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Coordenadoria Geral de Extensão - Projetos

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 12h08 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 13h09

Índice de Artigos

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

 

Botao Extensao NAC Botao DPPGE Sala  

 

Projeto Escola Sustentável: O Despertar de uma Consciência Ecológica

Processo nº: 23184.000582/2016-94

Início: 08/2017

Fim: 03/2018

Coordenador: Onair Mendes de Oliveira

e-mail: onair.oliveira@ifes.edu.br

Resumo: A educação ambiental deve ser considerada como um dos mais importantes instrumentos de trabalho a ser utilizado na formação de cidadãos conscientes sobre problemas de ordem ambiental, social e econômica que ocorrem no país. Nesse sentido, são imprescindíveis ações de educação ambiental, que desenvolvidas no cotidiano escolar, possam conscientizar os alunos sobre a necessidade de preservar os recursos naturais. Tais ações contribuem de forma eficiente e eficaz para a estabilidade e continuidade do meio ambiente. Diante do exposto, o desenvolvimento de ações de educação ambiental no cotidiano escolar, com objetivo de relacionar a produção de mudas e a importância da preservação e recuperação de nascentes é fundamental para contribuir com a expansão da consciência ecológica do público-alvo do projeto. Também possibilitará a disseminação do conhecimento técnico-científico voltado para a conservação de solo e água em propriedades rurais, o que é fundamental para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região e a preservação ambiental.

 

Projeto Ética e Cidadania: Práticas de Educação Inclusiva na Apae de Ibatiba - ES

Processo nº: 23184.000364/2018-11
Início: 09/2018
Fim: 12/2019

Coordenador: Poliana da Silva Carvalho
e-mail: poliana.carvalho@ifes.edu.br

Resumo: O projeto teve iniciativa a partir de docentes e discentes do Ifes Campus Ibatiba e visa trabalhar de forma interativa e inclusiva com os usuários da Apae de Ibatiba, considerando a experiência e qualidade formativa já engendradas ao longo do tempo pela equipe multidisciplinar que lá atua. Trata-se de uma instituição idônea, atuante e comprometida com a cidadania e inclusão social. Durante a realização das atividades educativas, serão priorizadas aquelas que resgatam a autoestima, que evidenciem a respeitabilidade, a confiança, a cumplicidade, a interatividade e o propósito de trocas significativas para os envolvidos. Todas as ações desenvolvidas estarão sintonizadas com as diretrizes da Apae, com as demandas dos usuários e levarão em conta a disponibilidade e capacidade dos colaboradores. No intuito de promover espaços de trocas, de vivências, de relatos de experiência, de trabalho, de produção coletiva e de formação inclusiva, reconhecendo os usuários como cidadãos de direitos, o projeto contemplará: palestras, cursos/capacitações, produção de artesanato, vídeo, dança, música, teatro, pintura, beleza, visitas técnicas, esporte e uma horta para consumo na unidade. Ressalta-se que esse desafio será enfrentado de forma coletiva e que todos os esforços serão no sentido de superar a invisibilidade social, a discriminação e os processos sutis de desumanização impostos pela sociedade atual. Com fé, ética, alegria e esperança, apostamos na construção gradativa de uma sociedade da alteridade, do cuidado, do amor, da paz.

 

Projeto Viva o Esporte

Processo nº: 23184.000534/2018-68
Início: 07/2018
Fim:

Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: A proposta do projeto Viva o Esporte é a realização de programa de treinamento esportivo e funcional com foco prioritário em estudantes da rede pública de educação básica do município e eventualmente outros munícipes que constituam grupos independentes de prática esportiva com objetivo de participação em competições intermunicipais estaduais e ou nacionais, visando também, desenvolver a cultura esportiva, diminuindo o índice de sedentarismo entre os jovens e incentivar hábitos de vida saudável entre a população em idade escolar no município.

 

Projeto Produzindo Moda, Gerando Emprego e Renda na Região do Caparaó

Processo nº: 23184.000844/2018-82
Início: 05/10/2018
Fim: 20/12/2018

Coordenador: Amanda de Almeida Soares
e-mail: amanda.soares@ifes.edu.br

Resumo: O Projeto “Produzindo moda, gerando emprego e renda na região do Caparaó” pretende oportunizar cursos de costura e modelagem, em parceria com o SESI e as Secretarias municipais de Assistência Social, com foco na geração de renda através da qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos núcleos sociais das cidades de Ibatiba, Iúna, Irupi e Venda Nova.

