Página inicial > Notícias > Visita Técnica da Turma de Engenharia Ambiental à CESAN

Visita Técnica da Turma de Engenharia Ambiental à CESAN

Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 12h42 | Última atualização em Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 19h04

Foram realizadas visitas técnicas às Estações de Tratamento de Água de Vale Esperança e Estação de Tratamento de Esgoto de Mulembá no dia 14/12/2021 com os alunos do 6º e 8º períodos do curso de Engenharia Ambiental com a finalidade de aproximar os alunos à realidade da área de Saneamento Básico. As etapas dos processos de tratamento de água e esgoto foram apresentadas, as unidades das estações de tratamento foram vistoriadas, e a realização de palestras com os profissionais que operam as estações no dia-a-dia, com relatos das situações de engenharia.

Aspectos relevantes da gestão do tratamento da água e esgoto foram abordados, como a necessidade de praticar o uso consciente da água, evitar o aporte de resíduos para o sistema coletor de esgotos e gerenciar adequadamente os lodos gerados nas estações de tratamento de água e esgoto. Seguem registro fotográfico (Figuras 1 a 08).

Visita Técnica Cesan

Figura 1- Alunos junto ao decantador de água da ETA Vale Esperança – tecnologia de tratamento em ciclo completo.

Visita Técnica Cesan 2

Figura 2- Lavagem de uma unidade de filtração da água – processo inicial.

Visita Técnica 3

Figura 3- Lavagem de uma unidade de filtração da água – processo final.

Visita Técnica Cesan4

Figura 4- Inserção e produtos químicos para tratamento da água (coagulantes).

Visita Técnica Cesan 5

Figura 5- Palestra realizada pela CESAN sobre estações de tratamento de água (ETA).

Visita técnica Cesan 6

Figura 6- Área de manobra das tubulações da ETA.

Visita Técnica Cesan 7

Figura 7- Explanação sobre sistema de bombeamento da água.

Visita Técnica Cesan 8

Figura 8- Alunos da engenharia Ambiental – visitando a ETA com tecnologia de tratamento simplificada.