Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional APEA-ES x IFES Campus Ibatiba
Início do conteúdo da página

Projeto de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional APEA-ES x IFES Campus Ibatiba

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 10h39 | Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 16h29

O Ifes - Campus Ibatiba firmou Plano de Trabalho com a APEA/ES - Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo, para o desenvolvimento de ações mútuas para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes dos cursos técnico e de Engenharia do Ifes - Campus Ibatiba. 

A parceria foi desenhada de forma que os membros da APEA venham compartilhar a experiência prática na área de engenharia ambiental, com sua atuação em projetos diversos da área, com a organização de palestras, oferta de estágios e o envolvimento dos estudantes e professores da engenharia ambiental e dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Florestas em eventos relacionados à área.

Em contrapartida, o Ifes oferecerá estrutura física e tecnológica para organização de eventos da área ambiental, supervisão de estágios e suporte às ações ensino, pesquisa e extensão que visem desenvolvimento acadêmico dos alunos dos cursos regulares do campus e melhoria das questões ambientais da região do Caparaó.

​O plano de trabalho do convênio possui as seguintes metas:

  • Implementar o acordo de cooperação entre Ifes campus Ibatiba e APEA-ES;
  • Implementação de ações de ensino e extensão organizadas em parceria entre Ifes campus Ibatiba e APEA-ES;
  • Organização da Semana da Engenharia do curso de Engenharia Ambiental do Ifes campus Ibatiba;
  • Realização de palestras para o público do IFES - APEA;
  • Realização de visitas técnicas com alunos dos cursos regulares do campus Ibatiba;
  • Implementação de convênio de estágio supervisionado entre Ifes campus Ibatiba e APEA-ES.

Este projeto é um primeiro passo para estabelecer a parceria entre a APEA-ES e o IFES Campus Ibatiba,  visando o fortalecimento mútuo do Curso de Engenharia Ambiental do campus e da APEA, através da intensificação de oportunidades para os alunos e profissionais associados, realização de eventos da área ambiental e atuação direta na região do Caparaó com ações socioambientais.

O curso de Engenharia Ambiental do Ifes campus Ibatiba teve, recentemente, sua primeira turma de formandos. O intercâmbio com a APEA-ES e seus profissionais associados vem como uma grande oportunidade de ampliar os horizontes de atuação dos egressos do curso, além de chamar à atenção os alunos do ensino médio técnico que podem se interessar pela área de atuação da Engenharia Ambiental. Além disso, a APEA-ES terá oportunidade de ampliar seu campo de atuação através do contato prévio com os futuros Engenheiros Ambientais.

Sendo assim, o projeto desenvolverá ações de ensino, pesquisa e extensão, como palestras, semanas de curso e visitas técnicas, resultando em ganhos expressivos para as partes envolvidas, sobretudo para os alunos que terão oportunidade de agregar conhecimentos teóricos e práticos sobre o assunto e fundamentar ações socioambientais na região do Caparaó. Serão trabalhadas também as oportunidades de estágios supervisionado, com empresas privadas, que, além de fomentar o aprendizado, aproximará os alunos do Campus Ibatiba às oportunidades de empregos e prestação de serviços, principalmente tendo em vista o potencial rural da região. 

O Projeto terá a coordenação da Professora Marisleide Garcia de Souza, docente do Ifes - Campus Ibatiba, Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Mestra em Engenharia Ambiental, membro titular do Conselho Regional de Meio Ambiente (CONREMA V) pelo Sinrecicle/FINDES.

 

Garcia de Souza

registrado em:
Fim do conteúdo da página