Página inicial > Notícias > 5ª Palestra Online do Projeto Gestão Ambiental na Região Caparaó

5ª Palestra Online do Projeto Gestão Ambiental na Região Caparaó

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 10h40 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 11h06

O Projeto de Extensão "Gestão Ambiental na Região Caparaó" realizará no dia 14/12/2021, terça-feira, às 19h, a sua 5ª Palestra Online, encerrando as atividades do projeto neste ano.

Dessa vez a Palestra trás o tema "Os desafios do controle ambiental dos efluentes de Laticínios", com a Professora Raquel Machado Borges, graduada e Mestra em Engenharia Química (UFU), Doutora em Engenharia Elétrica e Pós-Doutora em Engenharia Ambiental (UFES). Raquel atualmente é docente no IFES - Campus Vitória e atua há 17 anos na área de saneamento, com ênfase em controle ambiental de efluentes líquidos e recuperação energética de substratos orgânicos.

A palestra abordará os problemas e soluções para os impactos ambientais da indústria de laticínios e produção derivados do leite, considerando o resíduo orgânico decorrente da produção, o soro do leite.

A palestra será mediada pela docente do Ifes - Campus Ibatiba, a prof.ª Marisleide Garcia de Souza, Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Mestra em Engenharia Ambiental, membro titular do Conselho Regional de Meio Ambiente (CONREMA V) pelo Sinrecicle/FINDES e acumula 15 anos em projetos na área de saneamento; e pelo aluno do Curso de Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio Ifes - Campus Ibatiba e bolsista do  Projeto de Extensão Avaliação de impactos ambientais de atividades potencialmente poluidoras da Região do Caparaó.

A palestra terá certificado aos participantes, cujo link para preencher a lista de presença, para posterior emissão do certificado, será postado na descrição do vídeo, durante a palestra.

O objetivo do Programa de Extensão, "Gestão Ambiental na Região Caparaó" é promover a integração do Campus Ibatiba junto a empreendimentos (micro e pequenas empresas – indústrias, serviços e pessoas equiparadas) da região do Caparaó, por meio de atividades que propiciem ações de gestão e boas práticas de sustentabilidade ambiental em face à legislação ambiental vigente, visando o desenvolvimento regional com base na integração da experiência prática e dos conhecimentos acadêmicos produzidos pelos estudantes dos cursos do ensino técnico integrado, graduação e pós-graduação do IFES Campus Ibatiba.

Programa de Extensão GArC 4