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Licenciatura em Pedagogia

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 11h44 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 16h28

Índice de Artigos

O Curso de Pedagogia: Em consonância com os parâmetros legais que orientam a formação de professores no Brasil, e com as normativas do Ifes, que dispõem sobre a formação de professores para atuar na educação básica e de acordo com a missão organizacional deste Instituto, o Ifes tem por objetivo promover educação profissional, científica e tecnológica pública de excelência, integrando de forma inovadora o ensino, a pesquisa e a extensão para construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável” (IFES, 2019, p. 15). O Curso de Licenciatura em Pedagogia do Ifes – Campus Ibatiba inscreve-se no contexto das políticas públicas de atendimento às carências e desafios existentes na formação de profissionais do magistério da Educação Básica, em âmbito local, regional e nacional, principalmente no que tange as concepções de Educação do Campo, Educação Ambiental e suas particularidades, visto que, a região do Caparaó, em sua maioria, é rural. Desse modo, tendo como base uma educação de qualidade e pública, o curso de Licenciatura em Pedagogia visa contribuir para uma melhor formação docente e ainda, sendo esta, voltada para as necessidades locais.

 

Duração: 04 anos (08 períodos).
Turno: Noturno*.
Carga horária do Curso: 3.230 horas.
Modalidade: Presencial (modalidade de créditos).
Forma de acesso: Em 2023 por Processo Seletivo próprio. A partir de 2024 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
* As disciplinas de Estágio não ocorrem no período noturno em função das especificidades do ensino.

 



Perfil do Egresso: O campo de atuação do licenciado em Pedagogia é composto pelas seguintes dimensões:

• Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio, na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
• Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
• Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

 

 


 

Resolução - CS nº105/2022 - Autoriza Curso Superior de Pedagogia Campus Ibatiba

 


 

 PPC - Licenciatura em Pedagogia

 


Matriz Curricular pedagogia 1 periodo

Matriz Curricular pedagogia 2 periodo

Matriz Curricular pedagogia 3 periodo

Matriz Curricular pedagogia 4 periodo

Matriz Curricular pedagogia 5 periodo

Matriz Curricular pedagogia 6 periodo

Matriz Curricular pedagogia 7 periodo

Matriz Curricular pedagogia 8 periodo

 

Disciplinas Optativas

Matriz Curricular pedagogia Optativas

 

 

 


Horario pedagogia 2023 1 page 0001

 


Disciplinas Pedagogia 2023 1


 

Altamiro Batista da Rocha Júnior

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) pela Universidade Federal de Juiz de Fora/SBM (2013) e Doutorado em Educação pela PUC Minas (2019). Atuou nas redes particular e pública da região metropolitana do Rio de Janeiro de 2005 a 2010. Desde 2010 é professor EBTT, de Matemática, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

http://lattes.cnpq.br/4139835438938361

 

Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho

Professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Ibatiba. Licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Centro Universitário de Caratinga (2004). Doutorado em Produção Vegetal (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Tem experiência na área de educação como professor de Educação Ambiental, Ciências Ambientais, Diagnóstico e Gestão Ambiental, Indicadores de Sustentabilidade de Agroecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, meio ambiente, agroecologia e sustentabilidade de agroecossistemas.

http://lattes.cnpq.br/7520766983744062

 

Leandro de Paula Liberato

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa / UFV (2010); pós-graduação (especialização) em Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes / UCAM (2012); pós-graduação (especialização) em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes / UCAM (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri / UFVJM (2018). Lecionou em instituições públicas do Estado de Minas Gerais (2007-2011). Atuou como professor temporário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais / IFSudesteMG (2012-2013). Trabalhou como professor efetivo (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais / IFNMG (2013-2021). Atualmente leciona língua portuguesa, literatura e redação no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
http://lattes.cnpq.br/8550479924022492

 

Wilson Augusto Costa Cabral

Doutor em Educação na linha Trabalho, Sociedade e Educação do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED/FACED/UFU. Professor do Ifes - Campus Ibatiba. Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação - GPEDE . Membro do Grupo de Pesquisa do Caparaó. Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, com reconhecimento no Brasil pela PUC-RJ como Mestre em Teologia Bíblica. Graduado em Filosofia e Teologia pela FAJE - Faculdade dos Jesuítas. Foi Secretário de Saúde e Gestor do SUS no Município de Caiana nos anos de 2010 e 2011, sendo também Secretário de Trabalho e Ação Social do mesmo município em 2011 e 2012. Trabalhou como Diretor-Administrativo da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana - FUMAPH. Lecionou na FAJE, em Belo Horizonte, na Faculdade DOCTUM , na FAVALE em Carangola e na FACIG - Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, MG. Atuou como professor EBTT no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Foi editor do Jornal O LUTADOR, de Belo Horizonte (de 2008 a 2010); editor da Revista Atualização (de 2008 a 2010) e Diretor-Editor do Jornal Tribuna do Leste (2012-2014), atuando também no Departamento de Jornalismo da Fundação Expansão Cultural.
http://lattes.cnpq.br/8023616489371783

 

Évelyn Freire da Silva

Atualmente é professora substituta do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Ibatiba. Cursou Mestrado em Educação na Universidade Federal de Viçosa. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Geografia, Meio Ambiente e História, é formada em Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Viçosa, foi estagiária do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, Bolsista de Extensão pelo Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente e Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. É Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes (2015).
http://lattes.cnpq.br/3175575439252350
Thalyta Botelho Monteiro
Possui graduação em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) Segunda Graduação em Pedagogia (2018); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013).Doutorado em Educação pela UFES. Especialista em Artes na Educação (2008); Especialista em Mediação de Educação à distância (2011); Experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias, infância, arte-educação e cinema de animação.
http://lattes.cnpq.br/0805393362796894

 

Luiz Santiago Souza do Nascimento de Lacerda

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em Geotecnia.
http://lattes.cnpq.br/9731486344810110

 

Marisleide Garcia de Souza

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na área de Análise de Ciclo de Vida de Produtos. Mestrado em Ciências em Engenharia Ambiental pela UFES (2005). Pós graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UCL (2010). Graduada em Engenharia Civil pela UFES (2002). Atuei no mercado profissional na área de recursos hídricos, saneamento básico e meio ambiente, com passagem pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e em diversas empresas privadas atuando na fiscalização ambiental, desenvolvimento de projetos de estações de tratamento de esgoto, drenagem urbana, sistemas de irrigação, gerenciamento de riscos e certificação ambiental para indústrias. A atuação acadêmica, quase na sua totalidade, ocorreu paralelamente à atuação junto às empresas, lecionando disciplinas de Hidráulica, Saneamento Básico, Instalações Hidrossanitárias, Segurança do Trabalho, Monitoramento Ambiental, Sistemas de Abastecimento de Água, entre outras. Atualmente sou professora de ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Ibatiba.
http://lattes.cnpq.br/7291912006194128

 

 

 

 

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