Página inicial > Notícias > Campus Ibatiba sedia o 14º Encontro de Produtores de Café de Ibatiba

Campus Ibatiba sedia o 14º Encontro de Produtores de Café de Ibatiba

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 13h58 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 15h12
imagem sem descrição.

Na última sexta-feira (30) o Ifes Campus Ibatiba sediou o 14º Encontro de Produtores de Café de Ibatiba, evento promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com o Ifes e a Prefeitura Municipal de Ibatiba, e com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Consórcio Pesquisa Café e a Universidade Federal de Viçosa.

CONT PROD CAFE 01

O tema da crise hídrica norteou as discussões durante o encontro cuja abertura foi realizada pelo coordenador do Incaper de Ibatiba, Heraldo Rodrigues dos Santos e contou com a participação do diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart. Segundo Suzart "há tecnologias disponíveis que contribuem para a convivência com a crise hídrica. As caixas secas, o plantio em nível, o manejo do mato nos corredores, a proteção das nascentes e das áreas de recarga garantem mais sustentabilidade hídrica na produção”.

CONT PROD CAFE 03

Após a abertura a palavra foi dada ao Deputado Federal Evair de Melo (PV) que fez um discurso motivacional sobre as oportunidades no campo. Em seguida o Prof. DSc. Juarez de Souza e Silva, da Universidade Federal de Viçosa, apresentou uma palestra sobre Secagem de Café e Energia, seguida por outra palestra apresentada pelo Prof. DSc. Aldemar Polonini Moreli, do Ifes de Ibatiba, sobre Recursos Hídricos e Pós-Colheira de Café.

CONT PROD CAFE 04

Após as palestras e discussões teóricas foi realizado um dia de campo no Córrego Cachoeira Alegre, em Ibatiba. Os cafeicultores Amélio Leocádio e Jean Gomes de Amorim abriram suas propriedades aos visitantes para demonstrar suas estações técnicas de processamento e secagem de café com capacidade de reaproveitamento da água do processamento do café.

CONT PROD CAFE 05