O que é o Napne?
Índice de Artigos
O NAPNE é um núcleo vinculado a Direção de Ensino cujos propósitos principal é desenvolver ações na comunidade acadêmica que contribuam para a promoção da inclusão escolar, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e saída com êxito em todos os cursos ofertados pelo Ifes.
Sua organização, funcionamento e atribuições são definidas por regulamento próprio, homologado pela Portaria n° 1.063, de 05 de junho de 2014.
Segundo o art. 4 de seu regulamento interno, o Napne, tem sua atuação norteada pelos seguintes princípios:
I – respeito aos Direitos Humanos;
II – educação de qualidade para todos;
III – acolhimento à diversidade;
IV – acessibilidade e autonomia;
V – gestão participativa;
VI – parceria com a comunidade escolar e com a sociedade civil;
VII – inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
No Núcleo do Campus Ibatiba, somos um grupo de profissionais multidisciplinar que busca ampliar a inclusão educacional.
Alunos e servidores do campus Ibatiba, além de membros da comunidade externa.
No Ifes Campus Ibatiba, o Napne é composto por uma equipe multidisciplinar com representantes dos seguintes seguimentos: Pedagógico, Assistência Estudantil, Apoio ao Ensino, Tradutor e Intérprete de Libras, Assistente em Administração e Docentes.
São objetivos do Napne, de acordo com o art. 5° de seu regulamento interno:
I – identificar os discentes com necessidades específicas no campus;
II – orientar os discentes com necessidades específicas, bem como seus familiares, quanto aos seus direitos e deveres;
III – contribuir para a promoção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos discentes com necessidades específicas que dele necessitarem;
IV – orientar os servidores e prestadores de serviços do campus quanto ao atendimento aos discentes com necessidades específicas;
V – contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e procedimental;
VI – promover junto à comunidade escolar ações de sensibilização para a questão da educação inclusiva e de formação continuada referente a essa temática;
VII – articular parcerias e convênios para troca de informações, experiências e tecnologias na área inclusiva, bem como para encaminhamento ao AEE;
VIII – contribuir para o fomento e a difusão de conhecimento acerca das Tecnologias Assistivas;
IX – colaborar com a Comissão de Processo Seletivo no sentido de garantir as adaptações necessárias para os candidatos com necessidades específicas que realizarão os exames de seleção para os cursos do Ifes.
X – Assessorar outros setores do campus na promoção da acessibilidade de forma extensiva a toda a comunidade escolar.
XI – Contribuir para que o Projeto Pedagógico Institucional do Ifes contemple questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade;
Ações 2020:
- Solicitar professor de AEE;
- Curso básico de Libras para servidores e alunos;
- Curso básico de Inclusão para servidores e comunidade externa;
- Promover ações de conscientização com foco nas necessidades do campus levantadas partir do diagnóstico;
- Promover o atendimento especializado para alunos com necessidades específicas do campus;
- Promoção de eventos forma!vos e de produção de conhecimento na área;
- Realização de reuniões gerais presenciais mediante construção de calendário anual
Para ver o Plano de Ações completo, clique aqui.
Ações 2019:
-
Capacitação em comunicação visual inclusiva: noções de Libras para alunos. CH: 20 horas. Início: 07/05/29 (26 concluintes);
-
Oficina de Tecnologias Assistivas ofertada na I Semana dos Cursos e Educação para a vida em 07/06/19;
-
Ação de sensibilização em todas as turmas do campus sobre o Dia Internacional da Pessoa Surdocega (27/06/19);
-
Evento da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28/08/19). Tema: Família e pessoas com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas. Foram ofertadas palestras, minicursos e tivemos um espaço para mostra de trabalhos.
-
Oferta de curso FIC “Inclusão: Saberes e Práticas” para servidores. CH: 130 horas. Início: 26/08/19. Término: 08/12/2019 (11 concluintes);
-
Participação no III Seminário de Educação Especial e Inclusiva do Campus Cariacica, com apresentação de comunicação oral intitulada “Saberes e Práticas de Inclusão: Relato de Experiência da oferta de curso FIC para profissionais da educação do Ifes Campus Ibatiba” (03 e 04/10/19).
-
Mostra “Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas – o trabalho do Napne do Ifes Campus Ibatiba” durante a IV Feira do Conhecimento Científico e Tecnológico do Caparaó – FECITEC 2019 em 19/11/19.
