Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos > Graduação > Cursos > Graduação > Engenharia Ambiental
Início do conteúdo da página

Graduação

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tem 21 campi em funcionamento, além dos polos de apoio presencial para a educação a distância. A oferta de cursos de graduação é realizada de acordo com a vocação da região onde cada campus está inserido e com os arranjos produtivos locais.

O Ifes oferece cursos superiores de licenciatura, bacharelado e tecnólogo nas modalidades presencial e a distância. As inscrições para os cursos de graduação do Instituto são realizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada – Sisu

Cursos de graduação que o Ifes – Campus Ibatiba oferece

Ver cursos por campus

Engenharia Ambiental

Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 11h35

Perfil do Profissional

Os profissionais egressos no curso de Engenharia Ambiental atuam na iniciativa privada (firmas de consultoria e indústria) e em órgãos públicos (órgãos ambientais, companhias de saneamento, prefeituras, órgãos gestores, instituições de ensino e pesquisa). O Engenheiro Ambiental é um profissional que busca respostas para os problemas ambientais locais, regionais e nacionais, contribuindo para a qualidade de vida e a qualidade ambiental. O currículo e as atividades desenvolvidas no curso possibilitam aos seus egressos a aquisição, o desenvolvimento e a consolidação de conhecimentos para idealizar propostas de soluções por meio de ações de prevenção, controle e recuperação dos sistemas ambientais (água, ar e solo). O profissional formado no curso de Engenharia Ambiental apresenta as seguintes características gerais:

- Capacidade de comunicação e relação interpessoal, possibilitando atuar em equipes multidisciplinares;
- Pautar as suas intervenções como cidadão, reagindo eticamente com espírito de solidariedade, preservando os verdadeiros valores da condição humana;
- Ser um empreendedor, atento permanentemente ao seu campo de trabalho.

 

Área de Atuação

De acordo com a Resolução nº 447 de 2000, o Engenheiro Ambiental é um profissional de formação generalista, que atua no planejamento, na gestão ambiental e na engenharia e tecnologia ambiental, atua nos aspectos do relacionamento homem - meio ambiente e seus efeitos na cultura, no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida, coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

 

Campus em que o curso é ofertado

Campus de Ibatiba

Modalidade Presencial 

Horário Integral

Duração 5 anos 

Carga horária 3.900 horas 

Ingresso Processo seletivo pelo Sisu  

Quantidade de vagas 40

Ato de autorização

Laboratórios em funcionamento

Matriz curricular 

Projeto do Curso 

Contato da Coordenadoria do Curso (28) 3543-5549 ou engamb.ib@ifes.edu.br

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página