 

Projeto Iniciação e Aprimoramento da Modalidade Esportiva – Campus Ibatiba – Modalidades Futsal, Futsal adaptado e Jiu-Jitsu

Processo nº: 23147.005703/2017-11
Início: 02/2019
Fim: 04/2022

Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: O projeto pauta-se na oferta de modalidades esportivas, com caráter educacional, de modo que os conteúdos presentes nas aulas contemplem ações planejadas, inclusivas e lúdicas a partir de diferentes dimensões, quais sejam: conceitual, procedimental e atitudinal. Fomentar a implementação de núcleos de esporte educacional a partir de modalidades esportivas, a fim de contemplar a formação integral dos beneficiados. O projeto se pauta em três princípios: esporte enquanto um direito; participação irrestrita; formação humana. No campus Ibatiba as modalidades ofertadas são Futsal, Futsal adaptado e Jiu-Jitsu.

 

Produção de Material Educacional – Apostila para Redes Municipais de Educação

Processo nº: 23184.000797/2020-17
Início: 08/2020

Coordenador: Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
e-mail: mardem.barbosa@ifes.edu.br

Resumo: O uso do livro didático é uma ação já rotineira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, diversos programas de governo oferecem gratuitamente material didático para estudantes e professores de forma que esse possa servir de apoio na rotina da sala de aula. Sem dúvidas tais programas são um grande auxílio para o desenvolvimento de atividades no ambiente regular de ensino e em casa, mas o livro didático possui algumas limitações que podem fazer com que o potencial de professores e discentes não seja completamente explorado. A primeira limitação está relacionada ao período de uso, pois de uma maneira geral, os livros didáticos possuem um ciclo de 3 anos, de forma que no ano X1 o estudante recebe um livro novo, e este mesmo livro é repassado no ano X2 e X3 para outros discentes, essa necessidade de reutilização do material por outros alunos limita o uso do mesmo, pois por não ser material didático consumível, o discente muitas vezes é limitado a não escrever no material, inviabilizando um maior aproveitamento do conteúdo. A segunda limitação está relacionada à falta de especificidade do livro, como o material é produzido para diversos municípios diferentes, seu conteúdo se torna mais geral e não aborda temáticas com características locais. A terceira limitação que está associada, de certa forma à segunda, e se trata da característica mais conteudista dos livros, explorando pouco a abordagem de projetos e trilhas educacionais. Essas limitações acabam por fazer com que o professor precise produzir grande quantidade de material complementar, tomando um tempo de planejamento do profissional devido à necessidade deste trabalhar inclusive na diagramação do mesmo. Se a presença do livro ainda deixa lacunas, a ausência dele, o que ocorre na Educação Infantil dificulta ainda mais o trabalho, pois não é apenas o material complementar que precisa ser produzido, mas todo o material didático. Neste ano de 2020 a suspensão das aulas, provocada pelo isolamento social do COVID-19 deixou ainda mais clara as dificuldades que a ausência de um material escolar adequado provoca. O campus Ibatiba realiza cursos de extensão de formação continuada que atende diversos municípios do Espírito Santo. Durante os cursos, os relatos dos professores indicaram a dificuldade em atender aos estudantes com o ensino remoto, sendo necessária a produção de “kits” de material para que os estudantes executassem as atividades em casa junto aos pais. Esta dinâmica acaba gerando muito estresse, pois a necessidade de planejar material que consiga atender às necessidades educacionais de estudantes, que não terão o professor ao lado no momento da realização da tarefa, transferindo a função de mediador direto do aprendizado para os pais, exigiu e exige muito dos profissionais que não estavam preparados para tal situação. A proposta do presente projeto é produzir e disponibilizar em formato eletrônico, material educacional consumível, autoral, no formato apostila, para uso nos diversos níveis de ensino, das redes municipais de educação da região sul do Caparaó, com possível disponibilização para outros parceiros que venham a surgir no processo. As apostilas serão produzidas a partir da compilação de materiais disponibilizados pelos professores das redes municipais de educação, tendo seu no formato final o arquivo eletrônico, sendo sua reprodução liberada para as secretarias municipais parceiras do projeto. Iniciaremos a execução das apostilas pela Educação Infantil, haja vista a ausência de materiais próprios como o livro didático, avançando posteriormente para os anos iniciais do ensino fundamental, e por fim, para os anos finais do fundamental. Serão recolhidos materiais produzidos pelos professores das redes municipais de Educação. Os materiais serão separados por tema e finalidade e em reuniões da equipe executora serão definidos módulos e temáticas a serem trabalhadas nas apostilas. Os módulos trabalharão a aprendizagem ativa e ensino por investigação. Dentro das ações do programa de Extensão de Apoio à Educação Inclusiva e de Qualidade serão ofertados cursos específicos de formação para os professores, de forma que eles possam explorar o material com o máximo de qualidade possível. Após a definição dos módulos o material será compilado de forma a seguir uma trilha pedagógica. Os desenhos, o conteúdo e a formatação do texto serão aprimorados, levando-se em conta a necessidade de não plagiar, imagens, experimentos, textos ou protocolos que porventura tiverem retirados, pelos professores, de outros materiais, ou da internet. As imagens se necessário serão criadas a a partir do zero pela equipe de produção gráfica. A versão final será produzida na forma colorida e em escala de cinza. Em seguida a apostila será diagramada e avaliada pela equipe executora para adequações e correções necessárias, evitando-se imagens e textos ofensivos, de duplo sentido, ou que possam sugerir qualquer tipo de preconceito, ou desrespeito às leis vigentes e ao bom senso popular. Por fim serão realizadas as adequações e a revisão final de texto e imagens, bem como a impressão de teste. Sendo registrada através de ISBN no formato de livro, apostila ou material educacional e disponibilizada para as instituições parceiras em formato eletrônico.

