Página inicial > Notícias > Olímpiadas Nacionais de História

Olímpiadas Nacionais de História

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 19h12 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 19h12

Nove (09) Alunos do Ifes - Campus Ibatiba participaram da final da final da 14ª ONHB - Olímpiada Nacional de História do Brasil, neste último fim de semana (dias 20 e 21/08). As equipes Gonden Trio, Time Travelers e Tríade Joana D'arc, fizeram a prova final no sábado (20/08) em uma disputa que envolveu

As equipes eram formados pelos seguintes alunos:

Golden Trio
Andressa Melo da Costa - 2° A floresta
Maria Eduarda Costa Carastro - 2º A florestas
Werik Pontes Silveira - 2º A florestas

Time Travelers
Júlia Pinto de Oliveira Furtado - 2 B floresta
Maria Beatriz Guilherme Muniz - 2 B floresta
Tainá Lima Rodrigues: 2° B Florestas

Tríade Joana D'Arc
Nicolly Freitas de Lima - 3° B florestas
Alanda Vitória Campos dos Santos - 3º B florestas
Tatiely Dionísio Teixeira - 3° B florestas

A final foi dominada pelas escolas do Nordeste do país (Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe), que levaram a grade maioria de medalhas.

Nossos estudantes não retornaram com medalhas, apesar de nossas torcidas. Ainda assim, temos que destacar que as equipes Golden Trio, o Time Travelers e a Tríade Joana D'arc foram os únicos competidores de nosso Estado no evento, apresentando um excelente desempenho, frente às 18 mil equipes inscritas de todo o Brasil, que participaram da Olipíada (mais de 73mil pessoas ao todo). E temos muito orgulho de tal desempenho!

Inclusive, vale destacar que a equipe Time Travelers, foi o 1º colocado no Estado do ES e teve suas passagens aéreas patrocinadas pela Unicamp, realizadora do evento, com o apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh).

A ONHB contou com seis fases online, que foram realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. Nesta edição, a Olimpíada trouxe como tema a importância das mulheres na história e na sociedade brasileira.

Confira a galeria de fotos.