 36 meses.”

Curso

“É um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial, semipresencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas e processo de avaliação.”

Evento

“São ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica do conhecimento ou produto, desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo Ifes, devendo estar classificados nos seguintes grupos: Congresso; Fórum; Seminário; Semana; Exposição; Mostra; Oficina; Espetáculo; Evento esportivo; Festival; ou outros tipos de evento.”

Prestação de Serviço

“É uma atividade de transferência à comunidade do conhecimento gerado, incluindo-se nesse conceito assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas e atividades contratadas e financiadas por terceiros (comunidade ou empresa), caracterizando-se por intangibilidade, inseparabilidade e por não resultarem na posse de um bem.”


ATENÇÃO:

Quaisquer dessas ações serão classificadas como extensão se, somente se, for concebida em função de demandas identificadas na interação do Ifes com grupos sociais ou organizações externas.


Regulamentação de Ações de Extensão

Orientação Normativa nº 01/2020 

Anexo I – Normatização e Procedimentos Específicos para Cursos de Extensão – atualizada em 04/10/2018 

    

Cadastramento e Institucionalização de Ações de Extensão

Os documentos para institucionalização de cada tipo de ação de extensão são padronizados e disponibilizados pela Pró-Retoria de Extensão do Ifes (clique aqui).


Certificação de Ações Cadastradas

Após cadastrar a ação na PROEX o responsável pela mesma (ou coordenador) receberá login e senha do Sistema de Registro de Certificados (SRC) do Ifes. Com esse login e senha o(a) coordenador(a) entrará no sistema e cadastrará os participantes. Após cadastrar os participantes, o coordenador(a) enviará um e-mail para Coordenadoria Geral de Extensão (dpe.ib@ifes.edu.br) solicitando autorização para certificação.

O certificado estará disponível somente no formato digital e será encaminhado automaticamente, por meio do SRC, ao e-mail cadastrado pelo participante.

 

 


 

*Clique na imagem abaixo

etapas pos institucionalizacao de acoes de extensao

 

 


 

Os cursos de formação inicial e continuada do Ifes, os chamados Cursos FIC, visam a formação introdutória, a complementação e a ampliação do nível de conhecimento teórico-prático em determinado domínio do saber, compreendendo também a qualificação profissional.

Os cursos FIC podem ser classificados em três grandes áreas:

1. Extensão: Visa atender, prioritariamente, demanda externa ao Ifes. São cursos que promovem interação com a sociedade em geral, desenvolvidos e ofertados por meio de um diagnóstico realizado com o público externo ao Ifes.

2. Ensino: Visa atender demanda interna do Ifes. São cursos que complementação às atividades regulares do ensino e que trabalham temas não contemplados nas disciplinas tradicionalmente ofertadas e descritas nos planos de ensino dos cursos com ofertas regulares.

3. Desenvolvimento institucional: visa atender demanda interna do Ifes, principalmente voltados à formação e capacitação de servidores.

Se o curso for de natureza extensionista, poderá ser utilizado o formulário de curso de extensão. Neste caso, o servidor deverá procurar a Coordenadoria Geral de Extensão do campus para orientação, tramitação e registro do curso.

Se o curso for uma complementação as atividades de ensino, o cadastro e registro deverá ser feito de acordo com edital disponibilizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). Neste caso, o servidor deverá procurar a Direção de Ensino para tramitação e registro do curso.

 

 


 

 *Em construção.

 

 


 

*Em construção.

 


 

Guia prático para cadastramento de ações de extensão 

Infográfico de cadastramento de ações de extensão 

Infográfico de institucionalização de ações de extensão 

Modelagem de processo de cadastramento de ações de extensão 

Guia prático de cadastramento de cursos de extensão 

Infográfico de pós-institucionalização de ações de extensão 

Guia prático de certificação de ação de extensão e emissão de certificado no SRC 

 

 


 

A Extensão é um dos pilares da educação e segundo o Art. 207 da Constituição Federal de 1988 é atividade indissociável do ensino.  O objetivo é atender a população externa, isto é, a comunidade, tendo como público alvo as pessoas não atendidas pelo ensino regular.  O proposito é atrair a comunidade para fazer atividades com ela e para ela. 

 

São 5 atividades que podem ser desenvolvidas pela Extensão: 

Programas - são atividades cíclicas que são desenvolvidas constantemente no campus. 

Projetos - atividades de longo prazo mas com tempo determinado de duração. 

Cursos - ensino com duração breve mas com mínimo de 8 horas de carga horária.

Eventos - atividades que tenham carga horária limitada a 8 horas. 

Prestação de Serviços

 

 

Atualmente são programas desenvolvidos no campus: 

Cineclube - Coordenadora: Thalyta (mensal)

Pré-Ifes - Coordenadora: Andrea (anual)

Formação de Educadores - Coordenadora: Amanda ( 4 EADs e 2 presenciais por ano)

 

 

Coordenador da Extensão: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa - Port. n°. 823 – D.O.U. 14/04/2016

Contato: 3543-5505

 


 

Programas em Rede

Programa de Extensão em Rede - Entende-se com Programa de Extensão em Rede o conjunto de ações de extensão de caráter institucional mais abrangente possível, no que diz respeito à vinculação de outras ações de Extensão do Ifes. Os Programas de Extensão em Rede devem estar abertos à adesão de qualquer Unidade do Ifes, que poderão propor ações vinculadas com escopo e formas de execução específicas adequados às suas realidades locais. Essas ações vinculadas devem ser coerentes, no que tange aos seus objetivos e justificativa, ao Programa de Extensão em Rede do qual se originam.

 

 

Programa Rede de Educadores Ambientais do Ifes

Processo nº: 23149.001082/2016-04
 
Coordenador: Fabrício Ribeiro Tito Rosa (Campus Piúma)
E-mail: fabricio.rosa@ifes.edu.br
 
Coordenadora Adjunta: Flavia Nascimento Ribeiro
 

Resumo: A Rede de Educadores Ambientais do Ifes tem como objetivo integração e troca de experiências entre diversos atores da instituição, articulando e sistematizando ações de educação ambiental dos diversos campi, bem como apoiar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, a conservação e preservação do ambiente e da qualidade de vida das comunidades locais e regionais. Busca-se também o fortalecimento e criação de parcerias com os diversos segmentos da sociedade, de forma a ampliar as ações socioambientais desenvolvidas.

 

Programa Sala Verde Caparaó

Processo nº: 23184000654/2016-11
Início: 10/2016

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
E-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: A proposta de desenvolvimento do Projeto Sala Verde consiste na construção de um espaço multidisciplinar voltado para pesquisa acadêmica, trazendo à discussão os conceitos de educação ambiental visando o desenvolvimento de atividades relacionadas ao meio ambiente, principalmente no contexto local e regional, bem como a realização de atividades de cunho social e cultural, de forma interdisciplinar e integrada, num processo de valorização, recuperação, enriquecimento, ampliação e manutenção dos recursos naturais como busca de melhor qualidade de vida e processo de ensino-aprendizagem. As ações do programa serão desenvolvidas num contexto interdisciplinar e multidisciplinar, integrando as áreas técnicas, pedagógicas e docentes que o campus oferece, junto à educação ambiental, que é o objetivo maior da Sala Verde.

 

Programa Iniciação e Aprimoramento de Modalidade Esportiva

Processo nº: 23147.005703/2017-11

Coordenador: Mauro Sérgio da Silva
E-mail: mauro.silva@ifes.edu.br                                                                                 

Resumo: Oferta de atividades esportivas para cerca de 1000 crianças e jovens em 13 municípios do ES. O projeto visa atender um público diversificado, abrangendo a faixa etária de 06 anos até os 21 anos conforme o interesse da população que for sensibilizada para participação após divulgação do projeto. Importa ressaltar que a oferta dos núcleos será diversificada, sendo previstos núcleos como: judô, natação, futsal, atletismo, esportes paralímpicos, voleibol, dentre outros. A intenção é contemplar uma diversidade de práticas que fomentem o interesse dos participantes para permanecer no projeto, mas, sobretudo, para que tenham oportunidade de formação, também, por meio dos esportes. Pois de acordo com o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano (2017), problemas complexos necessitam de respostas igualmente complexas. Os problemas sociais frutos da má distribuição de renda, consistem num grande mal da modernidade, no qual os indivíduos são excluídos e tem seus direitos negados. Nesse sentido, o esporte como uma dimensão cultural relevante da vida humana, pode contribuir para que os sujeitos tenham mais oportunidades de se sentirem inseridos na sociedade atual.