-
Produção de material visual de identificação e caracterização do núcleo + alfabetos em braille e libras, no formato banner. Produção de mural com informações de caracterização do público-alvo atendido pelo Napne.
-
Confecção de placas de identificação dos setores do campus em braille;
-
Check-list de acessibilidade do campus, com base no Manual de Acessibilidade Espacial para escolas MEC (em construção);
Ações 2018:
-
Ações de sensibilização com relação à inclusão e ao respeito às pessoas com deficiência. Foram realizados quatro momentos diferentes, com dinâmicas diferentes (visita às salas de aula com vídeo explicativo; mostra de vídeo e mural explicativo; roda de conversa; palestra).
-
Orientações aos docentes com relação às demandas dos alunos acompanhados pelo núcleo com orientações sobre as adaptações necessárias.
-
Análise das necessidades de adaptação do espaço e a compra de móvel adaptado para atendimento a aluno atendido pelo núcleo;
-
Participação no Encontro dos Napne e no Seminário no Ifes Campus Venda Nova, apresentando parte do nosso trabalho .Reuniões periódicas para socialização das informações.
-
Capacitação em comunicação visual inclusiva – Libras, voltada para servidores.
-
Incluída no site oficial do Ifes Campus Ibatiba uma aba com as informações do Napne, para maior visibilidade e informação da comunidade.
As necessidades específicas são bastante variadas e diferentes entre si. Incluem as deficiências, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. Os Napnes utilizam um conjunto de estratégias e recursos para o atendimento a pessoas que possuam essas necessidades específicas.
Segundo a Resolução do Conselho Superior N° 34/2017, é considerado aluno com necessidade específica:
I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com uma ou mais barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas;
II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Atualmente está englobado no transtorno de espectro autista, classificando-se como leve, moderado ou grave;
III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles identificados com um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Como agir se eu for um aluno com necessidades específicas?
1. Você poderá identificar-se no momento de inscrição para o processo seletivo, tendo a oportunidade de pedir atendimento específico desde o momento da prova. Aprovado no processo seletivo, este atendimento seguirá ao longo de toda a sua vida acadêmica no Campus.
2. Você pode fazer sua identificação e pedido de atendimento específico também quando inscrever-se em cursos na modalidade a distância (EaD) ou de extensão.
3. Identificada a demanda, nossa equipe entrará em contato com você e sua família. Será um prazer atendê-lo, não deixe de usufruir de seu direito.
Compõem o Napne do Ifes Campus Ibatiba os seguintes membros (Portaria n° 366-GDG, de 12 de setembro de 2019 alterada pela Portaria n° 467-GDG, de 20 de novembro de 2019):
I. Raíza Teixeira Griffo Vasconcelos – Coordenador
(Assistente de Alunos)
II. Juliana Fioresi Moreira - Coordenador Adjunto
(Assistente Social)
III. Ofrania de Oliveira Ferreira Lima – Secretária
(Auxiliar em Enfermagem)
IV. Amanda de Almeida Soares – membro
(Tradutor e Intérprete de Libras)
V. Evanilda Goldner de Souza Pinto – membro
(Assistente em Administração)
VI. Keytt Dayane Pirovani Furtado – membro
(Pedagoga)
VII - Ivanete Tonole da Silva - membro
(Docente)
VIII – Lorena Ferrari Secchin – membro
(Docente)
IX - Thalyta Botelho Monteiro - membro
(Docente)
X - Mayhuri Roberto Bonifácio - membro
(Assistente de Alunos)
XI - Hillary Garcia Coelho - membro
(Discente)
O Napne está fisicamente localizado no bloco B do campus Ibatiba, Sala B102G.
Alunos, pais de alunos, servidores e/ou membros da comunidade externa também pode enviar sua demanda por e-mail, telefone ou no formulário abaixo:
E-mail: napne.ib@ifes.edu.br
Telefone: (28) 3545-5520 / (28) 3543-5526
Envie sua demanda para o Napne através deste link: https://forms.gle/r1b2fCDKm8nhDNwr8
O site PCD Legal, disponibiliza Documentos e Leis nacionais e internacionais de forma acessível a todos. É um espaço de biblioteca virtual que tem objetivo de oferecer conhecimento sobre temas importantes para o desenvolvimento da cidadania, em ambiente bilíngue (Libras/Língua Portuguesa).
Redes Sociais