Página inicial > Notícias > Projeto da Parceria Zero Esgoto e Ifes-Ibatiba é aprovado com a maior nota do Estado em Edital de apoio à inovação da Fapes

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 10h22 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 11h16

A Parceria entre a empresa Zero Esgoto e o Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes (campus Ibatiba) obtiveram a maior nota da categoria, dentre os projetos aprovados no Edital FAPES nº 16/2022 - Apoio a Projetos Inovadores e Spin Off II, para receber auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Ao todo, foram 64 projetos inscritos na chamada pública, que prevê investimentos na ordem de 11 milhões de reais de fomento ao ecossistema de inovação capixaba.

Das 64 propostas submetidas, foram 52 habilitadas e 36 contempladas para serem contratadas pela Fapes. A Fundação selecionou propostas de apoio financeiro a projetos de inovação, que serão desenvolvidos por empresas ou em spin off empresarial. O recurso disponibilizado para o edital é oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia e da Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI).

A chamada tem o objetivo de oferecer apoio para que empresários capixabas que desejam inovar nos procedimentos e desenvolver produtos, bens ou serviços significativamente novos para o mercado nacional, alcancem suas metas e, com isso, o Espírito Santo se torna um estado cada vez mais inovador.

E neste sentido a Zero Esgoto e o Ifes (campus Ibatiba) têm muito a colaborar. Em um momento em que o aquecimento global ameaça os recursos hídricos do planeta e quase 80% das águas residuais do mundo são despejadas na natureza sem nenhum tipo de tratamento, os parceiros têm nas mãos um grande desafio: contribuir para "garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos" - um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

No Brasil, de acordo o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), 45% da população não têm acesso à coleta de esgoto (SNIS 2020), e apenas 50,8% do volume gerado é tratado – isto é, mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

A Zero Esgoto

Pioneira em todo o mundo, a Zero Esgoto, empresa sediada na cidade de Irupi, desenvolveu e patenteou a melhor e mais eficiente solução em biotecnologia para o mercado de saneamento básico. Em até seis horas o esgoto é tratado e devolvido ao meio ambiente como água classe II, ou seja, como às águas das chuvas e rios, por exemplo.

Os sistemas Zero Esgoto utilizam biomassa para remover poluentes orgânicos e inorgânicos de águas residuárias, podem ser utilizados para tratar esgotos domésticos e sanitários e possuem capacidade para atender desde uma residência até uma cidade inteira.

Uma das maiores inovações da Zero Esgoto reside no processo utilizado: é 100% natural e não gera lodo ou resíduos sólidos, pois os compostos são totalmente degradados. Já os sistemas convencionais apresentam diversos problemas: não tratam o lodo, precisam de manutenção constante e ainda contaminam o lençol freático. A qualidade do efluente tratado pela Zero Esgoto atende às normas 357/2005 e 430/2011 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Além disso, as estações desenvolvidas são de fácil instalação, ocupam uma pequena área, não há custo de manutenção e nem exigem consumo de energia para o seu funcionamento. Ter desenvolvido uma solução sustentável, com alta eficiência e que permite a preservação do meio ambiente em um único processo, já havia feito da Zero Esgoto a startup eleita em primeiro lugar para representar o Brasil em um dos maiores eventos de inovação do mundo, a SWITCH 2022, que aconteceu no mês de outubro em Singapura.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

O Instituto Federal do Espírito Santo tem por missão “promover educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável''.

Nesta trajetória, o campus Ibatiba consolida-se a cada dia como uma instituição de referência em excelência no ensino para a região do Caparaó capixaba e avançando em oportunidades, também, para os municípios do sudeste mineiro, tais como Lajinha e Mutum. Ressalta-se ainda a função social a que se compromete o Campus promovendo a emancipação econômica e social da população atendida pelo Instituto.

No projeto apresentado à FAPES, Zero Esgoto e Ifes-Ibatiba unem esforços para o desenvolvimento complementar das tecnologias da empresa a fim de contribuir com o seu processo de escala. O projeto também contribuirá com a formação de mestres e recursos humanos qualificados na região do Caparaó.

Conheça as outras propostas selecionadas pela Fapes

WhatsApp Image 2023 01 18 at 16.58.02