 

Programa Futsal para Pequenos

Processo nº: 23184.000199_2017_17
Início: 04/2017
Fim: 12/2017

Coordenador: Genésio Guedes de Morais
e-mail: genesio.morais@ifes.edu.br

Resumo: O objetivo do programa é de dar oportunidade às crianças do município de Ibatiba de terem uma prática esportiva acompanhada, aprendendo, também, que o esporte vai além da disputa e que a disciplina, o respeito e o companheirismo devem fazer parte do esporte e da vida. O programa oferecerá a prática do futsal para crianças na faixa etária entre 09 e 11 anos, a periodicidade é de duas horas por semana, a princípio, o programa será oferecido para 20 crianças, às sextas feiras, entre 15 horas e trinta minutas e 17 horas e trinta minutos. Busca-se, que as crianças melhorem seu desempenho na escola, seu comportamento social e interpessoal com a realização do programa, entendendo que o respeito pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

Programa Laboratórios do Ifes de Portas Abertas

Processo nº: 23184.000149/2017-31
Início: 01/2019

Coordenador: Paula Karolina Rangel Amorim
e-mail: paula.amorim@ifes.edu.br

Resumo: A Coordenadoria de Laboratórios do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Ibatiba, percebendo o contexto educacional e social da região do Caparaó, instituiu um programa de extensão para apoiar as escolas públicas da educação básica das proximidades, já que estas não possuem laboratórios de ensino estruturados. Sabe-se que no Ensino Fundamental, a disciplina de Ciências representa a maior demanda e no Ensino Médio, as disciplinas de Física, Química e Biologia, sendo as aulas práticas fundamentais para facilitar o aprendizado dos alunos, vivenciando e contextualizando os conteúdos teóricos adquiridos. Diante desta realidade enfrentada pelos municípios da região do Caparaó, este programa, por meio de parceria com a prefeitura local, propõe permitir que as escolas tenham acesso aos laboratórios do Ifes Campus Ibatiba, proporcionando aos alunos acesso a atividades científicas, atendendo a uma demanda já existente, uma vez que o programa vem sendo desenvolvido desde 2014 e foi cadastrado em março de 2017. Para o desempenho do programa, o contato deve ser realizado por meio oficial pelo professor interessado, solicitando agendamento prévio dos laboratórios por meio de formulário específico. É realizado de modo que não prejudique as atividades de ensino e pesquisa dos cursos existentes no Ifes Campus Ibatiba. Este programa é vinculado à Linha de Pesquisa Estudos Multidisciplinares sobre a região do Caparaó do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos Caparaó, tendo anualmente seus resultados publicados na Feira do Conhecimento Científico, Tecnológico e Cultural do Caparaó e outros eventos possíveis. Deste modo, espera-se proporcionar convívio científico e desenvolvimento de competências aos alunos das escolas da educação básica, bem como contribuir com os professores desta rede, para que tenham melhores condições de trabalho em suas disciplinas. O programa ainda possibilitará a interdisciplinaridade e interprofissionalidade com a participação de diversos profissionais da educação, bem como de estudantes, além de permitir uso em diversas áreas do conhecimento das ciências.

 

Programa Apoio à Educação Inclusiva e de Qualidade

Processo nº: 23184.00000074/2018-44
Início: 03/2018

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O Programa propõe ações de fomento à divulgação e fortalecimento da educação e da perspectiva inclusiva na comunidade onde se encontra o Campus do IFES Ibatiba e municípios próximos. Com a organização e oferta de cursos de formação continuada para professores e pedagogos, eventos de divulgação e promoção das legislações vigentes na educação especial e de práticas educacionais inclusivas, pretende-se fomentar pesquisas relacionadas às áreas da educação básica, educação especial e inclusiva, formação de professores e inclusão social da pessoa com deficiência. Pela organização e acompanhamento de ações que possam promover a escuta e formação social dos responsáveis pelos discentes com deficiência, residentes no município de Ibatiba e vinculados à rede de ensino municipal, ou entidades filantrópicas de Atendimento Educacional Especializado (Apae, Pestalozzi) buscaremos a integração da família no processo educativo da pessoa com deficiência. E ainda com a proposta de organização de eventos voltados para a efetivação da inclusão educacional, acessibilidade e divulgação dos resultados de pesquisas e ações realizadas, este programa pretende ser parte da construção da qualidade da educação inclusiva.

 

Programa Instrução de Coleta de Amostras de Solo e Água para Produtores Rurais em Laranja da Terra (ES) e Elaboração de Análises Físico-químicas de Amostras Coletadas

Processo nº: 23184.000385/2018-37
Início: 09/2018
Fim: 08/2019

Coordenador: Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira
e-mail: carlos.oliveira@ifes.edu.br

Resumo: A amostragem da água e do solo são as primeiras e principais etapas de um programa de avaliação das características físico-químicas, pois é com base nessas análises das amostras que são realizadas as interpretações e que são definidas as doses de corretivos e de adubos para os solos, e em qual padrão se enquadra a água analisada. É de extrema importância que a coleta da amostra seja representativa, resultando assim um melhor enquadramento para as amostras de água e uma correção mais precisa para os solos. Para ministração dos cursos de coleta de amostras no município de Laranja da Terra (ES), serão separadas turmas de até 20 pessoas, onde será utilizado um espaço junto a prefeitura para os produtores rurais previamente selecionados e inscritos, participar de todo curso, ministrado em aulas práticas e teóricas com os materiais necessários para os procedimentos utilizados. Ao final do curso, serão aceitas as amostras de cada produtor rural, realizadas conforme proposto em metodologia utilizada no curso, e levadas para o laboratório do Ifes (campus Ibatiba), onde serão realizadas as análises físico-químicas, com ajuda de servidores, alunos de pós-graduação, graduação e cursos técnicos. Nos cursos para coleta de amostra de solo serão utilizados os procedimentos conforme as normas técnicas sugerem, levando-se em consideração os equipamentos apropriados, os melhores períodos para retirar a amostra, a área da amostra, profundidade, número de núcleos e a preparação prévia para envio para análise em laboratório. Para as amostras de água, serão utilizadas as orientações técnicas para coleta, acondicionamento e transporte de amostras de água para consumo humano, oferecido pelo ministério público, onde são especificados cada tipo de procedimento de acordo com a fonte e materiais para armazenamento e deslocamento.
Para as análises de água, objetiva-se observar os principais parâmetros de qualidade, como: oxigênio dissolvido, temperatura, pH, nutrientes, entre outros, através das análises realizadas no laboratório, para ser feito posteriormente o enquadramento na classe de acordo com a resolução CONAMA 357/2005. Nas análises de solo serão observados os aspectos físicos do mesmo, detalhando sua granulometria, densidade, porosidade, dentre outros, quimicamente serão observados os nutrientes, e posteriormente análise de proposta para correção. Os produtores rurais de Laranja da Terra serão capazes de realizar uma amostragem mais precisa, podendo assim corrigir de maneira eficiente as deficiências nutricionais do solo e evitar também aplicação desnecessária de fertilizantes, aumentando sua produção agrícola e reduzindo os custos de produção. E também conhecer a qualidade das águas de sua propriedade e direcioná-las a seu uso adequado (Consumo humano, animais, irrigação, entre outros).

