Aconteceu no Ifes Ibatiba: implantação do Plano de Compensação Ambiental
O Plano de Compensação Ambiental elaborado pelo Ifes Ibatiba já teve sua primeira fase realizada com o plantio de 260 mudas de espécies nativas da região no Horto Florestal de Ibatiba.
A obra do novo prédio, que contará com uma Biblioteca maior e um auditório para mais de 300 pessoas, exigiu a retirada das árvores que existiam no terreno.
Para compensar essa retirada, foi proposto o plantio de 5 árvores novas a cada 1 árvore extraída. A implantação do plano iniciou em Maio de 2020.
Mas, como funciona essa compensação? O professor Willian explica:
"Para minimizar o prejuízo causado pela supressão das árvores exóticas, o IFES – Campus Ibatiba realizou a compensação ambiental em área proporcional, no Horto Florestal de Ibatiba, da seguinte maneira:
(1) Plantio de mudas de árvores no entorno imediato (já realizado)
(2) Fornecimento de mudas (médio prazo) e
(3) Projetos de reflorestamento (longo prazo).
Após as atividades de implantação, que se deram início no mês de maio de 2020, foram plantadas 260 mudas de espécies nativas do estado do Espírito Santo.
Ao todo foram inseridas 16 espécies dos variados grupos ecológicos da flora capixaba: Indivíduos de Embauba; Goaiba; Ingá; Ipê amarelo; Jenipapo; Jacarandá mimoso; Pau formiga; Peroba amarela*; Quaresmeira; Urucum; Jussara; Jatobá*; Sapucaia; Imbirema; Jequitiba rosa* e Brauna* compuseram a diversidade de mudas inseridas no horto florestal de Ibatiba.
Dentre as espécies citadas cabe destacar o plantio de espécies ameaçadas de extinção, segundo listagem do Ibama, tais como: Peroba amarela, Jatobá, Jequitibá rosa e Brauna."
O plantio dessas ároves promovem compensação ambiental na medida que proporcionam:
- sequestro de carbono atmosférico;
- atração da fauna silvestre; e
- estimulo aos serviços ambientais na área do horto florestal de Ibatiba-ES
Além dos benefícios ambientais, uma trilha ecológica será construída nas proximidades do campus, na área recuperada para fins de educação ambiental dos cursos técnico em florestas, meio ambiente e graduação em Engenharia Ambiental.
Redes Sociais