Página inicial > Notícias > Trabalho realizado no Curso de Pós-Graduação do Ifes-Ibatiba será vinculado na apresentação de Relatório no IPCC da ONU

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 16h53 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 18h12

Um trabalho realizado no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Ambiental e Sustentabilidade oferecida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Ibatiba será vinculado à Organização 350, na apresentação do relatório no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima da ONU (IPCC) de 2022, que será apresentado no dia 28 de fevereiro deste ano.

A 350.org é uma organização ambiental internacional que aborda a crise climática e seu objetivo declarado é acabar com o uso de combustíveis fósseis e fazer a transição para energia renovável, construindo um movimento global de base. O 350 no nome significa 350 ppm (partes por milhão) de dióxido de carbono, que foi identificado como o limite superior seguro para evitar um ponto de inflexão climático.

O vídeo "Impacto de empreendimentos em comunidade de pesca artesanal: perspectiva das mulheres" realizado na disciplina “Políticas de desenvolvimento no Brasil dos séculos XX e XXI: impactos sociais e ambientais”, foi desenvolvido sob orientação do Professor Plínio Ferreira Guimarães, pelos alunos Carolyne Pisa Orlandi, Bruna Damazo Evangelista de Moraes, Marina Carneiro Dias Azevedo e Ronaldo Gonçalves no período de novembro de 2021 a janeiro de 2022.

No material produzido, são explicitados os danos ambientais causados na região de Barra do Riacho, município de Aracruz/ES quando do rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG, no ano de 2015. O crime ambiental completou 7 anos e os impactos ainda são percebidos na comunidade pesqueira abordada até os dias atuais.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, mais conhecido pelo acrônimo IPCC é uma organização científico-política criada em 1988 no âmbito das Nações Unidas pela iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Organização Meteorológica Mundial.