 

Programa Aprender

Processo nº: 23184.000294/2018-68
Início: 05/2018
Fim: 12/2019

Coordenador: Gilberto Mazoco Jubini
e-mail: gilberto.jubini@ifes.edu.br

Resumo: O presente Programa é uma proposta de intervenção que busca amenizar dificuldades que alunos matriculados na rede municipal de ensino vêm apresentando em relação aos conteúdos ministrados, devido à necessidade de reforço dos conhecimentos e disciplinas trabalhadas. Os estudantes atendidos encontram-se com lacunas na base de seu aprendizado, impedindo seu pleno desenvolvimento nos anos em que se encontram ou apresentam bom desempenho e querem aperfeiçoar. Por meio de encontros semanais, no turno diferente daquele que frequentam a escola com aulas regulares desses estudantes, realiza-se o incentivo e orientação dos discentes sobre como estudar de forma autônoma, essa autonomia no processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação, e no cotidiano da vida escolar é muito importante para o fortalecimento de uma educação integral de qualidade. Espera-se que ao longo dos encontros os cursistas aprimorem suas capacidades de leitura e interpretação, desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, abstrato e adquirindo o hábito para organização necessária para estudar e aprender de forma significativa e autônoma.

 

Programa Integrador de Adequação Ambiental e Florestal

Processo nº: 23184.000181/2019-17
Início: 08/2019

Coordenador: Benvindo Sirtoli Gardiman Junior
e-mail: benvindo.gardiman@ifes.edu.br

Resumo: A importância do patrimônio natural é inquestionável, em função dos seus vários benefícios sociais como a manutenção do homem no campo, produção de alimento, fortalecimento da agricultura familiar, além da conservação da biodiversidade, da manutenção da flora e fauna e a proteção dos recursos hídricos, entre outros. No entanto, a visão moderna dos produtores rurais, pequenos empresários e sociedade geral em relação ao meio ambiente é muito incipiente, no que tange particularmente à legislação em municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Sofrem pressões de órgãos ambientais, trabalhistas, do clima, por parte da sociedade, movimentos reivindicatórios, denúncias, multas, etc.. e ao mesmo tempo tendo que produzir e/ou prestar serviços a sociedades. Nesse contexto, o presente programa visa por meio dos alunos, orientar os produtores rurais, pequenos empresários e demais interessados para a adequação de suas atividades econômicas, na adoção de práticas ambientais mais sustentáveis, mantendo o equilíbrio entre a produtividade e rentabilidade de sua atividade aos aspectos ambientais. O programa tem como foco instruir os interessados em adequar ambientalmente integrando os conhecimentos teóricos ministrados em sala de aula relacionadas nas matrizes curriculares dos níveis técnicos, superior e pós-graduação aos aspectos ambientais, sociais e econômicos, adequando a atividade desenvolvida à legislação ambiental e às boas práticas de produção. Para tanto, serão acolhidas demandas dos interessados, encaminhadas pelos parceiros do programa e, após aprovação pelo coordenador do programa ou da comissão de que trata-se de uma ação de extensão, será encaminhada a demanda para professores de disciplinas relacionadas à área técnica específica dos cursos técnicos, superior e pós-graduação, a fim de integrar as disciplinas a um projeto de trabalho comum para solucionar um problema. Os alunos orientados pelos respectivos professores da área auxiliarão os produtores ou empresários na tomada de decisão mais adequada possível. A título de exemplo, realizarão pesquisas dentro das disciplinas relacionadas à imagens de satélite, levantamento florístico, topográfico e pedológico, sanitário, por exemplo, que poderão auxiliá-los na confecção do Cadastro Ambiental Rural, planos de recuperação de áreas degradadas, construção de caixas secas, tratamento de efluentes líquidos, respectivamente. Como resultados, os alunos e servidores envolvidos poderão gerar artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCC) para o curso superior e pós-graduação, e projetos solicitados nas disciplinas dos cursos técnicos, integralizando a teoria à prática propiciando ao aluno a identificação de temas de seu próprio interesse e o aprofundamento dos mesmos, preparando-o já para assumir as responsabilidades de um profissional apto a atuar no mercado de trabalho. Para os demais envolvidos e instituições parceiras, espera-se promover a proteção ambiental e o desenvolvimento econômico e social com a minimização de crimes ambientais cometidos, auxiliando no planejamento, uso e ocupação adequada do solo e auxílio na formação de profissionais mais qualificados para a gestão dos recursos naturais nas atividades desenvolvidas. Como consequência das atividades de extensão, some-se a isso também a cooperação entres os órgãos públicos de ensino, pesquisa, extensão, fiscalização, administração, favorecendo a construção de uma sociedade mais justa, cobradora dos seus direitos e cumpridora dos seus deveres.

 

Programa Viva o Futuro

Processo nº: 23184.002431/2019-13
Início: 07/2019

Coordenador: Eglon Rhuan Salazar Guimarães
e-mail: eglon@ifes.edu.br

Resumo: A proposta do Programa “Viva o Futuro” se baseia no documento orientador que propõe o “Ensino Médio Inovador” lançado em 2016 pelo MEC, visando ampliar os espaços educativos, para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, a partir da articulação do Campus Ibatiba com as escolas municipais e a estadual do município de Ibatiba. A ampliação dos espaços educativos trará o aumento gradativo da jornada educativa dos estudantes, na perspectiva de uma educação em tempo integral, ofertando atividades ligadas ao esporte, cultura e iniciação científica. Vinculado ao trabalho com os estudantes do município, estará o trabalho de formação inicial e continuada de professores, sendo a proposta baseada em trabalhos que indicam a necessidade de ampliação das oportunidades de atuação e reflexão sobre a ação desde o período da graduação, para os profissionais que atuarão na educação. Ainda na perspectiva de atendimento à comunidade e apoio à qualidade da educação da região, o projeto ofertará cursos de formação profissional inicial e continuada aos pais e familiares dos estudantes.

 

Programa de Extensão de Gestão Ambiental junto a Empreendimentos da Região do Caparaó

Processo nº: 23184.001089/2020-87

Início: 09/2020
Fim: 08/2021

Coordenador: Lorena Ferrari Sechhuin 

e-mail: lorena.secchin@ifes.edu.br 

Resumo: As questões ambientais no âmbito empresarial estão geralmente relacionados à adequação às legislações e ao controle da poluição. Entretanto, o desconhecimento dos gestores, a falta de profissionais capacitados no quadro funcional e a falta de recursos, tem sido alguns dos gargalos que dificultam a resolução destes problemas. O objetivo deste Projeto de Extensão é promover a integração do Campus Ibatiba junto a empreendimentos da região do Caparaó, por meio de ações de gestão e boas práticas de sustentabilidade em face à legislação ambiental vigente, visando o desenvolvimento regional com base na integração da experiência prática e dos conhecimentos acadêmicos produzidos pelos estudantes dos cursos do ensino técnico integrado, graduação e pós-graduação do IFES Campus Ibatiba. Como diretrizes do Programa podemos citar o desenvolvimento de ações de diagnóstico ambiental junto à empresas; elaboração de planos de ação para a adequação ambiental; elaboração de materiais técnicos-educativos; e promoção de eventos que socializem as experiências das ações e o os resultados do Programa. Ao iniciar às ações do Programa serão elaborados Planos de trabalhos específicos e reuniões para pactuação das estratégias de trabalho junto ao grupo social parceiro. Para acompanhamento do andamento dos trabalhos e validação dos resultados alcançados, estão previstas reuniões de acompanhamento e a elaboração de relatórios, conforme cronograma. Como resultado espera-se que haja uma aproximação do setor empresarial com a comunidade acadêmica, com a superação de alguns problemas ambientais e conflitos sociais com vizinhos, órgãos públicos, etc., desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida da comunidade. Espera-se também ampliar as oportunidades dos alunos junto ao mercado de trabalho e contato com a área técnica de prestação de serviços, facilitando a formação e qualificação profissional tanto dos alunos quanto dos grupos sociais externos.

