Página inicial > Processos Seletivos > Alunos > Processo Seletivo - Cursos de Formação Inicial e Continuada na Modalidade a Distância - Edital 143/2022

São cursos de Assistente Administrativo, Inglês Básico, Operador de Computador, Organizador de Eventos e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental (I e II).

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou edital com 1.560 vagas para cursos GRATUITOS de formação inicial e continuada (FIC), a distância. E o Campus Ibatiba será polo de alguns desses cursos.

Estão sendo sendo ofertados os cursos de Assistente Administrativo (200 vagas), de Inglês Básico (160 vagas), de Operador de Computador (240 vagas), de Organizador de Eventos (120 vagas), de Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental I (440 vagas) e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental II (400 vagas).

Os cursos foram articulados por meio do Projeto de Cursos EAD em Rede do Ifes e terão início no primeiro semestre letivo de 2023.

Os requisitos de escolaridade são diferentes para cada curso. Há oportunidades a partir do ensino fundamental incompleto (veja abaixo).

As inscrições estão abertas até 14 de Dezembro, com o envio de documentação por meio do site do Ifes. O candidato também deve indicar a qual polo de educação a distância deseja estar vinculado.

Não há cobrança de taxa de inscrição. Caso haja mais inscritos do que o número de vagas ofertadas, será realizado um sorteio eletrônico.

Para os aprovados, as atividades serão todas on-line, sendo que algumas acontecerão ao vivo (atividades síncronas).

Confira a página do Edital 143/2022 - Cursos de Formação Inicial e Continuada na Modalidade a Distância com todas as informações dos cursos ofertados e o link de inscrição.

Veja abaixo os cursos que o Ifes Ibatiba ofertará como pólo e demais informações de cada curso:

1 - Operador de Computador

Requisitos: Possuir ensino médio incompleto e ter acesso a computador com internet
Data de início: 22/03/2023
Carga horária:160 horas
Polos: Montanha, Iúna, Nova Venécia, Mantenópolis, Ibatiba e Ecoporanga.

2 - Inglês Básico

Requisitos: Ensino fundamental II (6º ao 9º ano) incompleto. Ter acesso a computador com internet
Data de início: 12/04/2023
Carga horária: 60 horas
Polos: Linhares, Colatina, Conceição da Barra e Ibatiba.

3 - Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental I

Requisitos: Ter acesso a computador com internet. Estar atuando como docente no núcleo comum na etapa da educação que corresponde ao curso (exceto professores das disciplinas Artes, Ensino Religioso e Educação Física) Comprovação: declaração da escola ou da secretaria de educação, ou apresentação de contracheque recente.
Data de início: 01/03/2023
Carga horária: 120 horas
Polos: Colatina, Mantenópolis, Montanha, Iúna, Linhares, Santa Teresa, Bom Jesus do Norte, Nova Venécia, Ecoporanga, Conceição da Barra, Ibatiba.

4 - Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental II

Requisitos: Ter acesso a computador com internet. Estar atuando como docente na etapa da educação que corresponde ao curso. Comprovação: declaração da escola ou da secretaria de educação ou apresentação de contracheque recente.
Data de início: 01/03/2023
Carga horária: 120 horas
Polos: Mantenópolis, Montanha, Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia, Bom Jesus do Norte, Colatina, Linhares, Santa Teresa, Conceição da Barra, Ibatiba.