Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Neabi convida: Semana da Consciência Negra 2020
Início do conteúdo da página

Neabi convida: Semana da Consciência Negra 2020

Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 13h50 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 13h50

O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) convida a todos para participarem do evento "SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2020" que será realizado nos dias 18 e 19 de Novembro de 2020 com transmissão on-line por meio do canal do YouTube - Ifes Campus Ibatiba. 

consciência negra 2020

 

O intuito do Neabi Ifes Ibatiba ao escolher o tema “Entre saberes e experiências: diálogos entre relações étnico-raciais, educação e arte.” é apresentar temáticas que contribuam para a compreensão das relações étnico-raciais e o combate ao racismo em nossa sociedade.

Especificamente, destacou-se a urgência de se discutir a problemática do racismo estrutural que atravessa todas os setores e as relações sociais, produzindo e reproduzindo formas de exclusão, preconceito e discriminação veladas ou explícitas.

Para a concretização dessa tarefa educativa, estética, e política, de desnaturalizar, compreender e combater o racismo, apostamos na educação e na arte como provocadoras de reflexões, sensações e rupturas, para promoção de uma (re) educação das relações étnico-raciais.

No dia 18/11, às 18h, teremos a palestra "“Racismo estrutural e etnocentrismo em análise” com a professora Fabiane Machado- UFRA/PA. Ainda, neste dia, teremos Intervenções poéticas com a escritora Tamyres Batista e Intervenções Poéticas e Musicais com o artista Gessé Paixão. A professora Silvana Reis dos Anjos será a mediadora neste dia. 

Para assistir o Dia 01 do evento, clique aqui.

No dia 19/11, tambéms às 18h, teremos a palestra " “Racismo estrutural e os desafios da Educação” com o professor Edimilson Motta/UFF, acompanhado de intervenções poéticas e musicais do artista Gessé Paixão. O Professor doutor Plínio Ferreira Guimarães será o mediador deste dia.

Para assistir o Dia 02 do evento, clique aqui.

As temáticas são de extrema importância! Participe do nosso evento!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página