 

 


 

PROJETOS DE EXTENSÃO

 

Botao Extensao NAC Botao DPPGE Sala  

 

Projeto Escola Sustentável: O Despertar de uma Consciência Ecológica

Processo nº: 23184.000582/2016-94

Início: 08/2017

Fim: 03/2018

Coordenador: Onair Mendes de Oliveira

e-mail: onair.oliveira@ifes.edu.br

Resumo: A educação ambiental deve ser considerada como um dos mais importantes instrumentos de trabalho a ser utilizado na formação de cidadãos conscientes sobre problemas de ordem ambiental, social e econômica que ocorrem no país. Nesse sentido, são imprescindíveis ações de educação ambiental, que desenvolvidas no cotidiano escolar, possam conscientizar os alunos sobre a necessidade de preservar os recursos naturais. Tais ações contribuem de forma eficiente e eficaz para a estabilidade e continuidade do meio ambiente. Diante do exposto, o desenvolvimento de ações de educação ambiental no cotidiano escolar, com objetivo de relacionar a produção de mudas e a importância da preservação e recuperação de nascentes é fundamental para contribuir com a expansão da consciência ecológica do público-alvo do projeto. Também possibilitará a disseminação do conhecimento técnico-científico voltado para a conservação de solo e água em propriedades rurais, o que é fundamental para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região e a preservação ambiental.

 

Projeto Ética e Cidadania: Práticas de Educação Inclusiva na Apae de Ibatiba - ES

Processo nº: 23184.000364/2018-11
Início: 09/2018
Fim: 12/2019

Coordenador: Poliana da Silva Carvalho
e-mail: poliana.carvalho@ifes.edu.br

Resumo: O projeto teve iniciativa a partir de docentes e discentes do Ifes Campus Ibatiba e visa trabalhar de forma interativa e inclusiva com os usuários da Apae de Ibatiba, considerando a experiência e qualidade formativa já engendradas ao longo do tempo pela equipe multidisciplinar que lá atua. Trata-se de uma instituição idônea, atuante e comprometida com a cidadania e inclusão social. Durante a realização das atividades educativas, serão priorizadas aquelas que resgatam a autoestima, que evidenciem a respeitabilidade, a confiança, a cumplicidade, a interatividade e o propósito de trocas significativas para os envolvidos. Todas as ações desenvolvidas estarão sintonizadas com as diretrizes da Apae, com as demandas dos usuários e levarão em conta a disponibilidade e capacidade dos colaboradores. No intuito de promover espaços de trocas, de vivências, de relatos de experiência, de trabalho, de produção coletiva e de formação inclusiva, reconhecendo os usuários como cidadãos de direitos, o projeto contemplará: palestras, cursos/capacitações, produção de artesanato, vídeo, dança, música, teatro, pintura, beleza, visitas técnicas, esporte e uma horta para consumo na unidade. Ressalta-se que esse desafio será enfrentado de forma coletiva e que todos os esforços serão no sentido de superar a invisibilidade social, a discriminação e os processos sutis de desumanização impostos pela sociedade atual. Com fé, ética, alegria e esperança, apostamos na construção gradativa de uma sociedade da alteridade, do cuidado, do amor, da paz.

 

Projeto Viva o Esporte

Processo nº: 23184.000534/2018-68
Início: 07/2018
Fim:

Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: A proposta do projeto Viva o Esporte é a realização de programa de treinamento esportivo e funcional com foco prioritário em estudantes da rede pública de educação básica do município e eventualmente outros munícipes que constituam grupos independentes de prática esportiva com objetivo de participação em competições intermunicipais estaduais e ou nacionais, visando também, desenvolver a cultura esportiva, diminuindo o índice de sedentarismo entre os jovens e incentivar hábitos de vida saudável entre a população em idade escolar no município.

 

Projeto Produzindo Moda, Gerando Emprego e Renda na Região do Caparaó

Processo nº: 23184.000844/2018-82
Início: 05/10/2018
Fim: 20/12/2018

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O Projeto “Produzindo moda, gerando emprego e renda na região do Caparaó” pretende oportunizar cursos de costura e modelagem, em parceria com o SESI e as Secretarias municipais de Assistência Social, com foco na geração de renda através da qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos núcleos sociais das cidades de Ibatiba, Iúna, Irupi e Venda Nova.

 

Projeto Iniciação e Aprimoramento da Modalidade Esportiva – Campus Ibatiba – Modalidades Futsal, Futsal adaptado e Jiu-Jitsu

Processo nº: 23147.005703/2017-11
Início: 02/2019
Fim: 04/2022

Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: O projeto pauta-se na oferta de modalidades esportivas, com caráter educacional, de modo que os conteúdos presentes nas aulas contemplem ações planejadas, inclusivas e lúdicas a partir de diferentes dimensões, quais sejam: conceitual, procedimental e atitudinal. Fomentar a implementação de núcleos de esporte educacional a partir de modalidades esportivas, a fim de contemplar a formação integral dos beneficiados. O projeto se pauta em três princípios: esporte enquanto um direito; participação irrestrita; formação humana. No campus Ibatiba as modalidades ofertadas são Futsal, Futsal adaptado e Jiu-Jitsu.

 

Produção de Material Educacional – Apostila para Redes Municipais de Educação

Processo nº: 23184.000797/2020-17
Início: 08/2020

Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: O uso do livro didático é uma ação já rotineira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, diversos programas de governo oferecem gratuitamente material didático para estudantes e professores de forma que esse possa servir de apoio na rotina da sala de aula. Sem dúvidas tais programas são um grande auxílio para o desenvolvimento de atividades no ambiente regular de ensino e em casa, mas o livro didático possui algumas limitações que podem fazer com que o potencial de professores e discentes não seja completamente explorado. A primeira limitação está relacionada ao período de uso, pois de uma maneira geral, os livros didáticos possuem um ciclo de 3 anos, de forma que no ano X1 o estudante recebe um livro novo, e este mesmo livro é repassado no ano X2 e X3 para outros discentes, essa necessidade de reutilização do material por outros alunos limita o uso do mesmo, pois por não ser material didático consumível, o discente muitas vezes é limitado a não escrever no material, inviabilizando um maior aproveitamento do conteúdo. A segunda limitação está relacionada à falta de especificidade do livro, como o material é produzido para diversos municípios diferentes, seu conteúdo se torna mais geral e não aborda temáticas com características locais. A terceira limitação que está associada, de certa forma à segunda, e se trata da característica mais conteudista dos livros, explorando pouco a abordagem de projetos e trilhas educacionais. Essas limitações acabam por fazer com que o professor precise produzir grande quantidade de material complementar, tomando um tempo de planejamento do profissional devido à necessidade deste trabalhar inclusive na diagramação do mesmo. Se a presença do livro ainda deixa lacunas, a ausência dele, o que ocorre na Educação Infantil dificulta ainda mais o trabalho, pois não é apenas o material complementar que precisa ser produzido, mas todo o material didático. Neste ano de 2020 a suspensão das aulas, provocada pelo isolamento social do COVID-19 deixou ainda mais clara as dificuldades que a ausência de um material escolar adequado provoca. O campus Ibatiba realiza cursos de extensão de formação continuada que atende diversos municípios do Espírito Santo. Durante os cursos, os relatos dos professores indicaram a dificuldade em atender aos estudantes com o ensino remoto, sendo necessária a produção de “kits” de material para que os estudantes executassem as atividades em casa junto aos pais. Esta dinâmica acaba gerando muito estresse, pois a necessidade de planejar material que consiga atender às necessidades educacionais de estudantes, que não terão o professor ao lado no momento da realização da tarefa, transferindo a função de mediador direto do aprendizado para os pais, exigiu e exige muito dos profissionais que não estavam preparados para tal situação. A proposta do presente projeto é produzir e disponibilizar em formato eletrônico, material educacional consumível, autoral, no formato apostila, para uso nos diversos níveis de ensino, das redes municipais de educação da região sul do Caparaó, com possível disponibilização para outros parceiros que venham a surgir no processo. As apostilas serão produzidas a partir da compilação de materiais disponibilizados pelos professores das redes municipais de educação, tendo seu no formato final o arquivo eletrônico, sendo sua reprodução liberada para as secretarias municipais parceiras do projeto. Iniciaremos a execução das apostilas pela Educação Infantil, haja vista a ausência de materiais próprios como o livro didático, avançando posteriormente para os anos iniciais do ensino fundamental, e por fim, para os anos finais do fundamental. Serão recolhidos materiais produzidos pelos professores das redes municipais de Educação. Os materiais serão separados por tema e finalidade e em reuniões da equipe executora serão definidos módulos e temáticas a serem trabalhadas nas apostilas. Os módulos trabalharão a aprendizagem ativa e ensino por investigação. Dentro das ações do programa de Extensão de Apoio à Educação Inclusiva e de Qualidade serão ofertados cursos específicos de formação para os professores, de forma que eles possam explorar o material com o máximo de qualidade possível. Após a definição dos módulos o material será compilado de forma a seguir uma trilha pedagógica. Os desenhos, o conteúdo e a formatação do texto serão aprimorados, levando-se em conta a necessidade de não plagiar, imagens, experimentos, textos ou protocolos que porventura tiverem retirados, pelos professores, de outros materiais, ou da internet. As imagens se necessário serão criadas a a partir do zero pela equipe de produção gráfica. A versão final será produzida na forma colorida e em escala de cinza. Em seguida a apostila será diagramada e avaliada pela equipe executora para adequações e correções necessárias, evitando-se imagens e textos ofensivos, de duplo sentido, ou que possam sugerir qualquer tipo de preconceito, ou desrespeito às leis vigentes e ao bom senso popular. Por fim serão realizadas as adequações e a revisão final de texto e imagens, bem como a impressão de teste. Sendo registrada através de ISBN no formato de livro, apostila ou material educacional e disponibilizada para as instituições parceiras em formato eletrônico.

