Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Nota de Apoio às Manifestações Antirracistas do NEABI Ifes Ibatiba
Início do conteúdo da página

Nota de Apoio às Manifestações Antirracistas do NEABI Ifes Ibatiba

Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 11h23 | Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 11h50

NOTA DE APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES ANTIRRACISTAS

NOTA DE APOIO AS MANIFESTACOES ANTIRRACISTAS

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Ifes Campus Ibatiba torna público o nosso apoio às manifestações antirracistas que ocorrem neste momento no mundo todo. É importante que se externe o repúdio e indignação diante das constantes violências que são submetidas cotidianamente as populações negras, o que pode ser notado desde o nosso entorno, aqui no próprio estado do Espírito Santo, quanto nas demais regiões do Brasil e mesmo internacionalmente, como aquelas noticiadas nos Estados Unidos.

A violência materializa e expõe uma das maiores chagas da nossa sociedade: o genocídio da população negra, tragicamente naturalizado entre nós. No Brasil, 75,5 % de mortes por assassinatos são de pessoas negras, sendo os jovens entre 15 a 24 anos as maiores vítimas de acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Assim, o NEABI do Ifes Campus Ibatiba se solidariza com o movimento negro e demais movimentos de resistência contra o racismo de todas as partes do país e do mundo. Pretendemos ser mais uma voz na denúncia às discriminações, ao racismo em todas as suas dimensões (interpessoal, institucional e estrutural) e à violência constante contra a população negra. Guiamo-nos, dessa forma, por valores fundamentais para a humanidade como o respeito à vida, às liberdades e a defesa de uma sociedade mais justa e fraterna.
O NEABI reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial e conclama todos a participar da luta pela eliminação de todas as formas de discriminação, preconceito e violência disseminadas na sociedade.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”, Nelson Mandela.

registrado em:
Fim do conteúdo da página