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O que é o Napne?

Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 11h48 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 10h32

Índice de Artigos

 

 Logo NAPNE Resolução mairo

 

 

O NAPNE é um núcleo vinculado a Direção de Ensino cujos propósitos principal é desenvolver ações na comunidade acadêmica que contribuam para a promoção da inclusão escolar, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e saída com êxito em todos os cursos ofertados pelo Ifes.

 

Sua organização, funcionamento e atribuições são definidas por regulamento próprio, homologado pela Portaria n° 1.063, de 05 de junho de 2014.

 

Segundo o art. 4 de seu regulamento interno, o Napne, tem sua atuação norteada pelos seguintes princípios:

I – respeito aos Direitos Humanos;

II – educação de qualidade para todos;

III – acolhimento à diversidade;

IV – acessibilidade e autonomia;

V – gestão participativa;

VI – parceria com a comunidade escolar e com a sociedade civil;

VII – inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No Núcleo do Campus Ibatiba, somos um grupo de profissionais multidisciplinar que busca ampliar a inclusão educacional.

 


 

Alunos e servidores do campus Ibatiba, além de membros da comunidade externa.

No Ifes Campus Ibatiba, o Napne é composto por uma equipe multidisciplinar com representantes dos seguintes seguimentos: Pedagógico, Assistência Estudantil, Apoio ao Ensino, Tradutor e Intérprete de Libras, Assistente em Administração e Docentes.

 


 

São objetivos do Napne, de acordo com o art. 5° de seu regulamento interno:

I – identificar os discentes com necessidades específicas no campus;

II – orientar os discentes com necessidades específicas, bem como seus familiares, quanto aos seus direitos e deveres;

III – contribuir para a promoção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos discentes com necessidades específicas que dele necessitarem;

IV – orientar os servidores e prestadores de serviços do campus quanto ao atendimento aos discentes com necessidades específicas;

V – contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e procedimental;

VI – promover junto à comunidade escolar ações de sensibilização para a questão da educação inclusiva e de formação continuada referente a essa temática;

VII – articular parcerias e convênios para troca de informações, experiências e tecnologias na área inclusiva, bem como para encaminhamento ao AEE;

VIII – contribuir para o fomento e a difusão de conhecimento acerca das Tecnologias Assistivas;

IX – colaborar com a Comissão de Processo Seletivo no sentido de garantir as adaptações necessárias para os candidatos com necessidades específicas que realizarão os exames de seleção para os cursos do Ifes.

X – Assessorar outros setores do campus na promoção da acessibilidade de forma extensiva a toda a comunidade escolar.

XI – Contribuir para que o Projeto Pedagógico Institucional do Ifes contemple questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade;

       

Ações 2020:
  1.  Solicitar professor de AEE;
  2. Curso básico de Libras para servidores e alunos;
  3. Curso básico de Inclusão para servidores e comunidade externa;
  4. Promover ações de conscientização com foco nas necessidades do campus levantadas  partir do diagnóstico;
  5. Promover o atendimento especializado para alunos com necessidades específicas do campus;
  6. Promoção de eventos forma!vos e de produção de conhecimento na área;
  7. Realização de reuniões gerais presenciais mediante construção de calendário anual

 Para ver o Plano de Ações completo, clique aqui

Ações 2019:

 

  • Capacitação em comunicação visual inclusiva: noções de Libras para alunos. CH: 20 horas. Início: 07/05/29 (26 concluintes);

  • Oficina de Tecnologias Assistivas ofertada na I Semana dos Cursos e Educação para a vida em 07/06/19;

  • Ação de sensibilização em todas as turmas do campus sobre o Dia Internacional da Pessoa Surdocega (27/06/19);

  • Evento da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28/08/19). Tema: Família e pessoas com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas. Foram ofertadas palestras, minicursos e tivemos um espaço para mostra de trabalhos.

  • Oferta de curso FIC “Inclusão: Saberes e Práticas” para servidores. CH: 130 horas. Início: 26/08/19. Término: 08/12/2019 (11 concluintes);

  • Participação no III Seminário de Educação Especial e Inclusiva do Campus Cariacica, com apresentação de comunicação oral intitulada “Saberes e Práticas de Inclusão: Relato de Experiência da oferta de curso FIC para profissionais da educação do Ifes Campus Ibatiba” (03 e 04/10/19).

  • Mostra “Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas – o trabalho do Napne do Ifes Campus Ibatiba” durante a IV Feira do Conhecimento Científico e Tecnológico do Caparaó – FECITEC 2019 em 19/11/19.