 

Projeto Avaliação de Impactos Ambientais de Atividades Potencialmente Poluidoras da Região do Caparaó

Processo nº: 23184.000353/2021-71
Início: 09/2021
Fim: 02/2022

Coordenador: Lorena Ferrari Secchin
e-mail: lorena.secchin@ifes.edu.br

Resumo: As questões ambientais no âmbito empresarial estão geralmente relacionados à adequação às legislações e ao controle da poluição. Entretanto, o desconhecimento dos gestores, a falta de profissionais capacitados no quadro funcional e a falta de recursos, tem sido alguns dos gargalos que dificultam a resolução destes problemas. O objetivo deste Projeto de Extensão é promover a integração do Campus Ibatiba junto a empreendimentos da região do Caparaó, por meio de ações de gestão e boas práticas de sustentabilidade em face à legislação ambiental vigente, visando o desenvolvimento regional com base na integração da experiência prática e dos conhecimentos acadêmicos produzidos pelos estudantes dos cursos do ensino técnico integrado, graduação e pós-graduação do IFES Campus Ibatiba. Como diretrizes do projeto podemos citar o desenvolvimento de ações de diagnóstico ambiental junto às empresas; elaboração de materiais técnicos-educativos; e promoção de eventos que socializem as experiências das ações e o os resultados do Programa. Ao iniciar às ações do projeto serão elaborados Planos de trabalhos específicos e reuniões para pactuação das estratégias de trabalho junto ao grupo social parceiro. Para acompanhamento do andamento dos trabalhos e validação dos resultados alcançados, estão previstas reuniões de acompanhamento e a elaboração de relatórios, conforme cronograma. Como resultado espera-se que haja uma aproximação do setor empresarial com a comunidade acadêmica, com a superação de alguns problemas ambientais e conflitos sociais com vizinhos, órgãos públicos, etc., desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida da comunidade. Espera-se também ampliar as oportunidades dos alunos junto ao mercado de trabalho e contato com a área técnica de prestação de serviços, facilitando a formação e qualificação profissional tanto dos alunos quanto dos grupos sociais externos.

 

Projeto Famílias Fortes - Campus Ibatiba

Processo nº: 23184.001558/2021-31
Início: 10/2021
Fim: 09/2022

Coordenador: Ofrania de Oliveira Ferreira Lima
e-mail: ofrania.lima@ifes.edu.br

Resumo: O Programa Famílias Fortes Ibatiba - ES é uma metodologia de prevenção ao uso de álcool e outras drogas por meio do fortalecimento dos vínculos familiares para famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O conteúdo é baseado na premissa de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças. O Programa Famílias Fortes (PFF-BR 10-14) é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University. Este programa será implementado no município de Ibatiba – ES por meio do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Ibatiba em parceria com a Prefeitura Municipal, o qual a assistente social coordenará as ações práticas com as famílias. Para subsidiar o projeto está previsto recursos da Secretaria Nacional da Família - Ministérios dos Direitos Humanos. O projeto seguirá a metodologia adaptada à realidade brasileira. A previsão é que seja atendida 150 famílias, em grupos de 30 famílias, durante ciclos de 7 semanas com cada grupo. O projeto será desenvolvido no campus de Ibatiba, podendo ter algum encontro em algum local específico, sugerido pela equipe. Além dos encontros para formação das famílias é previsto uma cesta básica ao final para as famílias que concluírem o projeto.

 

 


 

Cursos de Extensão

 

2022

 

Curso de Informática Básica

Processo nº: 23184.000430/2022-30
Início: 04/04/2022
Fim: 29/07/2022

Coordenador: Eglon Rhuan Salazar Guimarães
e-mail: eglon@ifes.edu.br

Resumo: Curso de informática básica para servidores da educação do município de Ibatiba e cidades do entorno. Os alunos aprenderão conceitos básicos de utilização do computador, Suíte de escritório e internet. Ao final do curso os alunos terão domínio sobre diversos conceitos relacionados a utilização do computador e estarão aptos a desenvolver atividades de trabalho e estudo.

 

Curso de Capacitação para Cuidadores de Estudantes com Deficiência

Processo nº: 23184.000846/2022-58
Início: 27/06/2022
Fim: 23/09/2022

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O profissional cuidador é contratado pelas Instituições educativas para que possa atuar acompanhando e auxiliando o aluno com deficiência severamente comprometido, no desenvolvimento das atividades rotineiras, cuidando para que ela tenha suas necessidades básicas (fisiológicas e afetivas) satisfeitas, fazendo por ela somente as atividades que ela não consiga fazer de forma autônoma. Editais de processo seletivo, nas redes estadual e municipais, demandam anualmente profissionais desta área, pois é a forma de garantir ao público-alvo da educação especial sua inclusão efetiva no espaço escolar. O perfil dos profissionais é de nível médio, não sendo obrigatória a capacitação para exercer esta atividade, pois esta apenas amplia sua possibilidade de concorrer à vaga, sendo item de pontuação e não critério de pré-requisito. Sendo o público-alvo de nível médio optamos por fazer a experiência, já realizada em uma Universidade federal paulista, de oferta do curso por aplicativo de mensagens, por considerarmos mais acessível que o Moodle. O Programa de Apoio à educação inclusiva de qualidade, busca desde o ano de 2018 apoiar, por meio do aprimoramento e capacitação dos profissionais atuantes na Educação especial, a ampliação da qualidade do ensino ofertado aos estudantes com deficiência na região de abrangência do Ifes Campus Ibatiba. Este curso faz parte das ações de formação continuada para profissionais da educação.

 

Curso de Extensão “Ifes para todos” (Pré-Ifes 2022)

Processo nº: 23184.000657/2022-85
Início: 16/05/2022
Fim: 09/12/2022

Coordenador: Andréa Maria Silva Lannes Fazolo
e-mail: andrea.fazolo@ifes.edu.br

Resumo: Iniciado no ano de 2018, o projeto Pré-Ifes tem a finalidade de ser um reforço escolar e também um preparatório para o Processo Seletivo anual de ingresso nos cursos técnicos integrados com Ensino Médio do Ifes Ibatiba. Diversas disciplinas são fornecidas com turmas no turno matutino e vespertino. Como consequência do reforço escolar, a maioria dos alunos que concluíram o curso se matricularam no Ifes-Ibatiba.

