Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Atividades pedagógicas não presenciais do Ifes Ibatiba
Início do conteúdo da página

Atividades pedagógicas não presenciais do Ifes Ibatiba

Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 11h12 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 14h50

Índice de Artigos

 
O início das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) será no dia 25 de maio, seguindo as orientações da Resolução do Conselho Superior 1/2020. Com isso o calendário acadêmico será retomado. 
 
Os estudantes que não tiverem acesso à internet ou que tenham limitações à utilização dos recursos de tecnologias de informação e comunicação, devem entrar em contato com o campus por e-mail ( cae.ib@ifes.edu.br) ou whatsapp (28 35435526) de 10h as 19h,o mais rápido possível. 
As atividades não-presenciais serão realizadas preferencialmente no Ambiente virtual de ensino - pelo aplicativo Moodle, mas também outros meios eletrônicos como vídeo, e-mail, aplicativo de mensagens instantâneas, etc.
 
Todos os alunos receberão um plano quinzenal de atividades, bem como aos materiais necessários para execução dessas atividades com mínimo de antecedência. 
Pedimos que acompanhem nosso site e mídias oficiais (Instagram e Facebook do Campus), bem como acessem com frequência o e-mail cadastrado no Q-Acadêmico. Todas as notícias sobre as atividades pedagógicas não presenciais serão disponibilizadas aos estudantes e seus responsáveis através desses canais.
O Campus Ibatiba reconhece as dificuldades que todos estão passando em razão da pandêma do coronavírus, e está se empenhando para que as atividades proposta mantenham qualidade do ensino e, ao mesmo tempo, respeite à saúde física e mental dos nossos alunos e servidores.
 
 
Em caso de dúvidas sobre as atividades não-presenciais, entre em contato com a Coordenadoria de Apoio ao Ensino através do e-mail ou whatsapp clicando nas imagens abaixo. 
 
e mail 2   whatsapp
 
 

 

1 - O que é plano quinzenal de APNP?
O plano quinzenal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que balizará as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele o professor apresenta (com anuência do Coordenador de Curso e da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) aos estudantes de sua disciplina a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação.

2 - Como acessar o Ava/Moodle?
O link de acesso ao sistema é https://ava.cefor.ifes.edu.br/. No sistema o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. O login é o nº de matrícula e a senha do primeiro acesso é Mud@r123. 

Importante: o e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para que o estudante consiga acessar o Ava. 

Orientações para o primeiro uso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - download 

O Cefor criou um Guia fácil Moodle para aplicativos móveis. Para acessá-lo, clique aqui. 

Além disso, foi criada uma  playlist no Youtube para te auxiliar, caso seja seu primeiro acesso: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Obs: o estudante poderá acessar o link da sala pelo computador ou baixar o aplicativo no celular (disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/).

Pelo aplicativo os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Para tanto, é necessário acessar a internet para fazer o download dos materiais (Clique em painel, acesse o curso, clique no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolha a opção Download do curso). Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.

3 - Como atualizar meu e-mail no Sistema Acadêmico?

Para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico acesse https://academico.ifes.edu.br/ e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.

4 - Como faço para tirar dúvidas sobre as atividades?
No próprio Ava/Moodle ou pelo envio de e-mail para os professores das disciplinas. Os docentes ficaram disponíveis por no mínimo 1h por semana para tirar dúvidas dos alunos online, conforme dia e horário combinados entre alunos e docente. 

 

 


 

 
instruçoes ativ. não p 01instruçoes ativ. não p 02instruçoes ativ. não p 03instruçoes ativ. não p 04instruçoes ativ. não p 05instruçoes ativ. não p 06instruçoes ativ. não p 07instruçoes ativ. não p 08instruçoes ativ. não p 09
 

 
apnps 06.07 a 21.07
 
 
apnps 22.06 a 05.07  apnps 08.06 a 21.06  apnps 25.05 a 07.06


 

