Atividades pedagógicas não presenciais do Ifes Ibatiba
Índice de Artigos
1 - O que é plano quinzenal de APNP?
O plano quinzenal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que balizará as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele o professor apresenta (com anuência do Coordenador de Curso e da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) aos estudantes de sua disciplina a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação.
2 - Como acessar o Ava/Moodle?
O link de acesso ao sistema é https://ava.cefor.ifes.edu.br/. No sistema o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. O login é o nº de matrícula e a senha do primeiro acesso é Mud@r123.
Importante: o e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para que o estudante consiga acessar o Ava.
Orientações para o primeiro uso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - download
O Cefor criou um Guia fácil Moodle para aplicativos móveis. Para acessá-lo, clique aqui.
Além disso, foi criada uma playlist no Youtube para te auxiliar, caso seja seu primeiro acesso: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo
Obs: o estudante poderá acessar o link da sala pelo computador ou baixar o aplicativo no celular (disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/).
Pelo aplicativo os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Para tanto, é necessário acessar a internet para fazer o download dos materiais (Clique em painel, acesse o curso, clique no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolha a opção Download do curso). Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.
3 - Como atualizar meu e-mail no Sistema Acadêmico?
Para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico acesse https://academico.ifes.edu.br/ e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.
4 - Como faço para tirar dúvidas sobre as atividades?
No próprio Ava/Moodle ou pelo envio de e-mail para os professores das disciplinas. Os docentes ficaram disponíveis por no mínimo 1h por semana para tirar dúvidas dos alunos online, conforme dia e horário combinados entre alunos e docente.
Docentes | Endereço de correio eletrônico |
Abiney Lemos Cardoso | abiney.cardoso@ifes.edu.br |
Adelson de Azevedo Moreira | adelson@ifes.edu.br; |
Adjalme Dias Ferreira | adjalmedf@ifes.edu.br |
Alexrenan Ribeiro Oliveira | alexrenan.oliveira@ifes.edu.br; |
Andréa Maria Silva Lannes Fazolo | andrea.fazolo@ifes.edu.br |
Anna Isabel Guido Costa | anna.costa@ifes.edu.br |
Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho | acarvalho@ifes.edu.br |
Benvindo Sirtoli Gardiman Júnior | benvindo.junior@ifes.edu.br |
Dihego de Oliveira Azevedo | dihego.azevedo@ifes.edu.br |
Diogo de Azevedo Lima | diogo.lima@ifes.edu.br |
Eglon Rhuan Salazar Guimarães | eglon@ifes.edu.br |
Elaine Cristina Silva Guimarães | elaine.guimaraes@ifes.edu.br |
Fábio Arthur Leão de Souza | fabio.souza@ifes.edu.br |
Felipe Alexandre Lima Fernandes Santos | felipelima@ifes.edu.br |
Fernando Alves Mazzini | fernando.mazzini@ifes.edu.br |
Flávio Costa de Cerqueira | flavioc@ifes.edu.br |
Flávio Eymard da Rocha Pena | flavio.Pena@ifes.edu.br |
Francisco José Valim Olmo | fjvolmo@ifes.edu.br |
Gilberto Mazoco Jubini | gilberto.jubini@ifes.edu.br |
Ivanete Tonole da Silva | ivanete.silva@ifes.edu.br |
Juscelino Alves Henriques | juscelino.henriques@ifes.edu.br |
Leandro Ricarte Castro de Souza | leandro.souza@ifes.edu.br |
Lorena Ferrari Secchin | lorena.secchin@ifes.edu.br |
Maria Cláudia Lima Couto | maria.couto@ifes.edu.br |
Natiélia Oliveira Nogueira | natielia.nogueira@ifes.edu.br |
Nelson Rubens Nascimento Del’Antonio | nelson.delantonio@ifes.edu.br |
Onair Mendes de Oliveira | onair.oliveira@ifes.edu.br |
Plínio Ferreira Guimarães | plinio.guimaraes@ifes.edu.br |
Poliana da Silva Carvalho | poliana.carvalho@ifes.edu.br |
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni | priscilla.majoni@ifes.edu.br |
Remilson Figueiredo | remilson.figueiredo@ifes.edu.br |
Renata Aparecida dos Santos | renata.santos@ifes.edu.br |
Renato César Oliveira Júnior | renato.oliveira@ifes.edu.br |
Robson Vieira da Silva | robson.Silva@ifes.edu.br |
Rosana Serpa | rosana.serpa@ifes.edu.br |
Silvana Reis do Anjos | silvana.anjos@ifes.edu.br |
Thalyta Botelho Monteiro | thalyta.monteiro@ifes.edu.br |
Wallisson da Silva Freitas | wallisson.freitas@ifes.edu.br |
William Macedo Delarmelina | william.delarmelina@ifes.edu.br |
Wilson Augusto Costa Cabral | wilson.cabral@ifes.edu.br |
Guia fácil Moodle para aplicativos móveis
Como faço para acessar as atividades?
