Página inicial > Notícias > Ifes Ibatiba aumenta assistência estudantil durante a Pandemia do Covid-19

Ifes Ibatiba aumenta assistência estudantil durante a Pandemia do Covid-19

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 11h42 | Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 11h44

Em reunião da Comissão Gestora da Política de Assistência Estudantil ficou decidido o aumento dos valores dos auxílios da Assistência Estudantil.

O ano de 2020 foi marcado pela suspensão das atividades presenciais a partir do dia 18 de março. Até então já havia sido fechado o edital 01/2020 da Política de Assistência Estudantil do Ifes Ibatiba. Neste primeiro edital fizeram parte os estudantes que já foram no ano de 2019 beneficiados pela assistência estudantil e fizeram o requerimento de renovação dos auxílios. Os valores recebidos neste edital, até julho foram: Auxílio Alimentação (100% = R$ 125,00 e 50% = R$ 62,50). Auxílio Transporte (R$ 100,00; sendo este pago somente até março, por motivo da suspensão das atividades presenciais). Auxílio Didático/Uniforme (R$ 30,00). E, por fim, Auxílio Moradia (R$ 90,00).

Com o prolongar da quarentena, decidiu-se pela continuidade do edital 02/2020 para estudantes ingressantes no ano de 2020. Este edital foi realizado em sua quase totalidade à distância. Os valores dos auxílios para os meses de fevereiro a julho foram os mesmos descritos acima, praticados no edital 01/2020.

Uma vez finalizado este edital 02/2020, foi realizada a reunião da Comissão Gestora da Política de Assistência Estudantil do Ifes Campus Ibatiba. Nesta reunião foram discutidas as peculiaridades e as dificuldades que o momento atual impõe para o campus. Se as necessidades dos alunos eram grandes, com os problemas econômicos trazidos pela Pandemia estas tornaram-se ainda maiores.

Junto à Direção do Campus, foram definidos novos valores a serem praticados de agosto a dezembro para todos os alunos dos Editais 01/2020 e 02/2020: Auxílio Alimentação (100% = R$ 300,00 e 50% = R$ 150,00). Auxílio Didático/Uniforme (R$ 70,00). E o Auxílio Moradia (R$ 200,00).

Além disso, neste período 26 alunos do campus foram contemplados com o Auxílio emergencial para acessibilidade e inclusão digital (Auxílio Internet), favorecendo a instalação e o pagamento das mensalidades dos planos de internet para aqueles alunos que não tinham acesso à internet antes da pandemia.

A Comissão Gestora ressaltou que este acréscimo nos valores, superiores a 100% dos valores praticados anteriormente são válidos para este ano de 2020, justamente devido às particularidades desse momento. Para 2021 serão necessários novos editais e os valores poderão ser adequados ao orçamento do campus.

Comissão Gestora da Política de Assistência Estudantil do Ifes – Campus Ibatiba.