Nota de Repúdio do Neabi Ifes Ibatiba contra os atos bárbaros de extermínio da população negra.
Amanhecemos neste dia 20 de Novembro, exatamente no Dia da Consciência Negra, com mais uma notícia triste que reflete a violência cotidiana que se impõe à população negra no Brasil: o assassinato de um homem por seguranças de um supermercado em Porto Alegre. O ocorrido, que infelizmente não se trata de um caso isolado, reflete a barbárie e escancara o nefasto racismo estrutural em nosso país.
O homem assassinado, negro, culpado pela cor de sua pele, foi covardemente espancado por dois seguranças do supermercado, brancos, um deles membro da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
Diante do fato e da data simbólica de hoje, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifes campus Ibatiba manifesta o seu repúdio ao ocorrido e a toda e qualquer forma de violência contra a população negra.
Atos como este apenas reforçam a importância de ações que busquem não apenas valorizar a cultura afro-brasileira e africana, mas também o urgente e constante combate ao racismo presente de diversas formas em nossa sociedade, como nos assassinatos e agressões, na disparidade de oportunidades e condições e mesmo nas formas quase invisíveis, mas que conservam as nossas estruturas injustas e desiguais.
Ibatiba, 20 de Novembro de 2020.
Neabi Ifes Ibatiba
Redes Sociais