Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Aconteceu no Ifes Ibatiba: Início do funcionamento da usina fotovoltaica
Início do conteúdo da página

Aconteceu no Ifes Ibatiba: Início do funcionamento da usina fotovoltaica

Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 19h43 | Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 20h12

Hoje, 10/11/2020, foram concluídos todos os procedimentos de ligação da Usina Fotovoltaica do Ifes Ibatiba. 

A instalação da usina solar fotovoltaica é um marco para o Ifes e para toda a região. Ao todo são aproximadamente 600m2 cobertos por placas de geração de energia elétrica. A expectativa é de que a usina produza energia suficiente para atender toda a demanda necessária para abastecer o Campus, gerando uma economia de mais de R$ 80 mil por ano.

Aconteceu no ifes ibatiba usina fotovoltaica

 

Além dos benefícios citados, a implantação de uma fonte de energia sustentável também é um ato emblemático, dado que os cursos do Ifes Ibatiba são voltados para questões ambientais, como o desenvolvimento sustentável. 

Ainda, a usina solar transforma o Ifes em um centro de referência e divulgação das tecnologias de geração de energia fotovoltaica, podendo receber visitantes e chamando a atenção da sociedade para a necessidade e as vantagens da utilização de energias renováveis.

Os investimentos realizados para a implantação da usina foram oriundos de emendas parlamentares do ex-deputado federal Givaldo Vieira e do Senador Marcos do Val e  serão compensados em aproximadamente 5 anos pela economia nas contas de energia, permitindo ao Ifes investir ainda mais em ações que melhoram a qualidade do ensino, tais como, visitas técnicas, projetos de internacionalização, capacitação de servidores, entre outros.

O Ifes Campus Ibatiba faz parte da Rede de Ensino Federal e oferece, desde 2011, ensino público de qualidade em sintonia com as demandas do mercado e os preceitos de formação da cidadania. O campus oferta cursos Técnicos Integrados, Graduação, pós-graduação e extensão em áreas ligadas ao meio ambiente e recursos naturais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página