Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Aluno > Assistência Estudantil
Início do conteúdo da página

Assistência Estudantil

Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 14h01 | Última atualização em Quinta, 16 de Agosto de 2018, 14h07

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A Política de Assistência Estudantil do Ifes, Resolução do Conselho Superior Nº 19/2011, de 09 de Maio de 2011, tem como objetivo promover a assistência estudantil, contribuindo para a equidade no processo de formação dos discentes do Ifes. Voltada para estudantes em situação de vulnerabilidade social, contribui para que a pemanência e desempenho dos estudantes não sejam afetados por condições econômicas, sociais, políticas, culturais e de saúde, a fim de prevenir e minimizar a reprovação e evasão escolar por meio da oferta de diversos programas. O recurso utilizado nos programas é proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), instituído peloDecreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010.

A Política de Assistência Estudantil contempla Programas Universais e Programas Específicos. Os Programas Universais de Incentivo a Atividades Culturais e de Lazer, Apoio à Pessoa com Necessidade Educacional Especial, Ações Educativas/Formação para Cidadania e Atenção Biopsicossocial, são oferecidos a todos os discente. Os Programas Específicos visam o atendimento prioritário aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, e compreendem os auxilios primários: Auxílio-Transporte, Auxílio-Alimentação, Auxílio-Didático/Uniforme, Auxílio-Moradia, Auxílio Financeiro e o secundário de Auxílio Monitoria.

A ênfase na Política de Assistência Estudantil do nosso campus tem por objetivos assegurar aos estudantes igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas promovendo a permanência e a conclusão de curso, buscando minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais, contribuindo para a promoção da inclusão social na educação em nosso município e região.

 

Como acessar os Programas Específicos

Os Programas Específicos da Política de Assistência Estudantil são ofertados por meio de editais internos publicados pelo campus Ibatiba. Eles estabelecem as regras e critérios de acesso aos programas, por isso é importante que o estudante esteja atento a esse documento. Já os Programas Universais são desenvolvidos em consonância com as necessidades de cada campus e as demandas que vão se apresentando ao longo do tempo.

O valor e o número de vagas de cada programa serão definidos pelos campi, em função de sua realidade e orçamento anual disponível. Os estudantes que atendem aos critérios estabelecidos nos editais passam por um Estudo Social realizado pelo assistente social da Instituição e, quando selecionados, passam a ser acompanhados por uma equipe interdisciplinar.

Os estudantes se responsabilizam por atender aos compromissos de cada programa, visando estimular a autonomia e protagonismo dos estudantes em seu processo de formação acadêmica.

Abaixo encontram-se relacionados os documentos que regem a assistência estudantil no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo. Tais documentos encontram-se na página institucional do Ifes, na aba Documentos Institucionais > Assistência Estudantil.

Fim do conteúdo da página