 

2021

 

Curso de Atendimento Educacional Especializado na Área de Deficiência Auditiva

Processo nº: 23184.001349/2021-48
Início: 19/09/2021
Fim: 18/03/2022

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O Programa de Apoio à Educação Inclusiva e de qualidade, se preocupa em buscar alternativas e práticas que ampliem as possibilidades de uma verdadeira inclusão educacional de pessoas com deficiência, o que não se dá sem ampliação da qualidade do atendimento, e a Libras como língua materna dos surdos, é imprescindível para sua inclusão social e educativa. A sensibilização e divulgação da Libras como meio de comunicação visual utilizada pelos surdos, traz a valorização de seu uso e amplia as possibilidades de inclusão dos estudantes com surdez. É imprescindível que o profissional que atua no AEE para estudantes surdos saiba não somente os sinais que compõem a Libras, mas também sua estrutura e processo de aquisição e aprendizado, quando se trata da pessoa surda.

 

Curso de Atendimento Educacional Especializado na Área de Deficiência Visual

Processo nº: 23184.001348/2021-75
Início: 19/19/2021
Fim: 27/05/2022

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O ensino de pessoas deficientes visuais precisa de adaptações que se referem ao grau de perda e capacidade ocular. O ensino do sistema Braille e sua utilização, são indicados quando há uma perda que não possibilite mais a utilização da escrita ampliada, porém a aprendizagem deste sistema é diferente e acontece em separado da alfabetização, enquanto compreensão do funcionamento da língua. O professor que atue na sala de recursos multifuncionais, quando necessário for atender a estudantes com deficiência visual, precisa dos conhecimentos de alfabetização na língua materna, do sistema Braille (escrita e leitura) e do processo de ensino da pessoa cega, para que possibilite o sucesso do processo de aprendizagem e alfabetização. Este curso pretende capacitar os profissionais, que participarem, para uma atuação efetiva, tanto com pessoas adultas, quanto com crianças, que necessitem do sistema Braille. Assim como, trará contribuição para a produção de materiais e organização do ambiente de aprendizagem.

 

2020

 

Curso de Cinema de Animação: Criação, Expressão e Desenvolvimento

Processo nº: 23184.000035/2020-27 

Início: 01/2020

Fim: 02/2020

Coordenador: Thalyta Botelho Monteiro

e-mail: thalyta.monteiro@ifes.edu.br

Resumo: Tem por objetivo viabilizar a produção de cinema de animação a partir das técnicas de recorte e massa de modelar, além da compreensão e produção de brinquedos ópticos mecânicos. A proposta é garantir novos olhares quanto às diversas possibilidades do cinema de animação e as tecnologias. Objetiva ainda, compreender métodos de animação, sua história e processos técnicos envolvidos, analisar a utilização das novas tecnologias (TICs), confeccionar e estruturar roteiros que explorem os diversos tipos de linguagens, criar brinquedos ópticos mecânicos como thaumatrope, flipbook, zootrope e fenasquistoscópio, aprender técnicas de animação 2D e em stop motion, desenvolver animações em massinhas e recorte e explorar a plasticidade do movimento humano, a partir do conceito de corporeidade, por meio de técnicas de dramatização e expressão corporal para o desenvolvimento da técnica de pixilation. Segundo Coelho (2011) a animação atrai muitas crianças, mas não são poucos os adultos que também se encantam por ela. Nesse contexto, o cinema de animação mostra que a produção não é limitada e ainda reflete sobre a produção audiovisual ser uma forma de expressão. É fugir da ideia de entretenimento que o senso comum a coloca, mas compreender que, pode ser um meio fomentado de criatividade e criticidade em todas as disciplinas, além de compor a transdisciplinaridade.

 

Curso de Extensão “Ifes para Todos” (Pré-Ifes 2018)

Processo nº: ...
Início: ...
Fim: ...

Coordenador: Andréa Maria Silva Lannes Fazolo
e-mail: andrea.fazolo@ifes.edu.br

 

2019

 

Curso de Formação com Professores “Reflexões das Relações em Ambiente Escolar”

Processo nº: 23184.002351/2019-68

Início: 06/2019
Fim: 12/2019

Coordenador: Gilberto Mazoco Jubini
e-mail: gilberto.jubini@ifes.edu.br

Resumo: O curso sobre o desenvolvimento humano e a melhora contínua será ofertado em duas turmas. Cada turma realizará 08 encontros presenciais. Cada encontro presencial terá duração de uma hora. Os encontros ocorrerão mensalmente, exceto em agosto que ocorrerão dois encontros. As tarefas que deverão ser realizadas à distância ocuparão o mínimo de 90 minutos por mês (1,5 h/mês).

 

Curso de Práticas em Agroecologia

Processo nº: 23184.000214/2019-99
Início: 23/04/2019
Fim: 31/05/2019

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
e-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: (não achei o formulário de cadastro nem no Sipac nem na pasta da rede)

 

Curso de Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental

Processo nº: 23184.000215/2019-33
Início: 11/05/2019
Fim: 30/07/2019

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
e-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: Curso de Formação Inicial em Fundamentos e Práticas da Educação Ambiental faz parte do rol de Cursos de Formação Básica em Educação Ambiental proposto pela Sala Verde - Caparaó do IFES campus Ibatiba, cujo objetivo é capacitar os diversos profissionais ligados a Educação nos conceitos fundamentais da Educação Ambiental e pesquisa participante, estimulando a elevação da escolaridade, a busca por novos conhecimentos, instrumentalizando tais profissionais de maneira transversal e interdisciplinar, além de disseminar a sustentabilidade de maneira participativa. Os conhecimentos teóricos serão abordados de forma dialogada e participativa, com foco na troca de experiências entre os cursistas para a construção conjunta do aprendizado, bem como serão realizadas práticas acerca da pesquisa participante, de forma a evidenciar a integração de valores com a expectativa dos participantes. Espera-se que o profissional possa compreender e participar da construção do conhecimento sobre Educação ambiental em face às demandas regionais, além disso que consiga desenvolver habilidades e elaborar projetos voltados a práticas sustentáveis em Educação Ambiental.

 

Curso de Agroecologia e Comercialização

Processo nº: 23184.002701/2019-22
Início: 11/11/2019
Fim: 20/12/2019

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
e-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: O Curso de Formação Continuada/Atualização “Agroecologia e Comercialização” faz parte do rol de Cursos de Formação Básica em Agroecologia proposto pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) do IFES campus Ibatiba, cujo objetivo é capacitar pessoas que aplicam os conceitos da Agroecologia nas diversas cadeias produtivas agropecuárias e desejam conhecer sobre economia solidária, redes de consumidores, mecanismos de certificação participativa, gestão compartilhada e acessar as principais políticas públicas de comercialização institucional. Dessa forma, o intuito do curso é apresentar tais temas visando estimular o acesso pelos interessados, facilitando a comercialização da produção em bases agroecológicas e solidárias, com foco no PAA e PNAE no âmbito do NEA e dos órgãos governamentais. Os conhecimentos teóricos serão abordados de forma expositiva e participativa, visando a troca de experiências entre os cursistas para a construção conjunta do aprendizado. Além disso, serão realizadas visitas técnicas a organizações e agricultores familiares que já trabalham nas propostas de comercialização solidária e com os mercados institucionais propostas pelo curso. Espera-se que o agricultor/técnico possa compreender e participar dos novos processos de organização e produção agrícola face às demandas regionais, por meio do desenvolvimento de um conjunto de habilidades apoiadas nos pilares da Agroecologia, auxiliando na gestão e desempenho da unidade de produção e na garantia da sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

 