As atividades estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle já integrado ao sistema acadêmico do Ifes. Confira a playlist preparada pelo Cefor: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo.
Qual será o horário das aulas?
As aulas não tem horário definido para acontecer. Cada docente vai combinar com a turma um horário de atendimento para discutir os conteúdos e tirar eventuais dúvidas. As atividades síncronas serão preferencialmente no turno de suas aulas.
(Os estudantes podem conferir o cronograma quinzenal de atividades para não conciliar várias atividades ao mesmo tempo).
As atividades ficarão disponíveis por quanto tempo?
Por todo o período do isolamento social. Na retomada das atividades presenciais as atividades ainda ficarão disponíveis por um período a ser determinado, para que aqueles que não tiveram acesso durante o isolamento possam fazer as avaliações.
Quais ferramentas poderão ser utilizadas?
Os docentes poderão utilizar tecnologias complementares ao AVA-Moodle, como e-mail institucional e de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas; vídeo-aulas, fotos e vídeos com envio de links, podcasts, murais colaborativos, fóruns, blogs, sistemas de webconferência. Será dada preferência para as tecnologias que podem ser integradas ao AVA-Moodle.
Como funciona o registro de presença?
Quando o estudante entrega a atividade.
Qual o prazo para entrega das atividades?
Existirá uma data para entrega, mas no Moodle, esta data vai ficar em aberto para aqueles que não conseguem entregar, mas com justificativa.
Quem não tiver acesso às atividades, poderá fazer a prova quando retornarem as atividades presenciais?
Sim, as atividades ficarão disponíveis para que aqueles que não consigam realizá-las remotamente possam fazê-las no retorno das atividades.
Qual o percentual de atividades que serão realizadas à distância?
- 1º e 2º anos
Serão ofertadas disciplinas de acordo com a disponibilização dos docentes e também do perfil das próprias disciplinas e da carga horária da disciplina, restringindo-se ao limite de até 50% do total da carga horária da semana.
I. O número de disciplinas quinzenais não pode exceder o total de 05 disciplinas.
II. O planejamento de disciplinas com carga horária semanal diferenciada deverá considerar o objetivo de não sobrecarregar o discente.
- 3º ano
Para os alunos concluintes do 3º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio serão ofertadas disciplinas de acordo com a disponibilização dos docentes e também do perfil das próprias disciplinas e da carga horária da disciplina, restringindo-se ao limite de até 100% do total da carga horária da semana.
Cada disciplina poderá ofertar até o máximo do dobro de sua carga horária semanal.
- Graduação
Para os alunos da Graduação serão ofertadas disciplinas de acordo com a disponibilização dos docentes, do perfil das próprias disciplinas e da carga horária da disciplina, restringindo-se ao limite de até 100% do total da carga horária da semana.
Como ficou o calendário acadêmico?
O calendário acadêmico será retomado no dia 25 de maio e a data de início equivale ao dia 19 de março para contagem dos dias letivos.
Os eventos serão mantidos?
Os eventos serão adaptados, na medida do possível, para formato virtual.
Redes Sociais