Página inicial > Notícias > Ifes Campus Ibatiba firma acordo com Instituição portuguesa para mobilidade de servidores

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2024, 12h17 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 14h21

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Ibatiba firmou um acordo com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Portugal, para implementar um programa de mobilidade de servidores. O protocolo assinado visa fomentar a troca de experiências acadêmicas e administrativas entre as duas instituições, com foco no ensino, pesquisa, extensão e na capacitação.

O Campus Ibatiba já possui acordos que permitem a dupla titulação de alunos em cursos de mestrado no IPP. Com este novo acordo, servidores docentes e técnicos-administrativos também poderão participar de programas de mobilidade internacional, criando um ambiente complementar para a realização de projetos conjuntos. A iniciativa reforça a colaboração mútua em áreas de inovação e desenvolvimento de projetos e permite que esta interação traga benefícios para os servidores e para as instituições.

O programa inclui diversas modalidades, como visitas técnicas, intercâmbio administrativo e estágio pós-doutoral, oferecendo oportunidades de crescimento profissional e acadêmico. Servidores poderão passar até um ano no IPP, desenvolvendo pesquisas e participando de atividades de capacitação intensiva.

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) do Ifes já está preparando o edital que efetivará a primeira mobilidade do acordo na modalidade visita técnica. O edital deve ser lançado nos próximos meses e abrirá oportunidades para servidores do Ifes conhecerem as instalações e práticas do IPP, além de fortalecer a cooperação entre as instituições.

A mobilidade internacional de servidores abre novas perspectivas para fortalecer os laços entre o Ifes e instituições portuguesas, proporcionando a integração de diferentes metodologias de ensino e pesquisa em um contexto multicultural. O acordo está vigente por cinco anos, com a possibilidade de renovação e pode ser acessado na íntegra por meio do processo nº 23184.001379/2024-45.