Curso A Memória Tropeira como Subsídio para a Rdo ensino de Humanidades

Processo nº: 23184.002435/2019-00
Início: 19/08/2019
Fim: 02/12/2019

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: Essa proposta tem como objetivo reunir professores da Educação Básica interessados em participar de uma formação continuada e contribuir com a realização de estudos que visam avaliar o potencial da memória tropeira como aporte para o ensino de Humanidades. Essa formação foi pensada inicialmente em função do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Vida tropeira e outras histórias: construção de acervo documental audiovisual a partir de relatos de vida de moradores da região do Caparaó”, desenvolvida pelo Grupo de Estudos do Caparaó, composto por pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Ibatiba e pesquisadores da comunidade externa. Tal pesquisa, ainda em desenvolvimento, tem como mote a atividade tropeira, muito presente nas lembranças dos antigos moradores da região, adotando como parâmetro metodológico as narrativas sobre a história de vida dos entrevistados. A construção do acervo visa contribuir com pesquisadores que venham investigar não somente o tropeirismo, mas uma gama de temas vinculados à região do Caparaó devido a possibilidade da emergência de fatos históricos de toda ordem, vivências e percepções. Nesse contexto, considerou-se também que o acervo teria um grande potencial pedagógico com vistas a contribuir para o ensino de temáticas diversas. Partindo dessa ideia, tomou forma a pesquisa que vem sendo desenvolvida no âmbito do Programa Pós-Graduação no Ensino de Humanidades- PPGEH, Campus Vitória, na linha de pesquisa Formação de Professores, da qual essa formação será parte. Intitulada Ofim de uma viagem é apenas o começo de outra: a memória tropeira como alternativa para o ensino de História e Geografia, a pesquisa em questão visa analisar o potencial pedagógico do uso da memória para o ensino de História e Geografia. Assim, por considerar a importância de uma abordagem dialógica e colaborativa, adota como pressupostos a Pedagogia Freiriana, a Pesquisa Colaborativa e os referenciais teórico-metodológico da História Oral para nortearem essa formação. A partir do estudo de referenciais como Alberti (2004), Ferreira e Amado (2002), Freire (1979), Ibiapina (2008), Montenegro (2003), entre outros, pretende pensar sobre o potencial pedagógico contido nas narrativas que compõem o acervo e de forma colaborativa elaborar práticas para o ensino de Geografia. De acordo com Ibiapina (2008), a Pesquisa Colaborativa apregoa a formação como uma atividade de coprodução de saberes, reflexão e desenvolvimento profissional, realizada interativamente por pesquisadores e professores com o objetivo de transformar determinada realidade educativa. Dessa forma, ao fazer parte da mencionada pesquisa, essa formação terá o propósito de contribuir com o enriquecimento teórico-conceitual e autonomia didático-pedagógica dos professores para o ensino das disciplinas que compõem o grupo das Humidades, dentre elas a Geografia, intervindo positivamente no processo de ensino-aprendizagem. O lócus da formação será o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, em Ibatiba, pois considera-se que além da infraestrutura adequada, o campus conta com uma excelente localização para a percepção da memória tropeira como elemento da identidade local e regional. Ao final, o resultado dessa proposta formativa, será transformado em um caderno pedagógico, em formato de e-book, que será disponibilizado com o propósito de compartilhar com outros professores que venham a ter interesse nas propostas construídas ao longo da formação.

 

Curso de Extensão “Ifes para Todos” (Pré-Ifes 2019)

Processo nº: 23184.002428/2019-08
Início: 13/08/2019
Fim: 28/11/2019

Coordenador: Andréa Maria Silva Lannes Fazolo
e-mail: andrea.fazolo@ifes.edu.br

 

2018

 

Curso de Iniciação em Práticas de Gestão Escolar

Processo nº:
Início: 29/03/2018
Fim: 06/12/2018

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: A formação inicial para atuação na gestão pedagógica se dá na graduação em Pedagogia e se amplia na especialização de Gestão Pedagógica, porém a prática se resume ao estágio obrigatório. Sendo assim, este curso se propõe a instrumentalizar os discentes do curso de Pedagogia e os que recentemente graduaram-se e ainda não possuem experiência, para o trabalho na gestão escolar, como pedagogos, ou coordenadores pedagógicos. Baseado na metodologia ativa, o curso proporcionará a prática em gestão escolar, oportunizando o aprendizado na construção e avaliação de documentos e processos pedagógicos. O presente Curso vinculado ao Programa de Apoio à Educação Inclusiva e de Qualidade, espera contribuir para a ampliação das possibilidades de êxito dos profissionais iniciantes na carreira pedagógica e ampliação das possibilidades de ingresso nas redes de ensino, por meio de sua formação ampliada.

 

Curso de Formação Continuada em Práticas Pedagógicas e Metodologias Ativas

Processo nº: 23184.0002231/2019-61
Início: 08/2018
Fim: 09/2019

Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: A formação continuada de professores precisa ser contínua e planejada de forma a ser consistente e acessível. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, que também direciona a formação de professores, a formação continuada deve acompanhar as etapas da carreira docente, promovendo o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Um dos grupos utilizados, no documento, para a classificação das competências necessárias aos professores, é denominado de “prática profissional” e agrupa habilidades relacionadas ao planejamento, gerenciamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem com base em metodologias que privilegiem a formação integral do estudante. Esta proposta baseia sua estrutura neste grupo de competências e acrescenta habilidades que foram identificadas como necessárias para um maior desenvolvimento profissional, a partir da experiência de formação ofertada no ano de 2018. Com inspiração nas competências necessárias ao professor do século XXI descritas por Perrenoud, esta proposta pretende consolidar-se como parte importante da formação do profissional da educação da região do Caparaó.

 

Curso de Introdução à Agroecologia

Processo nº: 23184.000406/2018-14
Início: 06/08/2018
Fim: 22/12/2018

Coordenador: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
e-mail: acarvalho@ifes.edu.br

Resumo: O Curso de Formação Inicial em Introdução à Agroecologia faz parte do rol de Cursos de Formação Básica em Agroecologia proposto pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do IFES campus Ibatiba, cujo objetivo é capacitar pessoas que atuam nas diversas cadeias produtivas agropecuárias nos conceitos fundamentais da Agroecologia e da Pesquisa Participante, estimulando a elevação da escolaridade, a busca por novos conhecimentos em processos produtivos e o desenvolvimento rural sustentável. Os conhecimentos teóricos serão abordados de forma expositiva e participativa, com foco na troca de experiências entre os cursistas para a construção conjunta do aprendizado, bem como serão realizadas práticas acerca da pesquisa participante e diagnóstico socioambiental no tema Agroecologia. Espera-se que o técnico/agricultor possa compreender e participar dos novos processos de organização e produção agrícola face às demandas regionais, por meio do desenvolvimento de um conjunto de habilidades apoiadas nos pilares da Agroecologia, auxiliando na gestão e no desempenho da unidade de produção com a garantia da sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

 

Curso de Extensão “Ifes para Todos” (Pré-Ifes 2018)

Processo nº: 23184.000733/2018-76
Início: 17/09/2018
Fim: 30/11/2018

Coordenador: Andréa Maria Silva Lannes Fazolo
e-mail: andrea.fazolo@ifes.edu.br

Resumo: A fim de promover maiores oportunidades e também uma visão ampla dos temas abordados ao longo de todo ensino fundamental, faremos um estudo direcionado das questões de provas do processo seletivo do IFES. A Secretaria de Educação do Município vem buscando auxílio do Ifes de forma a diminuir as barreiras de aprendizagem e consequentemente permitir aos estudantes que desejem ingressar no Instituto, ou em outras instituições de ensino médio, ou mesmo ser aprovados em outros concursos, lograr êxito em suas tentativas. Muitos alunos, em especial da zona rural, costumam acreditar que não são capazes de realizar tais objetivos, acreditando estarem muito distantes de suas possibilidades e realidade. Desta forma surgiu a ideia de motivar os estudantes através da oferta de um curso que trate de tópicos básicos em diversas disciplinas, visando não ensinar conteúdos propriamente ditos, mas trabalhar habilidades e competências que lhes auxiliem para ingresso no ensino médio.

