Graduação em Engenharia Ambiental
Índice de Artigos
Duração: mínimo de 5 anos (10 períodos).
Turno: Integral.
Carga horária do Curso: 3750 horas.
Modalidade: Presencial (modalidade de créditos).
Forma de acesso: Sistema de Seleção Unificada (SISU).
Engenharia Ambiental é uma graduação voltada para a aplicação e desenvolvimento de soluções de engenharia sustentáveis e a grade do curso privilegia a multidisciplinaridade de disciplinas, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. O principal objetivo é desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, estuda os problemas do meio ambiente para o projetar, operar e construir sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.
O profissional formado pode atuar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente, tanto no setor público (órgãos ambientais, companhias de saneamento públicas, prefeituras, órgãos gestores, instituições de ensino e pesquisa), como privado (empresas de consultoria, indústria, aterros sanitários e industriais, companhias de saneamento privadas, dentre outras), utilizando e desenvolvendo técnicas avaliação dos impactos das atividades antrópicas no meio ambiente no intuito de prevenir a poluição da água, do solo e do ar de forma a garantir a manutenção da qualidade do ambiente e dar suporte ao desenvolvimento das atividades econômicas com melhoria da qualidade de vida dos seres humanos.
O curso busca habilitar o profissional a desempenhar as atribuições definidas para o Engenheiro Ambiental na Resolução nº 447 de 2000 do Conselho Federal de Engenharia, dando competência ao desempenho das atividades referentes à administração, gestão e ordenamentos ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos.
Redes Sociais