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DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO - DAP - Coordenadoria de Patrimônio, Materiais e Suprimentos

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 09h38 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 13h08

Índice de Artigos

Coordenadoria de Patrimônio, Materiais e Suprimentos

 

Coordenadoria de Patrimônio

A Coordenadoria de Patrimônio tem por competências:

I. administrar e executar os procedimentos relativos aos sistemas disponibilizados, nos módulos de Patrimônio das atividades do campus;
II. realizar, periodicamente, ou a qualquer tempo, inventários de bens patrimoniais, conforme legislação vigente, excetuando-se o inventário anual, que é realizado por comissão específica;
III. elaborar e atualizar os Termos de Responsabilidade dos Bens Patrimoniais pertencentes ao campus;
IV. efetuar guarda provisória, conferência, distribuição e redistribuição de bens patrimoniais;
V. acompanhar o cumprimento de prazos de entrega dos bens patrimoniais;
VI. propor, quando necessário, a realização de seguros de bens móveis e imóveis;
VII. registrar os imóveis adquiridos junto ao campus ou dados em sistema informatizado e/ou outro meio próprio;
VIII. realizar a incorporação de bens patrimoniais ao acervo do campus;
IX. executar a baixa de bens patrimoniais considerados inservíveis ou irrecuperáveis do patrimônio;
X. elaborar o Relatório Mensal de Movimentação de bens permanentes;
XI. realizar o tombamento dos bens patrimoniais adquiridos;
XII. orientar os servidores sobre a importância e necessidade de se exercer controle sobre os materiais permanentes sob sua responsabilidade; e
XIII. executar os procedimentos para encaminhar bens e equipamentos para manutenção, empréstimos, cessão, permuta, doação etc.

 

Coordenadoria de Materiais e Suprimentos

A Coordenadoria de Materiais e Suprimentos tem por competências:

I. administrar e executar os procedimentos relativos aos sistemas disponibilizados, nos módulos de Almoxarifado;
II. elaborar os inventários anuais relativos aos materiais de consumo, conforme legislação vigente, das movimentações realizadas;
III. fornecer meios de registro de qualidade e quantidade para a realização de inventários anuais relativos aos materiais de consumo;
IV. dar suporte ao processo de elaboração do inventário anual de material de consumo do campus, que será realizado por Comissão específica;
V. receber, classificar, identificar, codificar e armazenar adequadamente os materiais adquiridos, assim como os produzidos na instituição;
VI. acompanhar o cumprimento de prazos de entrega dos bens de consumo adquiridos pelo campus;
VII. elaborar o Relatório Mensal de material de consumo demonstrando as movimentações realizadas; e
VIII. elaborar em articulação com as diretorias e coordenadorias a previsão anual para aquisição de materiais de consumo

Telefone: (28) 3199-1398
E-mail: patrimonio.ib@ifes.edu.br (Patrimônio)
E-mail: almoxarifado.ib@ifes.edu.br (Almoxarifado)
Localização: Prédio Almoxarifado (Bloco E)

 

Siads - Sistema Integrado de Administração de Serviços

O Siads é uma solução que possibilita aos órgãos da Administração Pública Federal um controle completo e efetivo de seus estoques de materiais, bens patrimoniais e serviços de transporte.
O sistema permite o controle permanente de depreciação dos bens, viabiliza a realização de inventário eletrônico em plataforma mobile e amplia a automação do registro contábil, ao possibilitar que o ato e fato das ações administrativas sejam registrados no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), em tempo real por meio do Siads.
O Siads está aderente a Lei nº 4.320/64 que estabelece as normas de controle de orçamentos e balanços, ao Decreto nº 9.373/18 que regulamenta a movimentação e desfazimento de materiais, a IN nº 205/88 que trata de gestão de materiais e ao Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).

Além dessas legislações, o sistema é continuamente atualizado para estar em consonância com as definições governamentais sobre gestão de materiais e está disponível para uso pelas instituições públicas mediante contratação específica.
Finalidade: reconhecimento periódico da depreciação e da amortização desses bens, realizar o inventário eletrônico e automatizar o registro contábil integrado ao Siafi, em tempo real.
Quem deve utilizar: o Siads é de uso obrigatório pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, incluindo as empresas estatais dependentes, conforme Portaria nº 232, de 2 de junho de 2020.
Quanto custa: o Siads é ofertado gratuitamente aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG), custeado pelo Ministério da Economia.
Importância do modelo centralizado: garante a sustentação econômica e a alavancagem de adesões dos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional.

 

VANTAGENS DO USO DA PLATAFORMA

• promove a eficiência dos gastos públicos;
• promove o bom gerenciamento patrimonial permitindo o reaproveitamento de bens, evitando aquisições desnecessárias;
• potencializa a racionalização financeira, processual e de pessoas;
• sistematiza os registros contábeis dos estoques, bens móveis, permanentes e de consumo, e bens intangíveis (aderente ao PCASP);
• proporciona informações para apoiar as decisões governamentais de alocação mais eficiente de recursos;
• infraestrutura centralizada, sem custos para novos aderentes.


LEGISLAÇÃO

Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964 

Decreto nº 9.373, de 11 de maio de 2018 

Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019 

Decreto nº 9.764, de 11 de abril de 2019 

Portaria nº 232, de 2 de junho de 2020 

Instrução Normativa nº 205, de 8 de abril de 1988 

 

 

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