  • Produção de material visual de identificação e caracterização do núcleo + alfabetos em braille e libras, no formato banner. Produção de mural com informações de caracterização do público-alvo atendido pelo Napne.

  • Confecção de placas de identificação dos setores do campus em braille;

  • Check-list de acessibilidade do campus, com base no Manual de Acessibilidade Espacial para escolas MEC (em construção);

           

Ações 2018:
  • Ações de sensibilização com relação à inclusão e ao respeito às pessoas com deficiência. Foram realizados quatro momentos diferentes, com dinâmicas diferentes (visita às salas de aula com vídeo explicativo; mostra de vídeo e mural explicativo; roda de conversa; palestra).

  • Orientações aos docentes com relação às demandas dos alunos acompanhados pelo núcleo com orientações sobre as adaptações necessárias.

  • Análise das necessidades de adaptação do espaço e a compra de móvel adaptado para atendimento a aluno atendido pelo núcleo;

  • Participação no Encontro dos Napne e no Seminário no Ifes Campus Venda Nova, apresentando parte do nosso trabalho .Reuniões periódicas para socialização das informações.

  • Capacitação em comunicação visual inclusiva – Libras, voltada para servidores.

  • Incluída no site oficial do Ifes Campus Ibatiba uma aba com as informações do Napne, para maior visibilidade e informação da comunidade.


As necessidades específicas são bastante variadas e diferentes entre si. Incluem as deficiências, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. Os Napnes utilizam um conjunto de estratégias e recursos para o atendimento a pessoas que possuam essas necessidades específicas.

Segundo a Resolução do Conselho Superior N° 34/2017, é considerado aluno com necessidade específica:

I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com uma ou mais barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas;

II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Atualmente está englobado no transtorno de espectro autista, classificando-se como leve, moderado ou grave;

III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles identificados com um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Como agir se eu for um aluno com necessidades específicas?

1. Você poderá identificar-se no momento de inscrição para o processo seletivo, tendo a oportunidade de pedir atendimento específico desde o momento da prova. Aprovado no processo seletivo, este atendimento seguirá ao longo de toda a sua vida acadêmica no Campus.

2. Você pode fazer sua identificação e pedido de atendimento específico também quando inscrever-se em cursos na modalidade a distância (EaD) ou de extensão.

3. Identificada a demanda, nossa equipe entrará em contato com você e sua família. Será um prazer atendê-lo, não deixe de usufruir de seu direito.

 


 

Compõem o Napne do Ifes Campus Ibatiba os seguintes membros (Portaria n° 366-GDG, de 12 de setembro de 2019 alterada pela Portaria n° 467-GDG, de 20 de novembro de 2019):

I. Raíza Teixeira Griffo Vasconcelos – Coordenador

(Assistente de Alunos)

II. Juliana Fioresi Moreira - Coordenador Adjunto

(Assistente Social)

III. Ofrania de Oliveira Ferreira Lima – Secretária

(Auxiliar em Enfermagem)

IV. Amanda de Almeida Soares – membro

(Tradutor e Intérprete de Libras)

V. Evanilda Goldner de Souza Pinto – membro

(Assistente em Administração)

VI. Keytt Dayane Pirovani Furtado – membro

(Pedagoga)

VII - Ivanete Tonole da Silva - membro

(Docente)

VIII – Lorena Ferrari Secchin – membro

(Docente)

IX - Thalyta Botelho Monteiro - membro

(Docente)

X - Mayhuri Roberto Bonifácio - membro

(Assistente de Alunos)

XI - Hillary Garcia Coelho - membro

(Discente)

 


 

O Napne está fisicamente localizado no bloco B do campus Ibatiba, Sala B102G.

Alunos, pais de alunos, servidores e/ou membros da comunidade externa também pode enviar sua demanda por e-mail, telefone ou no formulário abaixo:

E-mail: napne.ib@ifes.edu.br

Telefone: (28) 3545-5520 / (28) 3543-5526

Envie sua demanda para o Napne através deste link: https://forms.gle/r1b2fCDKm8nhDNwr8

 


O site PCD Legal, disponibiliza Documentos e Leis nacionais e internacionais de forma acessível a todos. É um espaço de biblioteca virtual que tem objetivo de oferecer conhecimento sobre temas importantes para o desenvolvimento da cidadania, em ambiente bilíngue (Libras/Língua Portuguesa).

 

  

  

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