Página inicial > Notícias > Professora e aluno do campus Ibatiba participaram de intercâmbio em Córdoba - Argentina

Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 09h13 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 10h09
A professora Poliana Carvalho e o aluno Lucas Rosa do 2° ano B do Curso Técnico em Meio Ambiente participaram do Curso de Imersão Linguística e Cultural que aconteceu em Córdoba-Argentina, do dia 13 ao dia 27 de julho.
É fato comprovado que a aprendizagem significativa de um idioma estrangeiro vai além do domínio das normas gramaticais, competência leitora e fluência verbal do aprendiz. Ela abarca a história, a cultura e todos os aspectos que caracterizam a identidade de seu povo. Assim, dada a importância de assegurar ao aluno vivências linguístico-culturais que agregam valor à sua formação e que podem contribuir para sua capacitação e participação no processo seletivo, e considerando as possibilidades de parcerias futuras com países do MERCOSUL no campo educacional, o Ifes Campus Ibatiba com uma perspectiva de ações afirmativas e de internacionalização das políticas educacionais participou pela primeira vez do Curso de imersão linguística e cultural, com duração de 40 (quarenta) horas, em Córdoba – Argentina, durante o período de recesso escolar de julho.
A oportunidade de poder praticar o idioma espanhol estudado no Ifes em situações reais de comunicação, de interagir com pessoas cujo idioma materno é a língua que o aluno estuda, constitui uma experiência, sob todos os aspectos, altamente enriquecedora e que se legitima na definição dos valores adotados pela rede IFES: comprometimento, cooperação, ética, excelência, inclusão, responsabilidade social, sustentabilidade e transparência. Ademais, o Espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo, com quase 400 milhões de fluentes e é a língua nativa de 7% da população mundial. O Espanhol é a língua oficial de 21 países e a língua oficial em vários estados dos Estados Unidos, bem como a língua materna dos principais parceiros econômicos do Brasil.
Dessa forma, o intercâmbio oportunizou aos alunos participantes uma experiência significativa de desenvolvimento da língua espanhola por meio da imersão na cultura através da vivência com famílias argentinas e visitas a vários pontos  turísticos em geral, além de expandir o horizonte cultural do aluno, propiciando a interação com estudantes de outras partes do mundo com múltiplas visões, experiências e possibilidades.
A experiência foi fantástica, marcante e enriquecedora!