Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Live do Dia da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Live do Dia da Consciência Negra

Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 17h28 | Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 11h11

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11), o Neabi Ifes-Ibatiba realizará a Live: "A construção de novas narrativas rumo à valorização das culturas Africanas e Afro-brasileiras: Um diálogo a partir da literatura.", no dia 22 de novembro, às 19 horas, ao vivo pelo nosso canal do Youtube.

Trata-se de um evento formativo, com o objetivo de dar destaque às manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, por meio de um diálogo com a literatura, como forma de valorizar as histórias e culturas da população negra e ampliar o debate e a luta contra o racismo em nossa comunidade, imprimindo visibilidade às narrativas dos povos negros, aos heróis, aos guerreiros, guerreiras e princesas africanas e afro-brasileiras, para que, tanto a população negra se reconheça nas narrativas, como para construir uma educação não racista em nossa sociedade. Com isso, buscar corrigir o déficit histórico que marca nossa sociedade, quanto às culturas silenciadas, e, dessa forma, buscar condição para  avançarmos no plano da democracia.

A palestra será ministrada pela Professora Noéli Miranda, mestra em Educação no PPGMPE/UFES; pesquisadora no grupo de pesquisa estudos: Territorialidade e novas mídias - NEAB-UFES; professora da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Vitória, onde atua na Comissão de Estudos Afro-brasileiros - CEAFRO e na Comissão de Educação das Relações Étnico-Raciais – CERER.

A Live terá a mediação de nosso servidor, Marcelo Rocha Santos, Mestre em Biblioteconomia (UFRJ/UNIRIO); Bacharel em Biblioteconomia (UFES); Bibliotecário/Documentalista do Ifes-Ibatiba; foi coordenador do NEABI-Ibatiba de 2018 a 2020 e atualmente coordena a Coordenadoria de Biblioteca; e pela aluna do 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, Zaíne da Silva Crispim.

 

 

“Corrigir o déficit histórico, tornou-se uma necessidade ancestral e junto à outras mulheres potencializamos histórias outras,por isso,escrevo.”
Noélia Miranda.
                                                                                                 

registrado em:
Fim do conteúdo da página