Ibatiba implanta sistema de monitoramento de código aberto
O campus Ibatiba implantou recentemente um sistema de videomonitoramento que utiliza apenas software de código aberto, a implantação foi realizada por uma comissão interna com participação da TI do campus e outros servidores. A medida permitiu uma economia considerável para o campus enquanto foi eficaz em fornecer melhores ferramentas para o serviço de segurança. O sistema de videomonitoramento implantado faz uso do software ZoneMinder, software livre e de código aberto que fornece esse tipo de serviço, além disso foram instaladas câmeras de alta resolução e de baixo custo.
Segundo o técnico de TI, Adaucy Menegatti, o campus Ibatiba foi pioneiro na implantação de videomonitoramento de código aberto e o sistema implantado em Ibatiba ainda conta com a vantagem de ser totalmente expansível, segundo o servidor "novos nodos (câmeras e/ou servidores) podem ser instalados e retirados quando for conveniente". Para o coordenador geral de administração, Genésio Guedes, uma das vantagens da abordagem adotada foi a economia de recursos, segundo ele foram gastos R$5.226,52 com equipamentos enquanto o custo de instalação, manutenção e com aquisição de software foi nulo.
A iniciativa de usar software de codigo aberto foi do eletricista Wemerson Bruno, quem motivou as aquisições e organizou a comissão de implantação do sistema.
Redes Sociais