Página inicial > Notícias > I Encontro das Apaes das regiões Caparaó e Serrana

I Encontro das Apaes das regiões Caparaó e Serrana

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 09h34 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 17h22

I Encontro das Apaes das regiões Caparaó e Serrana: Unidos pelo fortalecimento da rede de apoio à pessoa com deficiência

A Educação especial, a partir da Declaração de Salamanca, passou a ser considerada transversal aos níveis de ensino, tendo sua atuação dentro da rede regular de ensino, por meio de profissionais especializados e salas de recursos multifuncionais. Pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, há a necessidade de atendimento especializado aos alunos com deficiência, matriculados na rede regular de ensino, podendo ser ofertado em rede regular de ensino ou em Instituições especializadas. Para este atendimento é prevista a necessidade de prover condições de acesso, participação e aprendizagem e desenvolver materiais didáticos e pedagógicos adaptados às necessidades de cada aluno. Esta atuação escolar não é a única prevista no atendimento das necessidades da pessoa com deficiência, também a atuação das redes de apoio, ligadas à saúde assistência social são responsáveis por propiciar a qualidade de vida e defesa dos direitos deste grupo.

As Instituições Apae (Associação de pais e amigos dos excepcionais) atuam nas três áreas, compondo com o CRAS e rede pública de saúde uma rede de apoio. O “I Encontro de Apaes das regiões Caparaó e Serrana” se propõe a promover a troca de experiências entre as Instituições de apoio à pessoa com deficiência, os profissionais da educação especial e inclusiva que atuam na rede regular de ensino e os profissionais que atendem, pelas redes de apoio da assistência social, este mesmo público. Este espaço de troca pretende ainda fomentar a organização de grupos de estudo e pesquisa entre as redes, ampliando a possibilidade de inovação e atuação exitosa. Os auto defensores (usuários das Instituições) também terão um espaço de participação no evento, com oficinas específicas.

Todos os profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência estão convidados a participar deste momento. As inscrições estarão abertas do dia 01 ao 14 deste mês.