 

Projeto Avaliação de Impactos Ambientais de Atividades Potencialmente Poluidoras da Região do Caparaó

Processo nº: 23184.000353/2021-71
Início: 09/2021
Fim: 02/2022

Coordenador: Lorena Ferrari Secchin
e-mail: lorena.secchin@ifes.edu.br

Resumo: As questões ambientais no âmbito empresarial estão geralmente relacionados à adequação às legislações e ao controle da poluição. Entretanto, o desconhecimento dos gestores, a falta de profissionais capacitados no quadro funcional e a falta de recursos, tem sido alguns dos gargalos que dificultam a resolução destes problemas. O objetivo deste Projeto de Extensão é promover a integração do Campus Ibatiba junto a empreendimentos da região do Caparaó, por meio de ações de gestão e boas práticas de sustentabilidade em face à legislação ambiental vigente, visando o desenvolvimento regional com base na integração da experiência prática e dos conhecimentos acadêmicos produzidos pelos estudantes dos cursos do ensino técnico integrado, graduação e pós-graduação do IFES Campus Ibatiba. Como diretrizes do projeto podemos citar o desenvolvimento de ações de diagnóstico ambiental junto às empresas; elaboração de materiais técnicos-educativos; e promoção de eventos que socializem as experiências das ações e o os resultados do Programa. Ao iniciar às ações do projeto serão elaborados Planos de trabalhos específicos e reuniões para pactuação das estratégias de trabalho junto ao grupo social parceiro. Para acompanhamento do andamento dos trabalhos e validação dos resultados alcançados, estão previstas reuniões de acompanhamento e a elaboração de relatórios, conforme cronograma. Como resultado espera-se que haja uma aproximação do setor empresarial com a comunidade acadêmica, com a superação de alguns problemas ambientais e conflitos sociais com vizinhos, órgãos públicos, etc., desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida da comunidade. Espera-se também ampliar as oportunidades dos alunos junto ao mercado de trabalho e contato com a área técnica de prestação de serviços, facilitando a formação e qualificação profissional tanto dos alunos quanto dos grupos sociais externos.

 

Projeto Famílias Fortes - Campus Ibatiba

Processo nº: 23184.001558/2021-31
Início: 10/2021
Fim: 09/2022

Coordenador: Ofrania de Oliveira Ferreira Lima
e-mail: ofrania.lima@ifes.edu.br

Resumo: O Programa Famílias Fortes Ibatiba - ES é uma metodologia de prevenção ao uso de álcool e outras drogas por meio do fortalecimento dos vínculos familiares para famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O conteúdo é baseado na premissa de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças. O Programa Famílias Fortes (PFF-BR 10-14) é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University. Este programa será implementado no município de Ibatiba – ES por meio do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Ibatiba em parceria com a Prefeitura Municipal, o qual a assistente social coordenará as ações práticas com as famílias. Para subsidiar o projeto está previsto recursos da Secretaria Nacional da Família - Ministérios dos Direitos Humanos. O projeto seguirá a metodologia adaptada à realidade brasileira. A previsão é que seja atendida 150 famílias, em grupos de 30 famílias, durante ciclos de 7 semanas com cada grupo. O projeto será desenvolvido no campus de Ibatiba, podendo ter algum encontro em algum local específico, sugerido pela equipe. Além dos encontros para formação das famílias é previsto uma cesta básica ao final para as famílias que concluírem o projeto.

 

 

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