Página inicial > Notícias > Projeto Redação Nota Ifes

Projeto Redação Nota Ifes

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 17h28 | Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 16h22

Índice de Artigos

O projeto de ensino Redação Nota Ifes começou no ano de 2019 por iniciativa da professora Poliana da Silva Carvalho e conta com uma equipe interdisciplinar composta por professores de língua portuguesa e servidores administrativos com experiência redacional.

O projeto tem por finalidade preparar nossos alunos para a redação do Enem, cujo foco é o texto dissertativo-argumentativo. Pela característica do Exame, é sabido que a nota da redação pode fazer uma grande diferença na nota geral do aluno, se ele for bem sucedido em seu texto.

Os temas trabalhados nos encontros são recomendados com base em tópicos atuais com um prazo para entrega. A correção é feita por dois corretores e segue as cinco competências e os critérios exigidos pelo Exame. Além disso, os textos recebem apontamentos necessários que visam sempre à sua melhoria.

No final do projeto, é feita uma premiação para os melhores desempenhos em cada categoria: premiação geral por nota (1º e 2º lugares) e por competência do ENEM (até o 5º lugar).

No Enem 2019, foi observada uma melhora significativa nas notas de redação dos nossos alunos em relação aos anos anteriores. Isso nos mostra que a prática redacional somada ao acompanhamento contínuo surtem efeitos positivos.