Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ciclo de Eventos de Extensão do NEABI do Campus Ibatiba
Início do conteúdo da página

Ciclo de Eventos de Extensão do NEABI do Campus Ibatiba

Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 10h11 | Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 12h07

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI do Ifes - Campus Ibatiba convida a comunidade acadêmica para participar do Ciclo de Eventos de Extensão de temáticas voltadas ao reconhecimento étnico de nossos povos originários.

Será uma série de lives que ocorrerão nos dias 31/08/2021 a 03/09/2021, sempre às 19h, ao vivo pelo nosso canal do Youtube. Os eventos terão certificação de participação durante a exibição.

A primeira Live será a do dia 31/08  ( https://youtu.be/0XstSsYoGso ), com a Palestra "O reconhecimento dos povos originários na atualidade: sociedade, cultura, território e natureza", a ser ministrada pelo professor Glaudertone Andrade de Barcéllos, Indígena karipuna, Professor do Ifes - Campus Aracruz, Especialista em Estudos de Linguagem, Mestre em Ciências das Religiões, Doutorando em Ciências Sociais na UFES. A live terá a mediação do professor Plínio Ferreira Guimarães, docente no Ifes-Ibatiba; e pelo discente Gustavo Rodrigues Amorim, aluno do 1⁰ ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.

O objetivo da palestra será realizar um evento formativo com a temática dos povos originários, no intuito de compartilhar conhecimentos que culminem na ruptura de visões preconceituosas em relação às culturas Indígenas, e na valorização das mesmas na formação da sociedade brasileira; Discutir os preconceitos relativos à Cultura Indígena, no intuito de desconstruir noções estereotipadas que impedem a consideração da realidade das culturas na sociedade brasileira hodierna; Evidenciar as lutas dos povos originários na sociedade capitalista hodierna e os problemas sociais e econômicos que enfrentam para produzirem sua existência e manterem suas tradições; Destacar as contribuições das Culturas Indígenas para a formação da sociedade/cultura brasileira e para a construção de novos modos de vida que possibilitem a continuidade da existência humana.

O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) está sob a coordenação atual da Prof. Silvana Reis dos Anjos, docente do Ifes-Ibatiba.

 

 Post Ciclo de Eventos NEABI Glauder

registrado em:
Fim do conteúdo da página