Docentes Endereço de correio eletrônico
Abiney Lemos Cardoso abiney.cardoso@ifes.edu.br
Adelson de Azevedo Moreira adelson@ifes.edu.br;
Adjalme Dias Ferreira adjalmedf@ifes.edu.br
Alexrenan Ribeiro Oliveira alexrenan.oliveira@ifes.edu.br;
Andréa Maria Silva Lannes Fazolo andrea.fazolo@ifes.edu.br
Anna Isabel Guido Costa anna.costa@ifes.edu.br
Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho acarvalho@ifes.edu.br
Benvindo Sirtoli Gardiman Júnior benvindo.junior@ifes.edu.br
Dihego de Oliveira Azevedo dihego.azevedo@ifes.edu.br
Diogo de Azevedo Lima diogo.lima@ifes.edu.br
Eglon Rhuan Salazar Guimarães eglon@ifes.edu.br
Elaine Cristina Silva Guimarães elaine.guimaraes@ifes.edu.br
Fábio Arthur Leão de Souza fabio.souza@ifes.edu.br
Felipe Alexandre Lima Fernandes Santos felipelima@ifes.edu.br
Fernando Alves Mazzini fernando.mazzini@ifes.edu.br
Flávio Costa de Cerqueira flavioc@ifes.edu.br
Flávio Eymard da Rocha Pena flavio.Pena@ifes.edu.br
Francisco José Valim Olmo fjvolmo@ifes.edu.br
Gilberto Mazoco Jubini gilberto.jubini@ifes.edu.br
Ivanete Tonole da Silva ivanete.silva@ifes.edu.br
Juscelino Alves Henriques juscelino.henriques@ifes.edu.br
Leandro Ricarte Castro de Souza leandro.souza@ifes.edu.br
Lorena Ferrari Secchin lorena.secchin@ifes.edu.br
Maria Cláudia Lima Couto maria.couto@ifes.edu.br
Natiélia Oliveira Nogueira natielia.nogueira@ifes.edu.br
Nelson Rubens Nascimento Del’Antonio nelson.delantonio@ifes.edu.br
Onair Mendes de Oliveira onair.oliveira@ifes.edu.br
Plínio Ferreira Guimarães   plinio.guimaraes@ifes.edu.br
Poliana da Silva Carvalho poliana.carvalho@ifes.edu.br
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni priscilla.majoni@ifes.edu.br
Remilson Figueiredo  remilson.figueiredo@ifes.edu.br
Renata Aparecida dos Santos renata.santos@ifes.edu.br
Renato César Oliveira Júnior renato.oliveira@ifes.edu.br
Robson Vieira da Silva  robson.Silva@ifes.edu.br
Rosana Serpa   rosana.serpa@ifes.edu.br
Silvana Reis do Anjos   silvana.anjos@ifes.edu.br
Thalyta Botelho Monteiro  thalyta.monteiro@ifes.edu.br
Wallisson da Silva Freitas   wallisson.freitas@ifes.edu.br
William Macedo Delarmelina william.delarmelina@ifes.edu.br
Wilson Augusto Costa Cabral wilson.cabral@ifes.edu.br

 


 

Resolução 01/2020 do Conselho Superior do Ifes - regulamentação das atividades não-presenciais 
 
Portaria nº 151/2020 - Regulamento e Normas de Implementacao das Atividades Pedagogicas Nao Pesenciais do Ifes campus Ibatiba  
 

Guia fácil Moodle para aplicativos móveis 

 

 


 

Como faço para acessar as atividades?
As atividades estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle já integrado ao sistema acadêmico do Ifes. Confira a playlist preparada pelo Cefor: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Qual será o horário das aulas?
As aulas não tem horário definido para acontecer. Cada docente vai combinar com a turma um horário de atendimento para discutir os conteúdos e tirar eventuais dúvidas. As atividades síncronas serão preferencialmente no turno de suas aulas. 

(Os estudantes podem conferir o cronograma quinzenal de atividades para não conciliar várias atividades ao mesmo tempo).

As atividades ficarão disponíveis por quanto tempo?
Por todo o período do isolamento social. Na retomada das atividades presenciais as atividades ainda ficarão disponíveis por um período a ser determinado, para que aqueles que não tiveram acesso durante o isolamento possam fazer as avaliações.

Quais ferramentas poderão ser utilizadas?
Os docentes poderão utilizar tecnologias complementares ao AVA-Moodle, como e-mail institucional e de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas; vídeo-aulas, fotos e vídeos com envio de links, podcasts, murais colaborativos, fóruns, blogs, sistemas de webconferência. Será dada preferência para as tecnologias que podem ser integradas ao AVA-Moodle.

Como funciona o registro de presença?
Quando o estudante entrega a atividade.

Qual o prazo para entrega das atividades?
Existirá uma data para entrega, mas no Moodle, esta data vai ficar em aberto para aqueles que não conseguem entregar, mas com justificativa.

Quem não tiver acesso às atividades, poderá fazer a prova quando retornarem as atividades presenciais?
Sim, as atividades ficarão disponíveis para que aqueles que não consigam realizá-las remotamente possam fazê-las no retorno das atividades.

Qual o percentual de atividades que serão realizadas à distância?

  • 1º e 2º anos

Serão ofertadas disciplinas de acordo com a disponibilização dos docentes e também do perfil das próprias disciplinas e da carga horária da disciplina, restringindo-se ao limite de até 50% do total da carga horária da semana.

I. O número de disciplinas quinzenais não pode exceder o total de 05 disciplinas.

II. O planejamento de disciplinas com carga horária semanal diferenciada deverá considerar o objetivo de não sobrecarregar o discente.

  • 3º ano

Para os alunos concluintes do 3º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio serão ofertadas disciplinas de acordo com a disponibilização dos docentes e também do perfil das próprias disciplinas e da carga horária da disciplina, restringindo-se ao limite de até 100% do total da carga horária da semana.

Cada disciplina poderá ofertar até o máximo do dobro de sua carga horária semanal.

  • Graduação

Para os alunos da Graduação serão ofertadas disciplinas de acordo com a disponibilização dos docentes, do perfil das próprias disciplinas e da carga horária da disciplina, restringindo-se ao limite de até 100% do total da carga horária da semana.

Como ficou o calendário acadêmico?
O calendário acadêmico será retomado no dia 25 de maio e a data de início equivale ao dia 19 de março para contagem dos dias letivos.

Os eventos serão mantidos?
Os eventos serão adaptados, na medida do possível, para formato virtual.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página