Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Livro sobre a ditadura é publicado com capítulo escrito por professor do Campus
Início do conteúdo da página

Livro sobre a ditadura é publicado com capítulo escrito por professor do Campus

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 15h54 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 15h56

O livro “A ditadura aconteceu aqui: a história oral e as memórias do regime militar brasileiro”, conta com pesquisas diversas que têm a história oral e a memória social em torno da ditadura militar como fontes para as análises dos pesquisadores envolvidos no trabalho. Constam nelas trabalhos que percorrem campos diferentes dentro da temática do regime militar brasileiro que perdurou por 21 anos, entre 1964 e 1985, com abordagens da memória de grupos diversos como as elites militares, a oposição engajada através da cultura, estudantes, populações camponesas e indígenas, operários, entre outros. Publicado pela editora Letra e Voz, foi organizado pelos historiadores Carolina Dellamore, Gabriel Amato e Natália Batista.

O capítulo “Conquistando corações e mentes: as Ações Cívico-Sociais no contexto da repressão à Guerrilha do Caparaó” foi escrito pelo professor do campus Ibatiba Plínio Ferreira Guimarães. No texto é abordado o uso das Ações Cívico-Sociais (ACISO) durante o cerco à região da serra Caparaó quando da tentativa de instalação de um movimento guerrilheiro no interior do Parque Nacional em resistência à ditadura e a análise da memória de habitantes locais a respeito do programa. As ACISO consistiam em atividades de auxílio a populações civis realizadas por forças militares como estratégia de conquista de seu apoio e, consequentemente, torná-los hostis aos opositores da ditadura. Ações desse tipo tiveram origem nas Forças Armadas francesas após os conflitos enfrentados em suas antigas colônias na Ásia e norte da África. Após a Revolução Cubana, agentes do governo dos Estados Unidos iniciaram programas de treinamento das forças militares latino-americanas nesse tipo de ação numa tentativa de conter novos movimentos revolucionários no continente. No Brasil, Caparaó foi a primeira vez em que tais atividades foram colocadas à prova diante da possibilidade da eclosão de uma guerrilha contra o governo ditatorial. No artigo, o historiador traz à tona a memória da população local sobre as ações de assistência realizadas pelas forças de repressão, destacando as regiões mais isolados no entorno do Parque Nacional do Caparaó.

O livro “A ditadura aconteceu aqui: a história oral e as memórias do regime militar brasileiro” foi lançado no dia 27 de setembro durante o XII Encontro Regional Sudeste de História Oral, ocorrido na UFMG (Belo Horizonte) e encontra-se disponível para venda no site da editora e em livrarias virtuais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página