Página inicial > Notícias > I Seminário do Centro de Educação Ambiental - CEA-ES

I Seminário do Centro de Educação Ambiental - CEA-ES

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 13h44 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 08h37

No dia 20/06/2023, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Ibatiba, ocorreu o I Seminário do Centro de Educação Ambiental – CEA/ES, realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Educação Ambiental e Agroecologia (NEA) do Campus.

O objetivo do evento foi apresentar a instrução normativa, a IN 007-R, que orienta os caminhos para o reconhecimento dos espaços disseminadores como centros de educação ambiental conforme a Política Estadual de Educação Ambiental, Lei n.º 9.265/2009. Na ocasião, a gerente de Educação Ambiental do IEMA, Anna Tristão, apresentou os novos centros reconhecidos recentemente pelo órgão e os trâmites processuais para cadastrar o pedido de reconhecimento.

Post I Seminario CEA 01

Na oportunidade, o coordenador do NEA, o Professor Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho apresentou as ações desenvolvidas pelo CEA – Ifes campus Ibatiba. Além dessas experiências, o Professor José Adelson Viçosi, do Centro de Educação e Cultura Saber – Coopeducar, de Venda Nova do Imigrante. O Sr. Sebastião Alves, da RPPN Remy Luiz Alves apresentou sobre as Reservas Particulares do patrimônio Natural do Espírito Santo o potencial para educação ambiental a obra publicada pela ACPN. Por fim, os professores Éder e Sérgio, da EEEFM Professora Maria Tindade de Oliveira relataram suas experiências com os projetos desenvolvidos em espaços não-formais de educação.

Post I Seminario CEA 02

O evento possibilitou a reflexão sobre a importância da realização de ações de educação ambiental em diferentes modalidades e que as instituições presentes têm potencial para serem reconhecidas como novos centros.

Texto: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho - Professor e coordenador do NEA