Página inicial > Notícias > Aconteceu no Ifes Ibatiba: cursos de formação de professores continuam acontecendo em EaD

Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2020, 15h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 15h34

Embora as atividades presenciais estejam suspensas desde Março, os cursos de extensão continuaram a ser desenvolvido por EaD seguindo o calendário de aulas online, conforme seriam as presenciais.

Ao todo são 588 cursistas, em 4 polos presenciais, mas todos os polos estão participando das aulas online.  Os cursos, que estão em andamento são:

• Práticas pedagógicas e metodologias ativas em Ensino Fundamental 1
  • Práticas pedagógicas e metodologias ativas Ensino Fundamental 2
  • Práticas pedagógicas e metodologias ativas em Educação Especial
  • Práticas pedagógicas e metodologias ativas na Educação Infantil
  • Formação continuada em metodologias ativas

Os nosso alunos, que são docentes dessas séries, também estão utilizando o EaD para lecionar para os seus discentes.

No EF 1 foram propostas estratégias de ensino de História, sendo uma delas é o estudo da História individual, conceito abordado pela linha de pesquisa chamada Micro história, tendo sido proposta a confecção de mini biografias, que relacionaram a história de vida das crianças com os fatos históricos do Brasil, na economia, política e sociedade.

Na Educação Infantil, foi ensinada a estratégia de ensino investigativo, utilizando-se de metodologia científica, adaptada para os pequenos.Eles puderam descobrir a existência e intensidade do vento, analisar e classificar sementes, conhecer um pouco mais do universo ou descobrir as formas que a água assume (sólido, líquido e gasoso). Sendo que cada professor selecionou um tema para sua turma.

Esses dois cursos acima, a princípio, são os que estão realizando atividades práticas. A Coordenadora do projeto, Amanda Soares, servidora do Ifes Ibatiba,  declarou que esta satisfeita com o trabalho que esta desenvolvido, mesmo diante das limitações, e declarou que:

WhatsApp Image 2020 06 12 at 14.59.56

"Em muitos momentos, como por exemplo de ter a oportunidade de fazer a mini biografia e poder se colocar no lugar do aluno, de maneira real, faz sentido para uma aprendizagem que nos reporta a pensar, e consequentemente, o aprender se torna efetivo e eficaz. E a formação do IFES, tem proporcionado isso de maneira real e prazerosa.

O curso tem sido muito produtivo e temos recebido muitos retornos positivos dos professores. Que por sua vez têm se encantado com os resultados das propostas orientadas.

Vemos que mesmo em meio às mudanças bruscas ocorridas por causa da pandemia, podemos contribuir para o fortalecimento da educação"