Página inicial > Notícias > Live de Batepapo: Corpo e Cultura: Saúde e Qualidade de vida na contemporaneidade.

Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 22h18 | Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 22h29

"Nosso corpo, a partir do nascimento, vai sendo construído em uma relação com o mundo da cultura, das condições ambientais e econômicas, pautado, portanto, no sentido que este adquire no grupo social ao qual será integrado.

Em nossa sociedade hodierna, constatamos um investimento contemporâneo no culto ao corpo belo e padronizado, com o menosprezo pelas diferenças. O acréscimo da busca incessante pela imagem perfeita tem levado ao uso de múltiplos recursos em forma de dietas, exercitações, uso de medicamentos e cirurgias plásticas para alcançar tal objetivo, mesmo que estatisticamente o resultado cause danos à saúde do indivíduo.

Assim, a ocorrência de distúrbios relacionados à Imagem corporal tem denunciado a ausência de um olhar diferenciado sobre o corpo. Por isso, refletir sobre a influência exercida pela sociedade de forma geral, na determinação de comportamentos padronizados que anunciam uma “ditadura do corpo perfeito” e sobre as formas pelas quais o corpo é percebido e manipulado na nossa cultura, é condição para constituição de relações mais saudáveis dos sujeitos consigo próprios.

Nosso objetivo é fomentar um evento formativo no qual, profissionais da área de educação física, nutrição e psicologia, compartilhem conhecimentos relativos aos cuidados com o corpo, em uma perspectiva crítica e afetiva que possa contribuir para a reconstrução positiva da Imagem corporal, e o respeito à individualidade e à diversidade." (Prof.ª Silvana Reis dos Anjos).

Trata-se de um evento formativo, com o objetivo fazer um bate-papo aberto com profissionais da área de educação física, nutrição e psicologia, para tratar da temática da corporeidade, saúde e qualidade de vida a partir de uma perspectiva crítica sobre as formas de manipulação do corpo na contemporaneidade e os consequentes danos causados à saúde, à imagem corporal e à autoestima.

A Live será dia 09/12, Quinta-feira, às 19h30, ao vivo em nosso canal do Youtube (link: https://youtu.be/sVO1QByhzPw )

A palestra terá a participação de Diulya P. Hubner, Nutricionista, Graduada pelo Centro Universitário Redentor, Pós- Graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva; de Adrielle Lopes de Souza, Professora de Educação Física e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; e de Alexsandra Ferreira, Psicóloga, Graduada pelo Centro Universitário São Camilo, Pós-Graduada em Terapia ocupacional com capacitação em Recursos humanos e Gestão de pessoas.

A mediação do bate-papo será de nossa servidora, Silvana Reis dos Anjos, Professora do IFES - Campus Ibatiba, Mestre em Educação Física - UFES; e pela aluna do 1º ano do Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio do Campus Ibatiba, Lavínia Januário Guimarães.