 

Cursos de Formação Continuada para Professores “Construir Novas Práticas, Somar Novos Saberes”

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: A formação inicial de professores tem sido considerada por muitos pesquisadores como Moysés (2010), que tecendo considerações sobre a dificuldade existente entre os professores em relacionar uma teoria à sua prática profissional, enumera três razões para este fenômeno: o pouco, ou nenhum destaque, que se dá às teorias da educação nos cursos de formação docente (de formação inicial, de especialização e de atualização); a dificuldade em aprofundar-se teoricamente, devido a distância entre as teorias ofertadas e a prática de sala de aula; e pelo consenso de que teoria/pesquisa e prática docente são instâncias separadas. Esta distância entre teoria e prática se reflete na sala de aula onde, segundo Ribas (2002), muitos professores reproduzem comportamentos pedagógicos enraizados nos modelos de sua formação pessoal. O professor não constrói sua identidade profissional a partir do momento em que inicia seus estudos, este também traz imagens historicamente construídas desde a infância, o que também influencia em suas concepções sobre o processo de ensinar e aprender. Acredita-se que uma postura democrática e uma visão crítica sobre a educação trará aos professores em formação a compreensão do que é necessário ao professor, em qualquer etapa de ensino, para que este seja um profissional de excelência, comprometido com a aprendizagem de seus alunos. Este curso pretende, a partir do trabalho baseado nas metodologias ativas, oportunizar aos profissionais em formação a vivência democrática do ensino, assim como a valorização do fazer discente na construção do conhecimento. Espera-se que com a vivência proporcionada, o professor possa ampliar sua visão pedagógica, passando a construir uma nova prática com base na teoria aplicada ao cotidiano escolar. Além das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, a construção de novos saberes com relação à avaliação será parte deste momento formativo. Sendo a avaliação compreendida como parte do fazer pedagógico e muitas vezes incompreendida, a traremos em pauta para reflexão e vivência do método avaliativo formativo e processual, que embasará nossa formação também em relação à avaliação dos professores cursistas, que serão avaliados com base na construção de projetos registrados em portfólio. Estes projetos serão construídos em conjunto e durante a formação continuada, sendo postos em prática, e registrados, in loco.

 

Eixo Educação Infantil

Processo nº: 23184.00000229/2018-30
Início: 22/03/2018
Fim: 13/12/2018
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Ensino Fundamental 1

Processo nº:
Início: 22/03/2018
Fim: 13/12/2018
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Especial

Processo nº: 23184.00000227/2018-84
Início: 22/03/2018
Fim: 13/12/2018
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: A Educação especial, a partir da Declaração de Salamanca, passou a ser considerada transversal aos níveis de ensino, tendo sua atuação dentro da rede regular de ensino, por meio de profissionais especializados e salas de recursos multifuncionais. Pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o professor que atuará no atendimento especializado deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área da educação especial, geralmente sendo pedido nos critérios de seleção uma especialização na educação especial e inclusiva e, ou, cursos nas áreas específicas de Libras, Braille ou Comunicação alternativa, de acordo com o público a ser atendido. Segundo o entendimento da legislação brasileira sobre a necessidade de atendimento especializado aos alunos com deficiência, matriculados na rede regular de ensino, este é necessário para prover condições de acesso, participação e aprendizagem e desenvolver materiais didáticos e pedagógicos adaptados às necessidades de cada aluno. Portanto, o profissional contratado para o AEE (Atendimento Educacional Especializado) tanto em salas de recursos multifuncionais, quanto em sala de aula regular, para apoio e acompanhamento, precisa estar preparado para orientar os professores quanto à educação inclusiva e as adaptações de materiais, necessárias para a aprendizagem, dar apoio e suporte no processo de ensino, e participar da avaliação do aluno atendido. Este curso, com base nas metodologias ativas de ensino e na perspectiva da aprendizagem significativa, traz uma oportunidade de ampliação dos saberes pedagógicos e de vivência de práticas educativas na educação especial e inclusiva, que podem valorizar e contribuir para o desenvolvimento do profissional. Durante os encontros presenciais do curso, serão confeccionados materiais adaptados, conforme necessidade dos alunos que são atendidos pelo público-alvo da educação especial, estudadas as possibilidades de adaptações de currículo, o uso e ensino de materiais que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem e elaborados documentos para registro destas ações e avaliações educativas, no âmbito escolar. Este momento de formação e intercâmbio de vivências se amplia pela oferta de vagas para professores de quatro municípios diferentes, que poderão juntos pensar e repensar as teorias e práticas pedagógicas, construindo projetos em seus respectivos locais de atuação, para a efetivação da inclusão educativa dos alunos com deficiência. Cada profissional, ao final, terá realizado um projeto educativo adaptado em seu local de trabalho, que será comprovado por meio da entrega de um portfólio de trabalho.

 

Eixo Educação Especial

Processo nº: 23184.00000228/2019-11
Início: 11/06/2019
Fim: 19/11/2019
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Curso de Formação Continuada em Práticas Pedagógicas

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Infantil

Processo nº: 23184.002919/2019-53
Início: 20/02/2020
Fim: 17/11/2020
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Infantil

Processo nº: 23184.002919/2019-53
Início: 21/03/2022
Fim: 16/11/2022
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Ensino Fundamental 1

Processo nº: 23184.002920/2019-26
Início: 20/02/2020
Fim: 17/11/2020
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Ensino Fundamental 1

Processo nº: 23184.002920/2019-26
Início: 21/03/2022
Fim: 16/11/2022
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Ensino Fundamental 2

Processo nº: 23184.002921/2019-96
Início: 20/02/2020
Fim: 17/11/2020
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: A formação continuada de professores precisa ser contínua e planejada de forma a ser consistente e acessível. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, que também direciona a formação de professores, a formação continuada deve acompanhar as etapas da carreira docente, promovendo o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Um dos grupos utilizados, no documento, para a classificação das competências necessárias aos professores, é denominado de “prática profissional” e agrupa habilidades relacionadas ao planejamento, gerenciamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem com base em metodologias que privilegiem a formação integral do estudante. Esta proposta baseia sua estrutura neste grupo de competências e acrescenta habilidades que foram identificadas como necessárias para um maior desenvolvimento profissional, a partir da experiência de formação ofertada no ano de 2018. Com inspiração nas competências necessárias ao professor do século XXI descritas por Perrenoud, esta proposta pretende consolidar-se como parte importante da formação do profissional da educação da região. O presente Curso vinculado ao Programa de Apoio à Educação Inclusiva e de qualidade, espera contribuir para a ampliação da qualidade do ensino e o fortalecimento da Educação Básica, a partir desta ação de formação continuada para profissionais que já estão em atuação.

 

Eixo Ensino Fundamental 2

Processo nº: 23184.002921/2019-96

Início: 09/05/2022
Fim: 30/11/2022
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Especial

Processo nº: 23184.002922/2019-69
Início: 20/02/2020
Fim: 17/11/2020
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

Eixo Educação Especial

Processo nº: 23184.002922/2019-69
Início: 21/03/2022
Fim: 16/11/2022
Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

 

 

2017

 

Curso de Arte & Memória

Processo nº: 23184.000898/2017-67
Início: 08/2017
Fim: 11/2017
Coordenador: Hiáscara Alves Pereira Jardim
e-mail: hiascara.jardim@ifes.edu.br
Resumo:

 

Cursos de verão Ifes Campus Ibatiba - Tópicos básicos 

Processo nº: 23184.001439/2017-09
Início: 01/2017
Fim: 01/2017
Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: Ibatiba possui o quinto pior IDH educacional do Estado do Espírito Santo. Vários estudantes da rede pública municipal tentam ingressar no Ifes através do processo seletivo do Instituto, mas acabam não logrando êxito em suas tentativas, visando desenvolver habilidades que auxiliem os estudantes no aprendizado de diversas disciplinas e motivar os estudantes, permitindo-lhes perceber que são responsáveis pelo seu próprio aprendizado, o Ifes desenvolverá cursos de férias com estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas de Ibatiba no 9º ano do Ensino Fundamental.

 

 

 

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