Página inicial > Notícias > Ifes Campus Ibatiba capta R$ 462 mil reais em projetos de extensão.

Ifes Campus Ibatiba capta R$ 462 mil reais em projetos de extensão.

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 18h45 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 19h34

O Ifes Campus Ibatiba teve dois projetos aprovados no segundo semestre de 2020 que captaram juntos o valor aproximado de R$ 462.000,00 (Quatrocentos e sessenta e dois mil reais).

O primeiro projeto foi aprovado no junto ao FUNDEMA – Fundo Estadual de Meio Ambiente e é voltado para a formação em elaboração de projetos visando à implementação de políticas ambientais municipais e regionais. O projeto proposto tem como objetivo capacitar servidores públicos e agentes ambientais vinculados a consórcios públicos, na elaboração de projetos ambientais voltados à implementação de políticas ambientais municipais e regionais, de forma direta, por parte dos municípios, ou para captação de recursos em fontes financiadoras, com foco na região do Caparaó.

O valor aprovado foi de R$ 343.980,00 (Trezentos e quarenta e três mil, novecentos e oitenta reais) que serão utilizados para bolsas e aquisição de equipamentos. O projeto será coordenado pela Professora Doutora Maria Claudia Lima Couto e prevê ainda a participação de mais 4 docentes, 4 alunos pós-graduação e 5 da graduação, além de pesquisadores externos. O irá oferecer 90 vagas em três turmas nos próximos dois anos.

O outro projeto foi aprovado no Edital PROEX/IFES nº 06/2020, um edital nacional para projetos de extensão com a finalidade de promover a iniciação tecnológica com foco na economia 4.0. O projeto do Campus Ibatiba será realizado em parceria com a Escola Estadual Profa. Maria Trindade de Oliveira, denominado Ecobot – o robô sustentável, a proposta tem como propósito a iniciação a programação e robótica para alunos dos anos finais do ensino fundamental de Ibatiba – ES com foco em consciência ambiental e mostrando as possibilidades da economia 4.0, para o desenvolvimento de um robô capaz de fazer a separação de resíduos sólidos por cores, desenvolvendo e exercitando diversas competências alinhadas a economia 4.0, Design Thinking e consciência ambiental.

O valor aprovado nesta proposta foi 118.064,00 (cento e dezoito mil e sessenta e quatro reais) que serão utilizados para bolsas e aquisição de equipamentos para um laboratório de robótica, que poderá ser utilizado por toda comunidade acadêmica.

O projeto será coordenado pelo Professor Eglon Rhuan Salazar Guimarães e terá como bolsistas os alunos Welington Moreira da Silva, Sergio Felipe Nunes de Oliveira e Joice Raposo Onofre, bem como da colaboração externa de Helivander de Freitas Lima.