Página inicial > Notícias > 2ª Live do Ciclo de Eventos de Extensão do NEABI do Ifes Ibatiba

2ª Live do Ciclo de Eventos de Extensão do NEABI do Ifes Ibatiba

Publicado: Domingo, 29 de Agosto de 2021, 15h20 | Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 11h12

A segunda Live do Ciclo de Eventos de Extensão de temáticas voltadas ao reconhecimento étnico de nossos povos originários, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI do Ifes - Campus Ibatiba será um minicurso a ser realizado em duas partes, nos dias 1º e 2 de Setembro de 2021, sempre às 19h no canal do Campus Ibatiba no Youtube (Link da parte 1: https://youtu.be/hFQKJiJ-N-8 - Link da Parte 2: https://youtu.be/zA9El2uPL1w ).

O Minicurso "Racismo Estrutural e Etnocentrismo em análise. Subsídios para uma educação antirracista e multicultural", será pela professora Fabiane Machado, professora de Relações Étnico-raciais, Sociologia e Direito da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA/PA, Mestre em História Social das Relações Políticas - UFES/ES e Doutora em Sociologia e Direito - UFF/RJ. O mini-curso terá carga horária de 4h, com certificação emitida mediante comprovação de presença durante o evento, quando será disponibilizado o link de acesso para a lista de presença durante a exibição.

A live terá a mediação da Pedagoda Elisangela Madeira Coelho, servidora do Ifes-Itapina e Coordenadora do NEABI-Itapina e do discente Henrique Oliveira Lima, aluno do 1⁰ ano do curso Técnico em Floresta Integrado ao Ensino Médio, em ambas ocasiões.

O objetivo da minicurso será realizar evento formativo sobre a temática das relações étnico-raciais com fornecimento de referenciais teórico-metodológicos para que profissionais da educação introduzam e ampliem seu trabalho pedagógico com a cultura africana e afro-brasileira em uma perspectiva crítica e transformadora que culmine na compreensão e consequente ruptura com os fundamentos científicos, acadêmicos e culturais do racismo estrutural.

O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) está sob a coordenação atual da Prof. Silvana Reis dos Anjos, docente do Ifes-Ibatiba.

Post Ciclo de Eventos NEABI minicurso