Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Ibatiba realizou o III EEA Ifes
Início do conteúdo da página

Campus Ibatiba realizou o III EEA Ifes

Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 08h54 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 13h39

Aconteceu nos dias 06 e 07 o III Encontro de Educadores Ambientais nos espaços do Campus. O evento que contou com o apoio da Fapes, Coocafé e Sicoob Ibatiba, reuniu professores, estudantes, extensionistas, profissionais da área, e demais pessoas que desenvolvem atividades relacionadas às questões socioambientais, em diferentes áreas do conhecimento, para a troca de experiências.

Na programação da manhã, os inscritos tiveram a oportunidade de refletir na palestra da professora Zara Sobrinha Faria Guimarães (UNB/Brasília) sobre o tema: "Escolarizar o ambiente ou ambientalizar a escola?". Ainda participaram da mesa redonda, com os convidados, professora Ana Beatriz de Carvalho Dalla Passos (bióloga e professora aposentada da rede estadual de ensino do ES), prof. Dr. Soler Gonzalez (Departamento de Educação, política e sociedade - UFES/Vitória), Dalva Vieira de Souza Ringuier (Especialista em Educação Ambiental - Consórcio Caparaó) e Walquíria Ana Soares (Agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos - Iema).

Na programação da tarde, foram recebidos em torno de 300 alunos do ensino fundamental, de escolas municipais e estaduais de Ibatiba, que participaram da palestra apresentada por policiais da Polícia Militar Ambiental (2º Pel. da 4ª Comp. em Guaçuí), sobre a necessidade e importância de preservação do meio ambiente e visitaram a exposição de animais empalhados, trazidos para sensibilização.

Paralelo a visitação de standes com produtos da região, aberta ao público, ocorreram as cinco Jornadas Temáticas, que se propuseram a refletir sobre temáticas na Educação Ambiental e implementação de redes de educadores ambientais. Também no período da tarde, foram apresentados, em formato de banners, 39 trabalhos de pesquisa e relatos de experiência.

Na manhã do segundo dia realizaram uma caminhada reflexiva, com produção de mídia para registro das necessidades e fragilidades, passíveis de intervenção educativa ambiental, observadas no percurso pelo Parque municipal de Ibatiba. A reflexão proporcionada pela caminhada, possibilitou aos participantes a identificação de diversas formas de atuação no ensino, pesquisa e extensão, valorizando os atores locais.

Participaram do Encontro, profissionais e docentes envolvidos em pesquisas e ações relacionadas ao tema, além de servidores dos Campi do Ifes de Alegre, Piúma, Nova Venécia, Cefor e Vitória, e estudantes da graduação e especilização dos Campi envolvidos. Como encaminhamento do Encontro, foi definido que o IV EEA Ifes será realizado no Campus de Itapina.

 

Veja as imagens em nossa página das redes sociais: https://www.facebook.com/Ifes-Campus-Ibatiba

 

Anais do III EEA Ifes

Os anais com os trabalhos apresentados no III Encontro de Educadores Ambientais - Ifes, que ocorreu no Campus Ibatiba este ano, estão disponíveis para consulta.

Acesse o documento.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página